CDB: O que é e como investir?

Publicado por Joyce Vieira - 15/07/2022

cdb o que é

Se você está pensando em começar a investir, provavelmente já se deparou com o Certificado de Depósito Bancário, mas, pode ter dúvidas sobre o CDB: o que é, como funciona e como usar.

Ele é um título privado de renda fixa. Um investimento, feito através de bancos ou corretoras, em sua maioria. Cada instituição tem suas regras de juros e rendimento.

Saiba mais sobre o CDB, como investir e se vale mesmo a pena comprar os títulos de instituições privadas.

Como funciona o CDB, o que é?

Basicamente, funciona assim: uma instituição emite títulos e você compra esses títulos para receber de volta depois. 

É como se fosse um empréstimo para o banco. Comprando um título, você tem a promessa de que o banco pagará de volta o que você emprestou, com um acréscimo de juros.

Simples assim! Ele é como o Tesouro Direto, com a diferença de que os títulos são privados, e não do governo.

Quanto o CDB rende?

Para entender o rendimento, você precisa saber que existem 3 categorias de CDB, confira.

  • Pré-fixado: nessa modalidade, você já sabe quanto vai render desde quando compra o título, independente do que acontecer no mercado; 
  • Pós-fixado: é a mais comum, e se alinha com uma taxa de referência para definir o rendimento, você só descobre o valor na hora do resgate. Normalmente se baseia  na Selic ou no CDI; 
  • Híbrido: soma uma taxa pré e uma pós-fixada. Você também só descobre a rentabilidade no vencimento. É uma boa opção para momentos incertos da economia.

Qual a liquidez do CDB?

Liquidez se refere à data em que você pode sacar o dinheiro que investiu. No CDB, isso vai depender do banco escolhido, e a data é definida no momento do investimento.

Existem alguns títulos com liquidez diária, normalmente se baseiam na taxa Selic para render rapidamente. 

Outros, possuem um vencimento mais distante, e você não pode mexer no dinheiro até uma data específica, combinada ao comprar o título.

Ou seja: existem opções para todos os tipos de investidores, então escolha o que mais se adéqua a sua realidade. 

Se estiver investindo como reserva de emergência, por exemplo, é muito mais indicado escolher liquidez diária, para poder sacar quando precisar. 

Como investir no CDB?

Primeiro, escolha um banco ou corretora de sua preferência. Pesquise bem para conseguir a melhor rentabilidade!

Verifique se o banco escolhido registrou os títulos corretamente para você estar protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

É ele quem vai te pagar o valor do investimento, caso o banco declare falência ou algo do tipo.

Após escolher, basta comprar o título e aguardar a data de vencimento para receber o valor inicial + o acréscimo! É bem simples. 

Vale a pena investir em CDB?

Sim, o CDB é uma forma de investimento muito popular porque é simples e fácil, ideal para quem está começando a se aventurar nesse quesito. 

É um investimento seguro, sem taxas, com bom rendimento e várias opções de títulos. 

Por isso ele também pode ser uma boa alternativa de investimento para quem tem CNPJ e quer garantir um rendimento a mais para a empresa, investindo os seus lucros.

Sendo assim, seja você MEI, ME ou média empresa, o CDB Empresarial pode ser a melhor escolha de investimento a longo prazo, com riscos mínimos. 

Solicite hoje mesmo uma comparação de CDB Empresarial para o seu negócio e saiba como fazer o seu dinheiro render!

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.

Receber Cotação