Glossário

Confira os principais termos sobre Antecipação de Recebíveis:

ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS: Antecipação ou desconto de recebíveis é uma operação financeira que permite que uma empresa receba antecipadamente os valores referentes a vendas a prazo.

CARTA DE CESSÃO: Quando uma empresa cede o direito de receber créditos a outra empresa – muito comum na antecipação de recebíveis.

CEDENTE: Empresa que está vendendo o crédito (antecipando seus recebíveis)

DESÁGIO: Valor que será descontado no momento do pagamento a vista dos recebíveis futuros.

DUPLICATA MERCANTIL: Título de modelo vinculado, preenchido e emitido a partir de informações contidas na nota fiscal ou fatura que comprove a venda de determinado produto ou serviço. Diferentemente da nota promissória em que o aceite deste título de crédito não é obrigatório, a duplicata de venda mercantil exige que o comprador assuma a obrigação estabelecida no título, mesmo não a aceitando de maneira expressa através de uma assinatura, por exemplo.

FACTORING: Atividade comercial caracterizada pela aquisição de direitos creditórios, por um valor à vista e mediante taxas de juros e de serviços, de contas a receber a prazo. Ela possibilita liquidez financeira imediata para micro e pequenas empresas, e não deve ser confundida com a operação praticada pelos bancos. Os recursos utilizados no factoring são próprios, ao passo que na securitização existe o emprego de recursos dos investidores.

FATOR DE DESÁGIO: Taxa mensal de desconto sobre cada parcela recebida antecipadamente pela empresa.

FIDCs: Fundos de investimento em direitos creditórios que podem realizar operações de antecipação de recebíveis.

IOF: O Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito, Câmbio e Seguros. É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo.

NOTA PROMISSÓRIA: Acordo por escrito entre o credor (que recebe a quantia) e eminente (quem deve pagar um determinado valor) onde ambos os lados se comprometem a fazer um acordo através de um prazo pré-estabelecido. Este termo de responsabilidade de pagamento conta com uma data de vencimento. Dessa forma, caso a data seja extrapolada, podem ocorrer problemas para o credor, como uma cobrança judicial.

OPERAÇÃO PERFORMADA: É a antecipação de recebíveis realizada com mercadoria entregue, aceita pelo sacado e confirmada por ele.

SACADO: Empresa que comprou um produto ou serviço a prazo e deverá pagar o boleto no vencimento.

SECURITIZADORA: Operação de antecipação de recebíveis gerando para empresas os recursos que necessitam através da compra de cheques, duplicatas e créditos de cartão de crédito. Os recursos utilizados na securitização são de investidores, ao passo que na factoring são próprios.

Esperamos ter lhe ajudado com os principais termos sobre Antecipação de Recebíveis mas, se você ainda tem dúvidas, fale conosco clicando aqui.