Visão Geral

Confira uma visão geral sobre o câmbio para empresas.

O que é uma operação de Câmbio?

Uma operação de câmbio é uma operação de troca de moeda, seja por pessoa física ou jurídica, entre dois países de moedas diferentes, seja para viagem internacional, doação, compra de produtos ou outro motivo qualquer. Toda operação de câmbio envolve duas moedas como por exemplo reais e dólares, dólares e euros, reais e euros, etc.

O que é o mercado de Câmbio?

O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, pessoas físicas ou jurídicas. Em resumo, os agentes autorizados pelo Banco Central são os bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem.

O mercado de câmbio no Brasil é regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil. Hoje não é necessário qualquer tipo de autorização governamental para fazer remessas do Brasil para o exterior e nem para receber recursos vindos de fora do país. Atualmente, as operações de câmbio com recebimento ou entrega de moeda estrangeira em espécie têm se restringido aos casos de viagens internacionais. 

O que é a Taxa de Câmbio?

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em reais (R$). Ela não é fixada pelo govermo, mas livremente negociada entre os agentes. O BC divulga apenas uma média da taxa praticada pelo mercado interbancário, conhecida como “Ptax”.

Vale lembrar que existem taxas de venda e de compra. Do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira, enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada. Do ponto de vista da pessoa, é exatamente o contrário. 

Quais as principais moedas do mercado de câmbio?

No mercado de câmbio existem moedas chamadas de conversíveis e de inconversíveis. As moedas conversíveis são as que podem ser trocadas por moedas de outros países e as inconversíveis não são aceitas fora do país de origem.

As principais moedas conversíveis são por exemplo:

Dólar americano – USD, Dólar canadense – CAD, Dólar australiano – AUD, Coroa norueguesa – NOK, Iene japonês – JPY, Franco suíço – CHF, Coroa dinamarquesa – DKK, Coroa sueca – SEK, Libra esterlina – GBP, Euro – EUR. 

O Real – R$ – não é considerado uma moeda conversível devido a instabilidade da economia brasileira e de seu tempo de existência.

Esperamos ter lhe passado uma visão geral sobre o câmbio para empresas.