Um processo seletivo pode ser uma etapa difícil para o candidato, momento em que ele é avaliado em diversos aspectos e a todo instante. E com as dicas para participar de processos seletivos do Conexão Financeira você pode ter o emprego dos sonhos rapidamente.
As dinâmicas costumam gerar nervosismo e insegurança, comprometendo o desempenho na seleção. Assim, para enfrentar o desafio e se sair bem em todas as suas fases, seguir algumas dicas pode ajudar, como pesquisar sobre a empresa, trabalhar em equipe e ser sincero.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua), divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego caiu para 9,3% no segundo trimestre de 2022. A queda no número de desocupação é considerada expressiva para o país nos últimos 12 meses. Isso porque, no mesmo período do ano passado, a proporção era de 14,2%.
Vale lembrar, contudo, que a falta de trabalho ainda afeta cerca de 10,6 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE. Nesse sentido, conseguir uma vaga é essencial, tanto para os jovens que estão à procura de uma primeira oportunidade no mercado.
Quanto para outros trabalhadores que sonham com a recolocação no meio profissional.
Assim, seja para conseguir estágio, programa de trainee ou cargo efetivo, a escolha do candidato mais apto a ocupar determinado posto é majoritariamente feita em um processo seletivo. Em termos de tecnologia, o uso de um sistema para recrutamento e seleção tem sido recorrente. De modo geral, as etapas de seleção incluem análise de currículo, prova escrita, entrevista e dinâmica de grupo.
Conseguir ser aprovado pode depender de preparo e atenção para administrar o nervosismo. Nesse percurso, algumas dicas são importantes.
Conheça a empresa
Assim como estudar para uma prova pode fazer com que o aluno fique mais confiante e tranquilo, pesquisar sobre a empresa e a vaga antes de ir para o processo seletivo é uma atitude importante conforme os portais especializados em recrutamento.
O candidato pode se familiarizar com questões como o nicho de atuação da organização. E as atividades desenvolvidas e as características buscadas pelo anúncio de emprego. Assim, se preparar de acordo com esses aspectos.
Ao se apresentar na entrevista, algumas dicas incluem:
- mostrar conhecimento sobre o contexto cultural da empresa
- comentar pontos que sinalizem compreensão acerca de suas necessidades
- deixar claro como o profissional pode contribuir com a instituição.
Apresente-se de maneira confiante
A apresentação, mesmo depois do currículo, é a primeira impressão que o recrutador terá do candidato. Ler a descrição da vaga, principalmente as seções sobre responsabilidades e requerimentos, é essencial para se preparar e conseguir manter a tranquilidade.
A recomendação é buscar por palavras-chave que os recrutadores estejam procurando. Os termos presentes no anúncio são referentes às características e habilidades que eles precisam, portanto é preciso manter essa objetividade.
Por exemplo, para um candidato que trabalhou em uma área diferente da atual, mas desenvolveu um projeto pessoal que tem a ver com a empresa, é preferível falar sobre esse projeto em vez de mencionar a atuação em outro setor.
Seja honesto
Ser sincero sobre habilidades, pretensões e características é fundamental para o ingresso no emprego. Experiências profissionais, conquistas e formação acadêmica devem ser verídicas.
Caso o profissional não tenha experiência na área, e esse seja um requisito para a vaga, por exemplo, o indicado é demonstrar vontade de aprender, proatividade e mencionar outras atividades desenvolvidas que possam contribuir para a função.
Uma possibilidade é citar a participação em voluntariado, qualidades e projetos pessoais. No caso de dinâmicas de grupo, também é preciso manter o foco na honestidade.
Segundo a professora de gestão de pessoas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Loraine Bothomé Müller, em entrevista à imprensa, quando o candidato insiste em adotar posturas que não se relacionam com a sua verdadeira personalidade, pode desperdiçar a chance de conquistar uma vaga que seria ideal.
Nesse sentido, ela lembra que o resultado não depende, necessariamente, de quem fala mais e mais alto e que não existe uma fórmula para a contratação.
Trabalhe em equipe
Querer mostrar talentos, conhecimentos e capacidade de liderança durante o processo seletivo é normal. No entanto, é preciso estar atento. Caso haja uma etapa de dinâmica em grupo, por exemplo, é provável que a empresa esteja observando a capacidade de os candidatos trabalharem em equipe.
Uma dica para essas situações é não “atropelar” os concorrentes, deixar as pessoas se expressarem e, ainda sim, apresentar seus traços de liderança e as habilidades que possui. Adotar uma postura passiva, portanto, também não é indicado. É preciso envolver-se na tarefa e expor ideias de maneira confiante e respeitosa.