É possível usar um imóvel em nome de terceiros como garantia no empréstimo com garantia de imóvel?

Equipe Conexão Financeira - 13/09/2021

O empréstimo com garantia de imóvel acaba sendo uma opção muito interessante por possibilitar a tomada de valores mais altos, ter maior prazo para pagamento e oferecer taxas de juros mais baixas. Mas fica a dúvida: e quem não tem imóvel, será que consegue fazer este tipo de empréstimo?

Empréstimo com Garantia de Imóvel

Quais são os tipos de imóveis aceitos no home equity?

Se você pensa que apenas imóveis quitados são aceitos como garantia no home equity você está enganado(a)! Imóveis financiados também são aceitos. 

Isto é possível por meio da alienação fiduciária, que permite que o imóvel financiado seja usado como garantia para um novo empréstimo. Na prática, a instituição que está oferecendo o crédito, acaba “comprando” a dívida antiga e transformando num novo crédito, com novas taxas e novos prazos. 

Além disso, a regulamentação criada pelo Banco Central não permite que as novas operações de crédito tenham taxas de juros superiores ao financiamento, nem prazos superiores ao prazo faltante.

Em relação ao tipo de imóvel, pode haver variação do que é aceito por cada instituição financeira, mas o mais comum são os imóveis residenciais. Em alguns casos, são aceitos também imóveis comerciais e imóveis rurais.

Não tenho um imóvel. Posso utilizar imóvel de terceiros como garantia?

Se você gostou muito do home equity, porém, não tem um imóvel para oferecer como garantia, não se preocupe, ainda há uma solução! Trata-se da utilização de imóveis de terceiros como garantia.

É como se você tivesse um fiador. A instituição financeira costuma solicitar uma comprovação de vínculo do proprietário do imóvel com quem está solicitando o empréstimo. Além da documentação do imóvel e do proprietário (sem necessidade de comprovação de renda), também é solicitada uma autorização para a operação.

O proprietário e o solicitante irão passar pela análise da instituição financeira.

José Carlos Magalhães, administrador de empresas, é um exemplo de pessoa que fez um empréstimo com garantia de imóvel, sem ter um imóvel próprio. Querendo levantar recursos para investir em sua empresa, ele pediu ao seu pai, que possui uma casa em condomínio em Boituva, interior de São Paulo, para que fosse seu “fiador”. O pai de José Carlos aceitou e ele levantou a quantia necessária. “Meu pai acreditou no meu sonho e topou dar sua casa para que eu pudesse investir na empresa. Agora, com a renda adicional que a empresa irá gerar, eu pago as parcelas da dívida e meu pai fica tranquilo”, diz José Carlos.

Ou seja, se você achou o empréstimo como garantia de imóvel uma opção interessante, porém não tem um imóvel próprio, você pode verificar com parentes e amigos para ver a possibilidade destes serem seus “fiadores”. Porém, nunca se esqueça de fazer um bom planejamento, pois ninguém quer imaginar uma situação na qual um imóvel de terceiro seja tomado por conta do não pagamento do empréstimo!

Busca um Empréstimo com Garantia de Imóvel? Clique aqui e vamos lhe ajudar!

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami