O que é conta garantida? Saiba tudo!

Publicado por Joyce Vieira - 29/07/2022

o que é conta garantida

O mercado financeiro oferece muitas opções de crédito empresarial atualmente, com vários tipos e condições de pagamento. Um exemplo disso é a Conta Garantida Empresarial.

Os empréstimos são aliados importantes no planejamento de um negócio. Isso porque podem ser solicitados para diversas finalidades, desde pagamento de dívidas, manutenção, capital de giro e até investimentos. 

Saiba o que é a conta garantida empresarial, como ela funciona e se vale a pena para a sua empresa. 

O que é conta garantida empresarial?

Muitos não sabem o que é conta garantida empresarial. O crédito leva esse nome, pois consiste na criação de uma conta bancária especificamente para receber os valores pré-aprovados. 

A financeira responsável cria essa conta em que os valores solicitados são depositados, podendo ser sacados quando o empreendedor desejar, sem datas específicas. 

O uso também não é restrito. O valor pode ser destinado para pagamento de contas, salários, capital de giro ou quaisquer outras finalidades. 

Essa é uma opção de crédito muito útil para empresas de todos os tamanhos, pois o valor liberado pode variar conforme as necessidades. 

Como funciona a conta garantida?

A conta garantida é obtida por meio de instituições financeiras e para conseguir esse tipo de empréstimo, inicialmente você deve possuir uma conta bancária empresarial, a conta principal do seu negócio. 

Outro requisito é que a empresa ofereça garantias como investimentos, fundos, saldos a receber — tudo que pode comprovar que a empresa terá condições de realizar o pagamento do empréstimo. 

Buscar o apoio de um profissional financeiro é ideal, pois ele saberá indicar o melhor caminho para a sua empresa e qual é a melhor financeira, considerando o valor solicitado e as taxas do empréstimo. 

Quais são as taxas da conta garantida?

Como outros tipos de crédito, esse empréstimo possui taxas de juros aplicadas ao valor solicitado. 

Essas taxas podem incluir os juros pré e pós-fixados, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

Os custos não são “tabelados”, portanto, cada instituição pode definir a porcentagem cobrada na transação e nos pagamentos. 

Estudar esses custos é essencial, pois assim é possível entender se o crédito realmente valerá a pena considerando o valor acrescido em taxas. 

Qual a diferença entre esse crédito e outros empréstimos?

A diferença principal entre a conta garantida e outros tipos de crédito é a criação de uma conta exclusiva para esse recebimento. 

Em outros tipos, esse crédito pode ser depositado diretamente na conta principal da empresa.

O uso de outra conta pode ser até mesmo benéfico, pois permite uma maior divisão entre o dinheiro vindo de vendas ou negociações e o que veio do crédito. 

Além disso, a conta garantida consiste em um crédito pré-aprovado, ou seja, é um empréstimo que pode ser feito rapidamente, com menor burocracia, diferente de outros disponíveis. 

Quais as vantagens da conta garantida empresarial?

A conta garantida pode ser vantajosa para a sua empresa. Um dos maiores benefícios é a possibilidade de conseguir um crédito rápido, justamente por ser pré-aprovado. 

Comumente, os empréstimos de necessidade urgente possuem taxas de juros muito altas, aumentando o valor final consideravelmente. 

Com essa alternativa, os juros são reduzidos e permitem uma obtenção de capital mais rápida e justa.

Outra vantagem é que não é necessário comprovar em que o valor será utilizado, permitindo que a empresa decida como será aplicado. 

Agora que você já sabe o que é conta garantida, sabe que ela pode valer muito a pena! Solicite a ajuda de um profissional financeiro, sem compromisso, e saiba como abrir a sua.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.

Receber Cotação