Crédito pessoal ou consignado: o que muda?

Publicado por Aline Julio - 01/07/2022

emprestimo consignado

Recorrer ao empréstimo consignado ou pessoal é uma alternativa comum no Brasil, mas cada modalidade tem suas particularidades no pagamento das parcelas e na cobrança de juros.

Dessa forma, o crédito consignado e o empréstimo pessoal podem atender a diferentes necessidades e perfis econômicos, sendo um mais vantajoso que o outro a depender do seu perfil e objetivo.

Por isso é importante entender qual a diferença de empréstimo pessoal e consignado, facilitando o seu processo de escolha pela melhor opção. Neste artigo explicaremos como funciona cada um, suas vantagens e qual é a melhor escolha. Continue a leitura!

O que é Empréstimo Consignado?

O Empréstimo Consignado, ou Crédito Consignado, é uma alternativa ao Empréstimo Pessoal. Esse modelo de empréstimo é possível apenas para uma parcela de perfis, já que o desconto do pagamento é retido na fonte.

Ou seja, para ter acesso ao Consignado, é preciso ser:

  • Funcionário público (municipal, estadual ou federal);
  • Aposentado ou pensionista do INSS;
  • Militar das Forças Armadas;
  • Ou trabalhar em empresas privadas com carteira assinada (crédito consignado privado).

O pagamento das parcelas do empréstimo será descontado na sua fonte de pagamento, realizado pela sua fonte pagadora (empregador ou INSS).

Para ter acesso ao Consignado, também é importante que você não comprometa mais que 35% da sua renda mensal total (incluindo descontos financeiros e outros empréstimos contratados).

Esse valor é delimitado pela Lei 10.820/2003, que define as condições para desconto de mensalidades em folhas de pagamento.

Por isso, se você já tem financiamento, empréstimos, cheque especial ou outras dívidas em aberto, o valor do Consignado pode ser menor.

Vantagens do Empréstimo Consignado

Uma das principais vantagens do Consignado é não ter boletos para pagar mensalmente, evitando o atraso do pagamento das parcelas e eventuais multas e juros.

Por ser uma categoria mais segura para o banco, as taxas de juros também são menores que outros tipos de empréstimos e o tempo de pagamento pode ser maior que o Empréstimo Pessoal.

Atualmente, as taxas de juros do Consignado variam para cada perfil e ficam na margem de:

  • Servidores públicos: 2,05% ao mês;
  • Beneficiários do INSS: 2,08% ao mês;
  • Trabalhadores privados: 2,50% ao mês.

Por fim, outra vantagem do Consignado é que, durante a análise de crédito, o banco não checa se você está inadimplente. Dessa forma, o Consignado é uma boa opção para quem está negativado e precisa do dinheiro.

O que é Empréstimo Pessoal?

Já o Empréstimo Pessoal, ou Crédito Pessoal, é a alternativa mais acessível ao Consignado. Ao recorrer ao Empréstimo Pessoal, não é necessário informar quais os objetivos do dinheiro, podendo utilizar o crédito para, basicamente, qualquer necessidade.

O Empréstimo Pessoal, como o nome já diz, é um recurso delimitado às pessoas físicas e pode ser solicitado de diversas formas, incluindo bancos e financeiras digitais, com aprovação online na hora.

O empréstimo também fica sujeito a uma análise de crédito e é muito comum que seja utilizado como um recurso auxiliar na quitação de dívidas ou para situações emergenciais. 

Sendo assim, mesmo que você tenha uma boa reserva de emergência, o Empréstimo Pessoal pode ser uma alternativa para outros objetivos, inclusive para investimentos.

Vantagens do Empréstimo Pessoal

Um dos maiores benefícios do Empréstimo Pessoal é o valor da taxa de juros, bem menor que os juros do rotativo do cartão de crédito (aproximadamente 12%) e do cheque especial (aproximadamente 15%).

Em alguns bancos, é possível conseguir o empréstimo com taxas menores que 6%.

Embora ainda seja uma taxa maior que o Consignado, o Empréstimo Pessoal é muito menos burocrático e acessível a mais pessoas.

Qual é a melhor opção?

A escolha entre o Empréstimo Consignado e o Empréstimo pessoal varia conforme o seu perfil econômico, quais os seus objetivos com o dinheiro e as suas condições para o pagamento das parcelas.

Por isso, é importante que você faça uma análise pessoal sobre a necessidade do dinheiro e qual oferece melhores benefícios em valor de crédito, tempo de pagamento e taxas de juros ao mês.

Para fazer uma escolha segura, confira os nossos comparativos de Empréstimo Consignado e Empréstimo Pessoal!

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.

Receber Cotação