Aporte de Capital: O Que É, Como Funciona e Como Conseguir?

Equipe Conexão Financeira - 24/03/2021

Você tem uma grande ideia de negócio, mas não possui dinheiro o suficiente para começar? Ou, ainda, deseja expandir a sua empresa, mas os recursos financeiros são poucos no momento? Uma solução pode ser o Aporte de Capital. 

Ele serve para empreendimentos de todos os portes e, até mesmo, para aqueles que ainda não saíram do papel. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda os detalhes! 

Precisa de Crédito para fazer a sua empresa crescer? Então, confira as melhores Soluções para a sua empresa com a Conexão Financeira!

O Que É Aporte de Capital?

O Aporte Capital nada mais é do que uma ajuda financeira que determinada empresa recebe. 

O auxílio é oferecido por meio de investidores. Já o principal objetivo é a possibilidade de recursos para começar ou expandir os negócios

Como Funciona o Aporte de Capital na Prática?

como-funciona-aporte-capital

Basicamente o Aporte Capital envolve investidores e empresas. Mas, ao ir mais a fundo no assunto, encontramos outras informações e detalhes importantes a respeito das fases do acordo. 

Confira logo abaixo os tipos de Aportes de Capital: 

Início – Investidores-anjo

Começar um novo negócio, sem dúvidas, é um grande desafio. Afinal, além de precisar tirar uma grande ideia do papel, é preciso juntar recursos financeiros para isso. 

Mas, de onde tirar dinheiro, sendo que a empresa ainda está engatinhando ou, ainda, nem nasceu? 

É aqui que se destaca o papel dos investidores-anjo. A atuação deles é destinada a instituições em desenvolvimento ou que não saíram do papel ainda. 

Então, ao receber uma quantidade X de dinheiro, a empresa tem a chance de entrar no mercado. 

Maturação – Venture Capital

Já nesse caso, ficam os investidores e as empresas já desenvolvidas, mas que desejam alcançar degraus mais altos nos negócios. 

Para isso, é necessário ter mais dinheiro em caixa, dessa forma, os investidores entram em ação e ajudam a resolver o dilema. 

Final – Private Equity

A etapa Private Equity é ideal para grandes empresas, ou seja, aquelas que já possuem uma lucratividade muito expressiva. 

Como aqui não existe tanta falta de dinheiro, o aporte capital social se dá mais para integrar as estratégias de duas empresas. 

A união abre caminho para inovações, ainda mais crescimento e, consequentemente, destaque no mercado. 

Quais São os Requisitos do Aporte de Capital?

Os requisitos para o Aporte Capital são bem claros. No caso do empreendedor, ele deve ter patrimônio o suficiente para arcar com o investimento desejado. 

Já a empresa precisa ter um plano de negócios muito bem estruturado para aumentar as possibilidades de desenvolvimento e expansão. 

Como Conseguir Um Aporte de Capital?

como-conseguir-aporte-capital

Agora que você já sabe o que é Aporte Capital e como ele funciona, é hora de conferir como conseguir essa facilidade para a sua empresa. 

Desse modo, fica muito mais fácil tirar os planos do papel ou, ainda, crescer da maneira que você sempre sonhou. 

Confira quais são os passos: 

Contabilidade em Dia

Tenha em mente que é preciso tornar a sua empresa ou ideia atrativa para investidores. Isso só é possível se “a casa estiver organizada”, sobretudo, ao que tange a gestão financeira

Por isso, mantenha a sua contabilidade em dia. O ideal é saber todas as obrigações e prazos, além disso, seguir processos bem definidos e organizados. 

Plano de Negócios

O plano de negócios é uma espécie de mapa que leva o empreendimento ao crescimento e sucesso. 

Nesse documento, devem constar: capital disponível, custos, análise de mercado, público-alvo, estratégias de marketing, recursos humanos, entre outros pontos. 

Se ainda não desenvolveu o seu plano, faça o quanto antes! 

Relacionamentos Antes da Captação

É claro que o objetivo final aqui é conseguir recursos financeiros. Mas, antes disso, existe um passo muito importante: o próprio relacionamento com os possíveis investidores. 

Então, procure sempre criar uma rede de contatos grande, produtiva e saudável. Pergunte sobre os mais variados temas e, também, coloque-se à disposição para ajudar. 

O bom é que, com a internet, isso ficou mais fácil. No LinkedIn, por exemplo, dá para praticar tudo isso e realmente “vender a sua marca”. 

Histórico Financeiro

Muito além de ter uma gestão financeira organizada, é importante ter o registro de tudo o que já aconteceu com o seu empreendimento. 

Principalmente: se houver pendências, procure resolvê-las antes de solicitar o Aporte Capital. 

Vale sempre ressaltar que os investidores realmente investigam tudo sobre as empresas. Até porque ninguém quer entrar em um negócio de má qualidade, não é mesmo? 

Linhas de Crédito

Por fim, estude bastante sobre as linhas de crédito para empresas. A análise, sem dúvidas, te ajuda a chegar ao melhor resultado. 

Assim, você não corre o risco de dar passos em falso e, consequentemente, colocar os seus negócios em risco. 

Dúvidas Frequentes Sobre Aporte de Capital

O Investidor se Torna Sócio?

Não, em casos de Aporte Capital Social, o investidor não se torna sócio. Ele “apenas” contribui com uma quantia financeira para a empresa nascer ou crescer. 

Depois, conforme os lucros obtidos, o investidor ganha a sua parcela — a quantidade depende do acordo firmado. 

Sendo assim, esse profissional não tem liberdade para tomar decisões nem tomar conta de todo a verba da empresa. 

A Empresa Precisa Oferecer Garantias Para o Investidor?

Não é necessário fazer garantias. No acordo, já ficam estabelecidos com quanto o investidor irá ajudar e, também, quais são as expectativas de retorno. 

Se a empresa tiver um plano de negócios eficiente, as chances de tudo dar certo são muito grandes. 

Como Funciona o Lançamento Contábil de Aporte de Capital?

O capital social fica registrado como um crédito na conta da empresa. Com isso, tem-se o aumento do capital dos negócios. 

Precisa de Crédito para fazer a sua empresa crescer? Então, confira as melhores Soluções para a sua empresa com a Conexão Financeira!

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o Aporte Capital, não perca mais tempo! 

Confira todas as condições que a sua empresa possui hoje o quanto a ação de investidores seria benéfica para ela. 

Além disso, tenha a certeza de que o seu plano de negócios e contabilidade estão em dia. 

No mais, não deixe de conferir as facilidades para Capital de Giro da Conexão Financeira!

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami