Assuntos Diversos

Regra 50, 15 e 35 aprenda a dividir sua renda

Regra 50, 15 e 35 aprenda a dividir sua renda

Manter todas as despesas em dia não é tarefa fácil. Felizmente, existem técnicas bastante simples e eficientes para auxiliar nesse processo. A regra 50, 15 e 35, por exemplo, é um dos métodos mais utilizados e bem sucedidos. Você vai saber tudo sobre ele acompanhando este texto.

É claro que a organização orçamentária vai além, mas algumas boas práticas ajudam bastante no controle financeiro. 

Por isso, também falaremos sobre como identificar os gastos fixos, estilo de vida e as melhores formas de assumir compromissos financeiros.

Fique com a gente para ter acesso a todas essas informações primordiais para a vida financeira!

Como identificar gastos fixos e variáveis?

Seja na vida pessoal ou na vida profissional, existem gastos que se repetem continuamente. Estes são os gastos fixos. Além deles, podem surgir alguns pagamentos pontuais, ou mesmo tarifas que sofrem mutação. Nesse caso, trata-se das rendas variáveis.

No caso profissional, gastos fixos são aqueles que não se alteram, independentemente do ritmo da produtividade. Exemplos são taxas de ferramentas SaaS e internet.

Então, tratam-se de informações muito importantes para se ter um panorama completo da saúde financeira de construtoras em SP.

Também é preciso considerar que os gastos fixos também podem abranger serviços que, mesmo que tenham alteração de valor (mensurável), se repetem mensalmente. Entre os exemplos de gasto fixo em empreendimentos nesse contexto, podemos citar:

  • Folha de pagamento;
  • Telefonia e internet;
  • Aluguel;
  • Matérias-primas;
  • Conta de luz.

Como você pode ver, são despesas bastante distintas, mas que se relacionam diretamente com a infraestrutura do negócio.

Já em relação às variáveis, não há como estimar com certeza quais custos ocorrerão. Por isso demandam um acompanhamento mais claro e próximo.

Devido a essa característica, não há uma fórmula exata para calcular tais gastos. Mas utilizar da regra 50 , 15 e 35 pode ajudar você a se manter organizado financeiramente.

Assim, para um orçamento qualificado, o recomendado é ter à disposição um software de gestão financeira para acompanhar ambos os custos. As planilhas também são um bom formato para fazer  os registros de entradas e saídas.

A identificação passa por, pelo menos, três etapas. A primeira delas é o levantamento de custos, em que o escritório de serviços de topografia registra tudo o que foi gasto em um período previamente delimitado.

A partir desse levantamento preliminar, já é possível dividir os custos entre variáveis e fixos. Então, basta somar todos os custos de cada categoria, estabelecendo a média para os fixos.

Dicas para adequar a renda ao seu estilo de vida utilizando o 50 , 15 e 35

É muito comum que as pessoas encontrem dificuldades na hora de se organizar financeiramente. Isso acontece, principalmente, por conta da falta de educação financeira.

Por esse motivo, agora vamos focar em dicas para que a renda do executivo da empresa de contabilidade fiscal e tributária esteja de acordo com o estilo de vida dele.

Anote tudo o que gasta

Parece uma dica muito óbvia, mas faz muita diferença para o controle e saúde financeira.

Você pode fazer isso manualmente ou usar aplicativos especializados em planejamento financeiro e contábil.

Registrando todo o dinheiro que entra e sai, ou seja, o fluxo de caixa, fica mais fácil avaliar a situação econômica e também identificar quais despesas podem ser cortadas.

Tenha objetivos

Todo mundo possui metas e objetivos a curto, médio ou longo prazo. Isso ajuda muito a administrar gastos e se manter preparado para imprevistos.

Pense onde você deseja estar daqui a 5 anos, por exemplo. Reflita sobre o que será necessário fazer nesse período de tempo para alcançar o que se almeja.

Sempre revise seus objetivos para verificar se eles continuam fazendo sentido para você ou para a gestão de condomínios em que você atua.

Economize

Não basta ter todos os gastos na ponta do lápis. Saber quando e quanto poupar também é de extrema importância.

Deste modo, é necessário estar preparado para qualquer circunstância imprevista, como problemas de saúde, acidentes ou perda do emprego.

Entendemos que essa é uma dica difícil de colocar em prática, mas é pertinente salientar os benefícios que a economia traz para a vida financeira.

Para esse critério, é necessário construir uma reserva de emergência. Assim, o indicado é colocar um valor mensalmente em algum investimento de resgate rápido, como CDB d+1. 

Isso porque o valor não perderá poder de compra, rendendo, e poderá ser utilizado em caso de imprevistos. A reserva de emergência deve equivaler a, pelo menos, os custos fixos de 6 meses. Após isso, investimentos mais arrojados podem ser feitos.

Tenha cuidado com o cartão de crédito

As vantagens de ter um cartão de crédito são bastante conhecidas. O cliente pode parcelar as faturas e fazer compras mais caras sem comprometer todo o valor ganho em um mês, por exemplo. Além disso, atualmente há benefícios como milhas, pontos e cashback.

No entanto, isso não significa que o cartão deve ser usado indiscriminadamente. O ideal é optar por pagamentos à vista, que, inclusive, podem ser mais vantajosos, já que não apresentam juros.

Procure também por cartões de crédito que não possuam anuidade. Detalhes assim podem gerar muita economia e fazer a diferença no orçamento obra residencial.

Principais tipos de investimento

Muitas pessoas têm hesitação quanto a fazer investimentos, isso por terem dúvidas quanto a segurança, como fazer e até por crenças de que o investimento é para determinados grupos. Além disso, a regra 50 15 35 pode ajudar diretamente a você repensar sobre como investir.

Contudo, na verdade, eles são muito importantes para obter a tão sonhada segurança financeira.

Antes de colocar a mão na massa, você deve conhecer as principais formas de investir. Confira os tópicos abaixo para conhecê-las.

Títulos públicos

São espécies de empréstimos ao Governo. Os títulos públicos são considerados de baixo risco, então, são bastante pertinentes para quem está começando a investir.

Para começar, basta se cadastrar no site do Tesouro Direto e contratar uma corretora de valores credenciada para o serviço. Também é possível realizar diretamente com corretoras e o governo.

Mercado de ações

Essa forma tem muita rentabilidade mas, por outro lado, apresenta mais riscos. Então, é recomendado investir nela quando se tem mais conhecimento na área.

Você pode participar de fundos de investimento, que consistem em uniões de investidores e produtos, dividindo os valores e tendo acesso a mais itens. A diversificação da carteira é muito importante, contudo, pode incluir produtos de diferentes riscos.

Outra opção para diversificar a carteira e dividir os custos são os clubes de investimento. Neste caso, são grupos menos formais compostos por familiares e amigos que desejam iniciar o processo de investimento.

Um clube pode contar com até 50 investidores e uma pessoa deve ficar responsável pela gestão das compras e vendas das ações.

CDB

No Certificado de Depósito Bancário, o investidor empresta uma quantia em dinheiro para bancos por tempo limitado.

Quando acaba o período previsto, as instituições bancárias devolvem a quantia para o investidor com juros, conforme o indexador estabelecido no momento da contratação. O indexador pode ser pré ou pós fixado, impactando no retorno obtido.

Essa modalidade também é muito segura, principalmente porque, caso o banco não possa arcar com o pagamento dos juros, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) paga parte ou a totalidade do que foi investido. 

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio servem para captar recursos para essas duas áreas.

Trata-se de investimentos de renda fixa, isto é, o investidor consegue prever a lucratividade antes de formalizar o investimento.

Tanto o LCI quanto o LCA merecem destaque por possuírem isenção de IOF e Imposto de Renda para pessoas físicas.

Entenda a Regra 50, 15 e 35

Finalmente, chegamos aos detalhes da chamada regra 50, 15 e 35. Basicamente, a fórmula divide gastos em três categorias: gastos essenciais, prioridades e estilo de vida.

50% da renda deve ser destinada aos gastos essenciais, 15% às prioridades e 35% ao estilo de vida da pessoa. Continue a leitura para entender os detalhes de cada categoria.

Gastos essenciais

São as despesas fixas mensais como aluguel, contas de luz, água e telefone, plano de saúde, alimentação e transporte, entre outras.

A porcentagem não é fixa. Você pode se organizar de acordo com a sua realidade financeira. O importante é destinar uma boa parte da renda para essa categoria, mas reservar parte do orçamento para outras necessidades e desejos.

Caso a sua renda mensal supra os gastos essenciais substancialmente, também é possível redirecionar alguma quantia para outras categorias.

Prioridades

São quaisquer despesas relacionadas a dívidas, investimentos e aplicações. É necessário priorizá-las para evitar dores de cabeça.

Se for possível, proponha acordos com os credores. Mas não aceite acordos com parcelas excessivamente altas ou juros muito altos.

Estilo de vida

A última categoria se relaciona ao lazer, como alimentação, compras, entretenimento e outros. Contudo, é claro que as despesas da administração de condomínios em São Paulo tem de estar em dia para poder gastar com estilo de vida.

Trabalhe sempre com o equilíbrio. Vale separar valores destinados ao estilo de vida para outras categorias caso não sejam usados, ou reservá-los para acumular com o mês seguinte. Para a estratégia funcionar adequadamente é preciso acompanhar cada detalhe financeiro, identificando se ajustes serão necessários para a estratégia.

Vale reforçar que essa é uma orientação padrão para facilitar a organização financeira, mas as porcentagens podem ser modificadas conforme as suas necessidades.

Se chegou até aqui, acabou de conferir diferentes facetas que compõem o planejamento financeiro pessoal. Use essas informações como a regra 50 15 e 35 para se organizar muito bem e evitar problemas futuramente! Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!