Controle Financeiro

Como gerenciar as finanças do seu negócio com CRM

Como gerenciar as finanças do seu negócio com CRM

Está ocorrendo uma evolução para um país que cada vez mais tem criado empreendedores e prestadores de serviços com CNPJ, o que torna o conhecimento sobre finanças ainda mais relevante.

Segundo dados divulgados pelo Sebrae, mais de 50% das empresas não sobrevivem aos 5 primeiros anos do negócio. Dessa forma, uma parte é fechada por falta de lucro e a outra pela ausência de capital.

Outro índice indicado pela pesquisa, é que 50% das micro e pequenas empresas não sabem informar se houve lucros ou prejuízos. 

Ao observar esses dados, já é possível entender o quanto a gestão financeira deve ser propagada e de fácil acesso aos empreendedores. Dessa forma, uma boa solução para essa problemática é a aplicação da ferramenta CRM.

O que é CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, em tradução livre, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Através da aplicação dessa ferramenta, o empreendedor consegue definir o seu pipeline de vendas.

O Pipeline de vendas funciona como uma projeção de todos os dados colhidos pelo software CRM, abrangendo desde a comunicação inicial entre um potencial cliente e sua empresa até a comunicação do pós-venda.

Essa leitura revela os dados que são importantes para a vida de qualquer negócio, já que é possível entender os prós e os contras. 

Além disso, deve-se entender qual o estímulo do consumidor do seu produto ou serviço e como ele reage de maneira positiva. 

Qual a importância do CRM?

Um crm de vendas é um possível determinante para decisões importantes dentro de seu negócio. 

Com isso, o processo de venda é a porta de entrada para o dinheiro ser injetado no caixa da empresa. Porém, de nada basta que ele venha de modo isolado.

Um empreendedor sabe que além de conseguir realizar a venda precisa fidelizar seus clientes de forma a manter as vendas recorrentes. Portanto, ele consegue alcançar novos consumidores e dar um suporte no pós-venda.

Com o app funil de vendas, também é possível prever, por exemplo, os períodos que vendem mais e já se preparam para um estoque compatível. 

Dessa maneira, já imaginou a decepção do seu cliente em procurar um produto vendido em seu negócio, mas que não está disponível por falta de estoque?

Isso abre margem para que o seu cliente procure outra empresa, já que muitas vezes a necessidade é imediata.

Agora, caso o consumidor não goste do serviço da outra empresa, você pode perdê-lo pelo simples fato de não ter se organizado antes para aquela onda de vendas.

Como gerenciar as finanças do seu negócio com CRM

No momento em que já foi explanada da importância de aplicar a ferramenta crm vendas no seu negócio, deve-se entender mais a fundo como gerenciar as finanças de sua empresa com ela.

Dessa maneira, comece pelo exemplo acima do estoque. Quais os malefícios de ter materiais abaixo do necessário para certos períodos de vendas?

  • Perda de vendas;
  • Perda de clientes;
  • Descredibilização;
  • Retrabalho.

Tudo isso gera custos e não traz lucro para seu negócio. Porém, em contrapartida, se você prepara de forma correta um estoque para atender a demanda específica de um período tem inúmeras vantagens, como:

  • Espaço físico condizente;
  • Vendas concluídas;
  • Chegada de mais cliente por indicação;
  • Aumento de lucro dentro do esperado.

Com isso, ao ganhar sabendo quando venderá mais, pode deixar de ter prejuízo sabendo que irá vender menos.

Suponhamos que uma empresa que venda produtos hidráulicos, como chuveiro, aquecedores, entre outros, precise ter uma preparação para gerar um grande estoque de produtos desse tipo para o período de novembro a fevereiro.

Porém, a leitura dos dados de um crm gratis aponta que nesse período, as vendas desse tipo de produto diminui.

Com o trabalho de um bom gestor e a interpretação correta dos dados apresentados é entendível que nessa época do ano, aqui no Brasil, as temperaturas são mais altas e as pessoas no geral não sentem tanta necessidade de adquirir chuveiros mais potentes ou aquecedores.

Logo, define-se que um estoque desse porte precisa estar disponível entre abril e agosto, que estão no período mais frio do ano, entre o final de outubro e antes do início da primavera.

Além disso, é importante a utilização do CRM para obter dados para formar uma reserva de emergência para a empresa. 

Um exemplo é que muitas empresas quebraram na pandemia do COVID-19, por não saber quais eram os seus custos. Logo, não tinham ciência do quanto tinham necessidade para passar pela crise. 

Desse modo, a gestão financeira correta e eficaz traz economia para a empresa, pois otimizam o serviço e a disponibilidade dos produtos, além de estarem sempre preparados para possíveis imprevistos.

No geral, ter uma visão ampla dos custos e dos lucros de seu negócio é a chave para o desenvolvimento de uma empresa sólida no mercado, que não sofre com momentos de incertezas já que é tudo previamente dispensado. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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