Cartão Corporativo: O que é, Regras e Vantagens para Empresa

Equipe Conexão Financeira - 16/10/2020

Quem administra um negócio sabe que manter a saúde financeira de uma empresa não é tarefa fácil, pois exige conhecimento dos gastos, dos recebimentos, prazos, taxas, entre tantos outros trâmites que afetam o fluxo de caixa

Precisa de ajuda para escolher como manter a sua empresa em meio às adversidades da pandemia? O cartão corporativo pode ser uma opção vantajosa para o seu negócio.

Conheça mais sobre essa solução, suas regras e vantagens a seguir!

Precisa de auxílio com a gestão financeira de seu negócio? Conte com a Conexão Financeira para encontrar as melhores soluções!

O que é um cartão corporativo para empresas?

Sabe o cartão de crédito que você conhece e pode utilizar como pessoa física? O cartão corporativo é o mesmo tipo de solução, porém, com regras próprias e oferecido para pessoa jurídica, ou seja, empresas. 

Há três tipos de modalidade de cartão corporativo:

  • o cartão de crédito de pessoa jurídica;
  • o cartão empresarial pré-pago;
  • o cartão fornecedor.

O cartão de crédito de pessoa jurídica é semelhante à opção oferecida para pessoas físicas. A maior distinção está no limite oferecido (geralmente maior) e nas taxas de juros (às vezes, menor). 

Por outro lado, o cartão empresarial pré-pago é como um cartão com saldo disponível para utilização. O valor é definido pela própria empresa e serve, principalmente, para aqueles cenários em que a empresa possui funcionários em outras cidades que precisam adquirir material de escritório ou contratar serviços variados.

Por fim, o cartão fornecedor é como um crédito oferecido pela sua empresa ao cliente. Seu negócio é quem define os valores e taxas, mas a principal vantagem é receber à vista.

Para que serve cartão corporativo?

para-que-serve-cartao-corporativo

As soluções de cartão corporativo servem como uma válvula de segurança financeira para a empresa. É uma maneira de ter controle sobre os gastos de equipes fora da sede principal, como é o caso do cartão empresarial pré-pago.

Imagine o seguinte cenário: sua empresa tem colaboradores que atuam junto a fornecedores ou clientes finais, precisam se deslocar, fazer as refeições fora da empresa, abastecer veículos. 

Todos esses gastos podem ser quitados utilizando um cartão empresarial pré-pago. É mais ágil e menos burocrático que exigir o preenchimento de planilhas e planejar o reembolso, não é mesmo?  

Vantagens e benefícios do cartão corporativo e empresarial

O cartão corporativo e empresarial é uma solução que facilita a vida financeira da empresa. Para compreender melhor, veja a seguir algumas vantagens e benefícios do uso do cartão corporativo.

Tabela 1 – Vantagens e benefícios do cartão corporativo

Cartão de crédito pessoa jurídicaTaxas de juros mais baixasLimite de crédito maiorPrograma de pontos e milhagemOpção de parcelamento
Cartão empresarial pré-pagoGerenciamento dos gastosApoio financeiro aos colaboradores em serviço externoAgilidade na disponibilização de valoresMenor burocracia no fluxo de caixa
Cartão fornecedorLiquidez, sem comprometimento do caixaGiro do estoque com mais rapidezAumento do giro de caixa

Fonte: Conexão Financeira (2020).

Em resumo: o cartão corporativo é uma solução acessível e viável para muitos negócios. Continue conosco para saber quais os desafios relacionados a essa solução.

Os desafios do uso do cartão corporativo

O cartão corporativo no meio governamental tem sido constante tema de debate, pois quando há transparência, há também cobrança por explicações, por saber a razão de cada gasto. 

Mas quando o assunto é cartão corporativo para empresa, além desse desafio, há também outras questões.

Das opções que apresentamos, talvez a principal dúvida seja: qual a melhor para o meu negócio? 

Este é justamente o primeiro desafio: conhecer a própria empresa e ter domínio sobre a gestão financeira para estudar as opções e selecionar aquela que melhor se encaixa para a sua realidade.

Outro desafio é estabelecer uma relação saudável, ou seja, estabelecer uma cultura organizacional de responsabilidade com os gastos feitos com um cartão corporativo. Afinal, não basta ter a vantagem nas mãos e achar que está tudo liberado, sem controle algum.

As compras feitas em moeda estrangeira também podem ser um desafio na gestão financeira empresarial, pois a cotação é calculada no dia da compra, e nem sempre os valores são os mais vantajosos para a empresa.

Por fim, a conciliação contábil pode ser um obstáculo a parte, pois entre os gastos do cartão corporativo podem estar as despesas recorrentes (que são descontadas mensalmente). 

Dicas e passos para uma boa gestão financeira empresarial

dicas-e-passos-para-uma-boa-gestao-financeira-empresarial

De uma maneira geral, é primordial que sua empresa faça uma boa gestão financeira, seja por meio do controle do fluxo de caixa, pelo acompanhamento do capital de giro ou qualquer outro parâmetro que forneça informações financeiras vitais para a manutenção do negócio.

Tenha um plano de contas capaz de gerenciar os tipos de contas, classificando e definindo-as. Relatórios de desempenho como DRE e DFC são muito bem-vindos.

O fluxo de caixa é utilizado para que sejam identificadas as entradas e saídas do seu negócio e acompanhar isso é uma maneira de fazer uma boa gestão financeira. Afinal, você pode fazer uma projeção de caixa que interfere diretamente em decisões estratégicas.

Por fim, o controle de contas a pagar e receber, assim como a conciliação contábil permitem que você não esqueça de nenhum valor a ser quitado ou recebido. Com os prazos sendo cumpridos, você garante descontos ou evita custos extras com taxas de juros e/ou multas por atraso. 

Confira as melhores soluções para cartões empresariais para o seu negócio com a Conexão Financeira!

Conclusão

Fazer a gestão financeira empresarial não é tarefa fácil, mas o mercado oferece soluções que auxiliam os gestores a manter a saúde financeira do negócio. 

O cartão corporativo é uma dessas possibilidades de auxílio no controle financeiro de uma empresa e a Conexão Financeira tem as melhores soluções para contribuir para o sucesso de seu negócio. 

Precisa de mais informações? Então, aproveite estes outros conteúdos:

Antecipação de recebíveis: o que é e como fazer?
Capital de Giro: o que é, para que serve e como calcular
Financiamento Empresarial e Leasing – conheça as diferenças

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami