Assuntos Diversos

Veja a importância da consultoria financeira eficaz

Veja a importância da consultoria financeira eficaz

O planejamento do seu dinheiro é a base para uma organização financeira. Por isso a importância da consultoria financeira para tomar as decisões corretas evitando eventuais acidentes e prejuízos relacionados ao seu capital.

Pois elas oferecem soluções para ajudar nas tomadas de decisões e acima de tudo alcançar seus objetivos. Sabe aquela viagem que você sempre planeja e nunca consegue fazer, pois nunca sobra dinheiro, então com uma boa organização financeira é possível.

Continua após a publicidade

Entenda que consultoria financeira atua em diversas áreas e orienta a todos sejam pessoas físicas ou negócios, como uma empresa de análise ambiental. Por exemplo, a fim de que seus clientes obtenham os melhores resultados.

Esse serviço é oferecido por empresas especializadas, onde o consultor financeiro vai analisar a causa desses problemas, encontrando a melhor solução, e oferecendo um planejamento. Entenda melhor o papel de uma consultoria financeira em suas finanças.

O que é consultoria financeira?

A consultoria funciona assim, o consultor analisa as finanças da pessoa física ou da empresa e determina quais serão as estratégias que deverão ser adotadas para organizar os gastos. Ou seja, uma espécie de controladoria empresarial do capital.

Com isso possibilitando uma maior tranquilidade para o cliente, a consultoria auxilia nas seguintes questões:

  • Tomada de decisões;
  • Diagnosticar problemas financeiros;
  • Aconselhar soluções;
  • Implementar projetos.

Para alavancar os resultados dos clientes. O serviço vai avaliar a situação financeira e procurar as melhores soluções e estratégias para que todos os objetos daquela pessoa ou empresa sejam alcançados. O que realça a importância de uma consultoria financeira, continue a leitura e tenha já a sua.

É válido procurar uma boa consultoria financeira, afinal é todo o seu capital que está em risco, avalie todas as possibilidades. E procure um lugar que confie assim você vai se sentir mais seguro em organizar sua vida financeira.

Importância de uma consultoria financeira

Seja você um empresário de uma comercializadora de insumos químicos ou um funcionário público, sabe o quanto um bom planejamento financeiro é essencial para o sucesso da sua vida.

Pois só assim você vai ter controle do seu dinheiro, conseguindo atingir as suas metas pessoais e profissionais.

Por isso é tão importante investir numa consultoria financeira profissional, só esses especialistas são capazes de orientar a melhor forma de usar o seu dinheiro. Mudando sua forma de ver e entender os seus recursos.

Administrando o seu dinheiro, otimizando seu capital e te ajudando nos investimentos para aumentar sua rentabilidade e segurança financeira.

Lembre-se que o trabalho do consultor é entender as dificuldades pessoais de cada cliente, focando no objetivo de cada um. Assim, todo o investimento que você fizer nesse profissional vai ser recuperado graças aos resultados obtidos através da consultoria.

Por exemplo, uma empresa de distribuidor de materiais elétricos que está no vermelho, quase fechando suas portas. Dessa forma, ao investir nesse serviço terá seu negócio restabelecido cobrindo todo o gasto com a consultoria e seus prejuízos anteriores.

Benefícios consultoria financeira no seu negócio

Existem inúmeros tipos de consultoria financeira, esses profissionais se especializam em determinadas áreas, a fim de conseguirem um melhor resultado para os seus clientes.

Sejam eles voltados para pessoas físicas ou para o segmento de determinada empresa como o ramo de construção de casas para vender, por exemplo. Dessa forma eles conseguem dar as melhores soluções para cada cliente.

Objetividade

As informações são muito mais objetivas, do que se você estivesse fazendo todo esse processo sozinho, pois o consultor vai encontrar um plano ou produto perfeito para as suas necessidades. Visando sempre seus objetivos e quais os riscos que você pretende assumir.

O consultor vai fazer uma análise geral da sua situação financeira, não vai focar apenas em investimentos. Assim ele consegue traçar um panorama e apontar tudo o que precisa ser feito, criando um planejamento financeiro.

Ele vai se concentrar em fatores como a situação familiar ou da empresa, receitas, gastos e as expectativas e objetivos com os investimentos futuros.

Continua após a publicidade

Facilidade no planejamento tributário

Também oferece uma maior facilidade no planejamento de tributos, a assessoria vai auxiliar o planejamento tributário. Fazendo com que o cliente use todos benefícios fiscais, minimizando os pagamentos de impostos, aumentando o capital.

Uma empresa de serviço de organização de arquivos pode investir um valor em um projeto cultural via Lei Rouanet, e com isso conseguir alguns benefícios fiscais garantidos pela lei.

Uma das grandes vantagens sem dúvida é evitar os erros, pois com a empresa de consultoria responsável por cuidar dos seus interesses. Além de ter todo o conhecimento sobre o assunto, fica muito mais fácil controlar os erros.

