Visão Geral

Confira uma visão geral sobre a Antecipação de Recebíveis

O que é uma Antecipação de Recebível?

A antecipação de recebíveis é a operação financeira ideal para empresas que emitem muitas faturas, muitos boletos ou recebem muitos cheques. Através da antecipação, a empresa que realiza vendas a prazo ou opera com prazos longos de pagamento pode contar imediatamente com capital de giro de curto prazo. É dinheiro na hora no caixa da empresa, com taxas muitas vezes mais competitivas que os empréstimos tradicionais para empresas. 

Por que antecipar recebíveis?

Toda empresa busca crescimento, expansão das atividades e fortalecimento no mercado. Um bom controle das finanças da empresa é fundamental para esses objetivos serem alcançados e muitas vezes isso envolve a contratação de crédito junto à instituições financeiras.

Muitas vezes porém é possível fugir das altas taxas de juros dos empréstimos e suprir as demandas de crescimento da empresa com recursos que estão à caminho do caixa. Isso se chama antecipação de recebíveis.

Quais os benefícios da antecipação de recebíveis?

1.     Mais dinheiro em caixa: Antecipar recebíveis é receber antecipadamente contas acertadas para serem pagas à médio ou longo prazo. Dessa maneira, a empresa que antecipa seus recebíveis obtém dinheiro em caixa de maneira “imediata”. É um recurso financeiro já pertence à empresa, mas ainda não estaria disponível se os recebíveis não fossem antecipados.

2.     Antecipando os recebíveis você evita empréstimos e financiamentos: Ao antecipar o recebimento de valores que só chegariam ao caixa da empresa no médio ou longo prazo, a empresa consegue capital para realizar suas operações sem ter que recorrer aos empréstimos e financiamentos. Dessa forma evita-se que o orçamento dos meses seguintes seja comprometido com as parcelas do crédito contratado a serem pagas.

3.     Operações mais ágeis e rápidas: Uma antecipação de recebível é uma operação que envolve uma burocracia bem menor do que a que ocorre, por exemplo, no momento de contratar crédito com um banco. Toda a operação acontece de forma mais ágil e rápida, evitando a perda de tempo e, consequentemente, de oportunidades de negócios.

4.     Inexistência de dívidas: Ao antecipar seus recebíveis, a empresa não está fazendo nada além de receber aquilo que já lhe é de direito. Desse modo, não se caracteriza uma dívida como acontece no caso dos financiamentos e empréstimos bancários e a empresa não tem o compromisso mensal de pagamento. 

Quais os riscos da antecipação de recebíveis?

Deve se prestar antenção em alguns pontos quando a empresa for fazer uma antecipação de recebíveis. O primeiro deles é a taxa de desconto que deve ser menor do que a taxa das outras linhas de crédito que a empresa possuir. Se isso não ocorre, a linha de crédito com taxa menor passa a ser mais atraente.

Outro ponto importante é a projeção do fluxo de caixa. É fundamental saber se o valor que está sendo antecipado fará ou não com que a empresa fique no vermelho no futuro. Entretanto, resolver a situação atual gerando um problema maior nunca será uma boa ideia.

A antecipação de recebíveis não pode passar a ser algo recorrente numa empresa. Se isso ocorre, além de se analisar os motivos da falta de caixa recorrente, vale analisar o montante mensal que está sendo antecipando e buscar uma linha de crédito mais barata (com prazo estendido para pagamento). Como qualquer outra linha de crédito, a antecipação de recebíveis deve se usada de forma planejada, para não se tornar um grande problema para a empresa.

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Há uma grande diferença entre essas duas modalidades de contratação de crédito. O empréstimo caracteriza-se pela concessão de um valor à empresa que deve ser devolvido ao credor, normalmente em parcelas mensais, acrescido de juros e taxas, durante um determinado período.

Já a antecipação de recebíveis, possibilita que a empresa comprometa somente o dinheiro que se tem a receber no futuro, de um ou mais clientes, sendo pago de imediato.

Em resumo: No empréstimo a empresa paga por um dinheiro que não lhe pertence e devolve com acréscimo de juros. Na antecipação de recebíveis a empresa trabalha com recebimentos que pertencem a própria empresa, mas só entrariam no caixa no futuro.

Esperamos ter lhe dado uma visão geral sobre a Antecipação de Recebíveis mas, caso você tenha alguma dúvida, fale conosco clicando aqui!

Close Bitnami banner
Bitnami