Perguntas Frequentes:

Perguntas Frequentes sobre Capital de Giro:

Principais Perguntas:

O que é Capital de Giro?
Capital de Giro é uma linha de crédito específica para pessoas jurídicas, oferecido por bancos, financeiras, fintechs, factorings e outros fornecedores, com o objetivo , portanto, de ajudar na saúde financeira da empresa que solicita.

Minha empresa tem restrição no CNPJ. Posso fazer um Capital de Giro?
Deve ser analisado o tipo de restrição para avaliar se é ou não possível tal operação. 

Qual o faturamento mínimo para minha empresa solicitar um Capital de Giro?
Não existe um faturamento mínimo para contratar o crédito. Existe sim uma análise da capacidade da empresa pagar pela parcela, versus o valor faturado pela mesma. Dessa forma, analise bem o valor a ser solicitado e se sua empresa tem capacidade de pagamento.

Minha empresa precisa oferecer garantias para solicitar um Capital de Giro?
Depende de caso a caso. Em algumas operações é exigido garantias, que podem chegar até 100% do valor solicitado. Contudo, há casos onde não é exigido garantias, devido ao bom histórico e indicadores da empresa que solicita o valor.

Preciso comprovar o uso do empréstimo?
Uma das principais vantagens do capital de giro é que o recurso é livre e sua empresa pode utilizar como quiser. Em contrapartida, os juros tendem a ser mais altos que outras linhas de crédito.

Existe Capital de Giro para pessoas físicas e jurídicas?
Não, apenas pessoas jurídicas podem solicitar o crédito para giro.

Minha empresa deve dar algum valor como “entrada” para conseguir um Capital de Giro?
Não, o Capital de Giro é uma modalidade de empréstimo e não de financiamento. Caso alguém lhe solicite uma entrada para uma operação de Capital de Giro, não o faça. 

Outras Perguntas Importantes

Qual a taxa de juros do Capital de Giro?
A taxa de juros do crédito para Capital de Giro varia conforme a operação. Não é possível definir um valor base. Fatores como por exemplo a análise do perfil da empresa, o prazo da operação, o montante solicitado e as garantias oferecidas, são fundamentais na definição das taxas de juros oferecidas pelos fornecedores. 

Existe um valor máximo que pode ser solicitado como Capital de Giro?
O valor máximo será definido conforme o porte da empresa e sua capacidade de pagamento. Como resultado, quanto maior o faturamento e mais saudável for a empresa, maior a linha de crédito disponível.

Além dos juros, existem outras taxas numa operação de crédito para Capital de Giro?
Existem taxas adicionais, que variam de fornecedor a fornecedor. Frequentemente cobra-se uma taxa de abertura de crédito (TAC) que fica embutida no valor da operação. Da mesma forma, há também a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Esperamos ter ajudado com essas perguntas frequentes sobre Capital de Giro.

Close Bitnami banner
Bitnami