Através de seus conhecimentos técnicos e informações para orientar cada cliente a atingir seus resultados. Planejar cada investimento de forma personalizada para as necessidades pessoais. O que remete diretamente mais uma vez sobre a importância de uma consultoria financeira para o seu negócio.

Por fim, o mais necessário, atingir as metas financeiras, o consultor ao conhecer todos os objetivos e metas do cliente. O que vai ajudar a reduzir significativamente os custos pessoais ou da empresa, aumentando a rentabilidade do capital.

Como é feita a consultoria financeira

Entenda melhor como é feito a consultoria financeira, seja para pessoa física ou para empresa, pois existem algumas diferenças nessas modalidades.

Consultoria pessoal

Essa consultoria avalia e organiza a vida financeira dos clientes de forma individual ou familiar, focando nos objetivos como um todo, nesse caso são abordadas seis áreas que são elas:

Planejamento de rendas e despesas

Onde é feito um planejamento detalhado da vida financeira do cliente, recolhendo todas as informações para entender as despesas, o comportamento familiar e com isso começar a planejar as estratégias necessárias.

Gestão de ativos e investimentos

O consultor entende os objetivos de curto, médio e longo prazo do cliente, indicando o melhor caminho e a melhor estratégia de investimento.

Continua após a publicidade

Planejamento de aposentadoria

Nesse caso será traçado um planejamento da aposentadoria, analisando todo o capital necessário para gerar renda no futuro. Definindo um plano para que o cliente saiba como manter o seu padrão de vida após aposentar.

Planejamento sucessório

Aqui são pensadas e planejadas as estratégias no processo de sucessão de bens, a fim de agilizar todos os procedimentos e definir quem ficará com a herança ou patrimônio que a pessoa construiu seja um carro ou uma empresa de climatizador comercial de parede.

Tudo deve ser definido, com o objetivo de proteger o patrimônio, evitando brigas e diminuindo todo o custo com impostos e advogados.

Planejamento tributário

Planeja todos os gastos tributários de acordo com a lei vigente, traçando estratégias para diminuir o peso desses tributos sobre as receitas. São analisadas as declarações de imposto de renda, verificando se tudo está de acordo.

Gestão de riscos e seguros

Aqui é analisado todos os riscos que o cliente é exposto, indicando as melhores soluções para que ele e sua família tenham toda a devida assistência para qualquer tipo de eventualidade.

Consultoria financeira empresarial

Ela analisa de forma imparcial, toda a situação da empresa e quais seus pontos fortes e fracos, assim identificando todas as oportunidades e criando as estratégias corretas, aqui se aplica a todos empresas.

Seja de pequeno porte ou até grandes como uma multinacional de software de gerenciamento para ativos. A consultoria atua nas seguintes áreas.

Planejamento estratégico financeiro

Assim como nos casos da consultoria das pessoas físicas, é feita uma análise de toda a situação financeira da empresa definindo os objetos que pretendem ser alcançados.

O consultor vai apresentar uma estratégia levando em conta a capacidade da empresa e o cenário econômico no qual ela se encontra.

Continua após a publicidade

Valuation

Aqui é feita uma avaliação através de algumas metodologias para definir qual o valor real da empresa, e se for necessário prepará-la para uma possível venda.

Análise de viabilidade financeira

Nessa etapa o consultor identifica o retorno financeiro em um investimento, levantando dados para elaborar os cálculos referentes aos gastos, auxiliando em um próximo investimento.

Consultoria financeira e administrativa

Será feita uma análise de todos os recursos financeiros, operando no controle das despesas, definição dos custos e estruturação de regimes, além de definir estratégias de capital de giro e distribuição de lucros.

Reestruturação

A consultoria auxilia a empresa como um todo, tanto na redução de carga de trabalho dos diretores, oferecendo sugestões e implementações de melhorias em todos os setores da empresa, sejam eles administrativo, tributário, financeiro, gestão de equipe, etc.

Gestão de recursos financeiros

Aqui o objetivo é aumentar ao máximo os ganhos financeiros através dos investimentos, além disso auxiliar na realização de gestão de recursos, controlando diariamente tudo que é aplicado.

Quais os erros na falta de uma consultoria financeira

Assim, a importância de uma consultoria financeira está atrelado a uma questão de que uma empresa que não investe nesse tipo de consultoria, pode cometer inúmeros erros. Principalmente em sua fase inicial, afinal esse empresário não sabe como lidar com o dinheiro que está saindo e entrando em suas mãos.

Esses erros na maioria das vezes envolvem aspectos como, misturar finanças pessoais com a da empresa, esquecer de registrar as despesas, não calcular de forma correta a folha de pagamento, entre outras.

Todas essas questões a longo prazo podem prejudicar e muito esse negócio. Por isso é tão importante investir em uma consultoria que vai cuidar e olhar o seu negócio de uma forma profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!