O que é CDB empresarial e como investir

Publicado por Lucas Avila - 21/02/2022

O conceito de CDB empresarial vem crescendo bastante com o passar dos anos e, hoje em dia, é uma ótima maneira para começar a investir, seja você iniciante nesse ramo ou já um veterano, oferecendo diversas possibilidades e alternativas para os interessados.

Ao longo do texto de hoje, você entenderá esse conceito, o que é o CDB empresarial, como ele pode impactar seu estilo de vida, algumas dicas muito importantes e essenciais para colocá-lo em prática, assim como suas vantagens e benefícios.

Entenda mais sobre o conceito de CDB

De forma simples e bastante direta, o CDB é a sigla para Certificados de Depósitos Bancários.

Dessa maneira, podemos dizer que ele serve muito bem para que as pessoas não guardem seu dinheiro em poupanças e o deixe em movimento, podendo futuramente investir em empresas que desenvolvem softwares, caso queira, por exemplo.

Mas o CDB funciona como uma espécie de investimento de renda fixa, onde um valor é depositado mensalmente e, a sua renda, dependerá da quantidade de tempo no qual cada um investe, ou seja, quanto mais tempo investir, maior será o retorno.

Em outras palavras, essas aplicações constantes podem ser comparadas a operações de crédito pessoal, onde você está ativamente emprestando dinheiro para um instituição, como uma empresa de trabalho temporário, visando sempre o seu lucro em um período.

As pessoas comentam muito sobre como não vale a pena colocar seu dinheiro e investir em poupança e, de certa forma, elas estão certas. Esse tipo de aplicação rende muito pouco e deixa o seu dinheiro parado, fazendo com que ele não esteja em trabalho.

Através dos investimentos corretos e bem escolhidos, é possível fazer com que seu capital gire e gere lucro tanto para a empresa onde foi investido quanto para você futuramente. 

Desde projetos até empresas de folha de pagamento, todas possuem formas de investir, caso elas ofereçam o devido suporte, mas o CDB oferece bastante segurança, suporte, além de estar crescendo muito no país e ser uma excelente alternativa.

Com isso em mente, os tópicos a seguir abordarão como tais atitudes podem impactar em sua renda e fazer com que seu lucro cresça, assim como dicas de como investir no CDB empresarial. Sem mais delongas, confira!

Investindo no CDB empresarial

Agora que ficou mais claro o objetivo do CDB, chegou o momento de entender como ele funciona e quais são os seus tipos. 

Assim como diversos investimentos, as categorias de aplicações podem ser segmentadas, mesmo que o foco delas seja uma empresa de auditoria independente.

O primeiro tipo a ser mencionado são os investimentos em CDB prefixados, que nada mais é do que uma taxa fixa que é dita no momento da aplicação, permitindo que o usuário saiba exatamente quanto vai ganhar sobre o valor total ao ano.

O segundo tipo que mencionaremos é o pós-fixado. Sua particularidade é ter o seu crescimento, seus juros, conectados diretamente a algum índice da economia, como o Selic ou IPCA, variando bastante ao longo do tempo.

Por fim, mas não menos importante, temos o híbrido, que junta uma taxa prefixada com um índice econômico para compensar a variação da taxa pós-fixada. 

Seja uma assessoria contábil empresarial ou qualquer outro projeto ou empresa, sem sombra de dúvidas, são excelentes formas de movimentar o seu dinheiro. E, quando se pensa nisso, alguns pontos devem ser avaliados, como:

  • Valor da taxa;
  • Segurança de informações;
  • Segurança do dinheiro;
  • Lucro ao longo do tempo;
  • Possibilidade de aplicação;

Ou seja, quando o assunto é investimento em CDB, procure sempre por empresas, projetos ou ideias que consigam ser palpáveis e críveis, além de garantir a segurança do seu dinheiro.

Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar algumas dicas que podem ajudar e muito a você que deseja começar a investir em CDB empresarial, utilizando de uma empresa de automação comercial, ou qualquer outra que tenha interesse, como base.

Entenda como fazer o investimento

Alguns passos devem ser sempre seguidos quando se trata de fazer o investimento correto em CDB. Pensando nisso, listamos alguns dos principais, siga a leitura e entenda absolutamente tudo sobre os tópicos.

01 – Saiba como investir

Para garantir que não haja nenhum problema no momento que começar a fazer suas aplicações, ou posteriormente caso seja necessário, sempre é bom entender e saber quais documentos são necessários e como investir.

Para o CDB é necessário ter conta em um banco ou corretora, assim como ter o CPF regularizado e sem nenhuma pendência. Normalmente, é preciso responder um questionário para que descubram quais produtos têm mais relação com o investidor.

Isso é ótimo, pois assim conseguem entender se seu perfil é para investir em tecnologia ou empresas de serviços terceirizados, por exemplo, te ajudando a direcionar e utilizar o seu dinheiro de uma melhor forma.

O resto é tudo questão de aplicativo que é possível pedir o auxílio do próprio banco, como saber em quais telas seguir, onde clicar e qual o processo a ser feito. Mas o importante é saber da renda no banco, do CPF e sobre qual investimento você fará parte.

02 – Tenha atenção ao valor mínimo

Assim como a maioria dos investimentos são realmente relevantes, é possível que algumas das instituições financeiras que você tente investir peçam um valor mínimo de aplicação, para que assim, tanto ela como você, se beneficiem a longo prazo.

Porém, esses valores podem variar dependendo do grau de investimento, da empresa, do ramo em que ela trabalha e como ela realiza suas negociações. O investimento em um logística ou em uma empresa que fornece mão de obra qualificada e especializada pode ser completamente diferente.

Também é preciso mencionar que, dependendo de onde fazer um investimento, como bancos ou corretoras, o valor recebido pela taxa de juros pode ser maior ou menor, podendo ou não compensar o valor da aplicação inicial.

Em outras palavras, é preciso se atentar e verificar qual tipo de investimento pode ser melhor para você, fazendo valer a pena uma aplicação menor com juros maiores, ou uma aplicação maior com juros menores. 

03 – Não retire antes da hora

Muitos têm a dúvida se é possível perder dinheiro ao investir no CDB empresarial e, sim, caso retire o valor investido antes do prazo inicialmente estipulado, você estará perdendo dinheiro, o que é totalmente oposto a ideia do investimento.

Alguns bancos oferecem a possibilidade de retirar o depósito realizado para casos emergenciais, mas quando isso acontece, o investidor perderá capital, pois o investimento ficará em saldo negativo, afinal, ele será passado para um outro mercado, que depende de compradores e empresas interessadas.

De acordo com especialistas, é necessário se planejar e ter certeza de que todo o dinheiro investido não será necessário por um tempo, garantindo então que suas aplicações no CDB empresarial sejam bem realizadas e lucrativas.

Caso não consiga ter essa certeza, mas ainda sim queira investir, existem outras formas de investimentos e aplicações que, ao valor de juros menores, oferecem essa possibilidade mas, dificilmente, se categorizam como CDB. 

É uma possibilidade, avalie sua situação e verifique se vale ou não a pena.

04 – Cuidado com o imposto de renda

Apesar de não ser cobrada a conhecida taxa de administração que é encontrada em diversas contas ao redor do mundo, quando pensamos em CDB e em investimentos no geral, a tributação segue a mesma regra de rendas fixas.

O imposto de renda é pago baseado em uma tabela oferecida pelo órgão regulamentador que diminui as taxas conforme mais tempo do investimento se passa, ou seja, deixar o dinheiro investido por mais tempo vale muito mais a pena.

Até mesmo porque, quando a aplicação é retirada com menos de 30 dias, ocorre a cobrança do IOF (Impostos sobre operações financeiras), diminuindo ainda mais o rendimento do investimento. Portanto, avalie muito bem também o imposto que será pago e esses pequenos detalhes.

Considerações finais

Com o artigo de hoje, ficou muito mais evidente que, embora ainda seja um tabu ou uma coisa nova para muitas pessoas, o investimento em CDB empresarial é um dos caminhos que muitos seguirão de agora em diante.

É bastante vantajoso e, um dos seus maiores benefícios é a possibilidade de uma segurança muito maior de sua renda fixa, garantindo algum sonho ou projeto futuro que tenha em mente para daqui a alguns anos.

Não apenas isso, mas além de te ajudar a lucrar sobre o próprio dinheiro, eles também abrem a possibilidade de se iniciar no mercado de finanças e investimentos, sendo útil com tantos projetos, startups e empresas precisando de capital nos dias de hoje.

Com tantas vantagens, fica um pouco difícil de não buscar ao menos conhecer essas possibilidades. Portanto, utilize esse texto como guia e orientação, servindo como exemplo e como catalisador para o começo de uma excelente experiência no ramo do investimento empresarial.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.