Como funcionam as carteiras digitais?

Publicado por Guilherme Alves - 11/02/2022

Uma das principais dúvidas é: como funcionam as carteiras digitais?

Uma carteira digital é um aplicativo que roda dentro de um celular e armazena dados de pagamento cadastrados nele, como cartões de crédito, cartões de débito ou até mesmo dinheiro.

Ele pode ser usado para transações online e em lojas físicas, usando telefones celulares em máquinas que aceitam pagamentos por aproximação.

Além do pagamento por aproximação também é possível gerar um QR code para cada pagamento, mas neste caso a empresa que recebe o pagamento, deve ativar esse recurso.

A base das carteiras digitais é a tecnologia de token. Basicamente, ele converte os dados do cartão inseridos no aplicativo em um token. Depois que o cartão é salvo no dispositivo, o token é armazenado e já pode ser usado para compras.

Nas lojas virtuais as carteiras digitais facilitam no processo de finalização da compra, ou seja, sem necessidade de preencher várias vezes os dados do cartão, as transações são autenticadas com uma senha gerada na hora.

Como usar as carteiras digitais

Usar uma carteira digital é bastante simples: após abrir uma conta em uma empresa de sua preferência, você baixa um aplicativo em seu celular, tablet ou computador.

Então, quando uma compra é feita através de um computador (por exemplo, loja virtual onde esta forma de pagamento é aceita), a carteira digital permite transferências diretas sem a necessidade de fornecer seus dados pessoais e bancários.

Já os dispositivos móveis utilizam carteiras digitais em local físico de duas formas: via NFC (sistema que permite a transferência de crédito por aproximação) e códigos QR (posicionando o dispositivo para “ler” o código).

Vantagens de usar carteiras digitais

Confira algumas das principais vantagens de como funcionam as carteiras digitais digitais em relação aos cartões de débito e crédito tradicionais:

  • Segurança: armazenamento criptografado de dados, uso autorizado por biometria digital ou facial;
  • Confidencialidade: não há necessidade de compartilhar os dados bancários do seu cartão de crédito;
  • Agilidade: em muitos casos, basta aproximar o seu celular da maquinha para efetuar o pagamento;
  • Sem burocracia: permite deixar seus cartões em casa e só sair com o celular.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.