Saiba como funciona uma conta bancária global

Publicado por Guia de Investimento - 22/07/2022

Você sabe o que é uma conta bancária global? Esse mercado de banco digital está sendo disseminado cada vez mais no Brasil. Ou seja, estão surgindo inúmeras opções de bancos virtuais para as pessoas escolherem.

Com isso, a solução e estratégia que esses bancos estão buscando para se diferenciarem, são os novos serviços e funções para que haja uma maior fidelização dos clientes.

A última tendência, que já está sendo oferecida por muitos, é a conta digital internacional que permite ao usuário manter um saldo em dólares ou euros e economizar dinheiro em viagens ao exterior.

Sem dúvidas, esta é realmente uma das melhores maneiras de transportar dinheiro ao viajar internacionalmente.

Além disso, diversas empresas já aderem a essas contas internacionais, como empresas de instalação de sistema de câmeras de segurança, empresas distribuidoras de insumos, e transportadoras.

Mas também, possui pessoas físicas que adquirem esse tipo de conta, só é preciso estar dentro de alguns critérios que iremos abordar neste artigo também.

Portanto, se você quer saber o que é uma conta global, como funciona, e quais os critérios para abrir uma, continue lendo adiante. Confira!

O que é uma conta internacional?

A conta internacional é uma conta que atende transações financeiras internacionais, e pode oferecer cartão de crédito e de débito internacional.

Esse tipo de conta é mais completa, e fornece acesso mundial a dinheiro em diferentes países. Na maioria dos casos, esses tipos de contas também oferecem serviços globais convenientes de transferência de dinheiro, embora com taxas bancárias adicionais.

Além dos serviços bancários diários, uma conta bancária internacional oferece aos clientes a capacidade de manter, gerenciar e realizar transações em várias moedas importantes.

Entre as vantagens recorrentes está a possibilidade de sacar dinheiro do exterior em determinadas distribuidoras.

Ou seja, as funcionalidades de um banco internacional vão além, e incluem tudo, desde transferir dinheiro para contas bancárias estrangeiras, até a realização de pagamentos internacionais em massa para negócios ou receber dinheiro de herança do exterior.

Geralmente, as empresas que fornecem serviços para outros países, por exemplo uma empresa de usinagem de peças, já tem acesso facilitado a esse tipo de conta.

Qual é a diferença entre uma conta internacional e uma normal?

Sem dúvidas, existem muitas diferenças consideráveis entre uma conta corrente internacional e uma normal. Em primeiro lugar, o diferencial da conta internacional é a disponibilidade de conversão para dólares no saldo bancário.

Dessa forma, o correntista desse tipo de conta não precisa se preocupar com taxas de câmbio exorbitantes, e não precisa pagar novos impostos sobre transações de câmbio em dinheiro.

Além disso, o tipo de imposto sobre transações é diferente. Algo interessante para quem quer evitar que os impostos “comam” o dinheiro na conta ao realizar transações internacionais, como compras, viagens, etc.

Quais os benefícios da conta internacional?

Ter uma conta bancária internacional pode ser útil por vários motivos. O principal benefício de uma conta bancária internacional é a capacidade de gerenciar convenientemente diferentes tipos de dinheiro de qualquer lugar do mundo.

Além disso, existem vários benefícios e vantagens a serem considerados para a abertura de uma conta bancária internacional. As vantagens são:

  • Perspectivas globais de investimento;
  • Compromissos internacionais de estudo ou moradia;
  • Facilitador de planos de viajar ou emigrar para o exterior;
  • Expandir um negócio para outros mercados estrangeiros.

Ou seja, de fato são vários benefícios que podemos observar em uma conta internacional. Logo, se você se encaixa no perfil de ter uma conta completa como esta, é uma opção interessante a ser considerada.

Além disso, uma conta bancária internacional que tenha uma boa jurisdição clara e transparente e altamente regulamentada, fornece um local seguro para o seu dinheiro.

Principalmente, para indivíduos de alta renda, uma conta bancária global garante que seus fundos não estejam vinculados a um único país ou moeda, contemplando um dos critérios seguros de investimento que é a variedade de aportes e fundos.

Para quem tem negócios que precisam de fornecimentos vindos do exterior, como uma produtora de grãos de café, que necessita de uma máquina empacotadora, utilizada para realizar o processo de embalagens.

E geralmente, a própria máquina, bem como a manutenção, peças, e elementos de funcionamento desse tipo de máquina são vindos de outros países.

Ou seja, para os empresários do ramo, sempre haverá um vínculo internacional e troca de moedas para obter esses serviços.

Até mesmo para solicitar um laudo de engenharia mecânica da máquina que certifica a qualidade e o funcionamento dela. Logo, uma conta global pode ser uma mão-na-roda para a realização das transações internacionais.

Quanto custa uma conta bancária internacional?

O custo total de uma conta bancária internacional varia de acordo com a empresa financeira, mas muitas vezes pode haver cobranças para manter um saldo mínimo, taxas mensais da conta, débitos diretos, ordens permanentes, saques no exterior e serviços de câmbio.

Além disso, podem haver taxas de transferência bancária internacional. São coisas realmente importantes a serem consideradas ao abrir uma conta bancária global.

Logo, como parte do processo de decisão, é importante considerar o que, quando e por que você pode precisar de uma conta bancária internacional. Considere os seguintes aspectos:

Em quanto tempo você precisa acessar a conta?

Alguns bancos demoram mais do que outros para verificar e configurar uma nova conta bancária internacional

Isso está relacionado a planos de viagens internacionais?

Se sim, para onde você vai? O banco internacional que pretende ser correntista oferece taxas de câmbio competitivas para o(s) destino(s) para o qual você está indo?

Investigue bem essas questões para não pagar juros altos em suas transações e comprometer seus investimentos.

Essa conta é para seu negócio?

Caso as suas necessidades de conta global estejam relacionadas ao seu negócio, é preciso avaliar bem, pois muitos bancos tanto nacionais como internacionais conduzem os correntistas a produtos e serviços que não são adequados para o perfil de sua empresa.

Ou seja, avalie se o banco pretendido concede boas tarifas e ofertas de serviços aos empresários que realmente sejam justos.

Se você possui uma empresa de restauração de fachadas, por exemplo, que geralmente só presta serviços nacionais, mesmo assim, uma conta global pode oferecer bons serviços de investimentos para aumentar o capital de giro da sua empresa.

Você precisa usar esta conta bancária internacional em mais de um país?

Em caso afirmativo, certifique-se de que o banco oferece cobertura global adequada para atender às suas necessidades.

Bem como, averiguar todas as possibilidades de uso da conta em diferentes países, os critérios para usar e realizar transações nesses países em específico que você pretende ir.

Você precisará realizar transações on-line?

Em caso afirmativo, certifique-se de que o banco oferece acesso online de qualidade a todos os serviços necessários de uma conta. Ou seja, de fato, não adianta você ter uma conta internacional e ela não conter todos os serviços que são importantes para você.

Como abrir uma conta bancária internacional?

Abrir uma conta bancária internacional é muito parecido com uma conta bancária normal, e a maioria das instituições financeiras oferece serviços presenciais e online.

As contas bancárias internacionais não estão disponíveis para todos, no entanto, os critérios de elegibilidade diferem de país para país, mas normalmente os seguintes requisitos devem ser atendidos:

  • Maiores de 18 anos;
  • Documentos de identificação;
  • Passaporte (obrigatório);
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda ou bens;
  • Manter um saldo mínimo (normalmente alto).

Se você já está no exterior, pode ser bem mais fácil abrir uma conta internacional sem precisar comprovar muito dinheiro.

Mas, já é uma realidade para muitos empreendedores, como fotógrafos brasileiros que prestam serviços de filmagem com drone profissional em vários países. Eles já possuem um bom aporte financeiro para possuírem esse tipo de conta.

Movimente sua conta e tenha benefícios

Como de praxe, ao movimentar qualquer conta, os bancos oferecem cada vez mais serviços aos seus clientes correntistas. Isso em qualquer tipo de banco.

Agora, imagine em uma conta global, ao movimentar com frequência, os benefícios que o correntista pode obter? Sem dúvidas, são vários!

Isso trará mais vantagens para você ou para seu negócio, desde pequenas empresas como prestadoras de serviço de aluguel de andaimes para construção civil, ou para grandes empresas de vários setores.

Portanto, uma dica bônus para você que está interessado neste tipo de conta é: movimente sua conta constantemente!

Mas não se esqueça, mesmo uma empresa pagando pelo câmbio ainda é necessário pagar por impostos de importação e exportação, então se torna fundamental contratar uma empresa especializada em ex tarifário para auxiliar nesse processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.

Receber Cotação