O que você precisa saber sobre financiamento de imóveis comerciais

Publicado por Equipe Conexão Financeira - 06/12/2021
Financiamento de Imóveis Comerciais
Financiamento de Imóveis Comerciais

Investir em um negócio exige do empreendedor passar a se informar sobre os mais diferentes tipos de conceitos financeiros, como as regras e tributos de um financiamento de imóveis comerciais, além de outros quesitos relacionados ao seu estabelecimento.

Isso porque a própria aquisição de um imóvel depende de um conjunto de decisões por parte desse administrador, como a preferência por alugar ou comprar o espaço ao qual essa loja ou empresa se estabelecerá.

Alugar um imóvel conta com as suas particularidades, como a facilidade em trocar de local, caso o espaço não esteja cumprindo aos seus objetivos de chegar ao acesso de um público específico, ou até mesmo se mudar para uma loja maior, diante o seu crescimento.

Fora toda a questão da segurança e de outros recursos que podem ser responsabilidades do locador do imóvel, justamente como acontece nos grandes centros comerciais, como shopping centers, onde a mensalidade dá acesso a uma série de benefícios.

Por outro lado, não é como uma loja de soluções eletrônicas, que trabalha, por exemplo, com o aluguel e venda de máquina de café para comércio, estivesse livre das altas alterações de valor praticadas pelo mercado, que em tempos de crise podem tornar inviável sua permanência.

E a perda de um ponto, sem nenhuma preparação para mudança, pode prejudicar os seus negócios, ao se colocar indisponível ao público por um determinado período de tempo. Afinal é uma renda garantida que para de circular no caixa da empresa nesse período.

A compra de um imóvel traz mais segurança para o empreendedor, tendo não só um ambiente estabelecido para chamar de seu, como também ter a liberdade para reformar o local de acordo com as suas necessidades.

Permitindo a um escritório que fornece, por exemplo, serviços de tradução técnica adaptar o imóvel de acordo com as suas necessidades, sem precisar da permissão do dono do imóvel para investir nessa nova infraestrutura do lugar.

Mas não é como se a compra de um imóvel fosse um dos negócios mais fáceis de se fazer, vide o alto valor comercial desses espaços, destacando-se nessas situações os serviços de financiamento para que um empreendedor consiga arcar com a compra deste imóvel.

Como funciona esse tipo de financiamento?

O financiamento de um estabelecimento comercial funciona de maneira similar aos outros tipos de financiamento, como na compra de um carro, ou até mesmo com a compra da casa própria, sendo o patrimônio com o maior número de similaridades.

Afinal ambos os financiamentos trabalham com o objetivo de se adquirir um imóvel, sendo diferente apenas a finalidade desses locais, não apenas como um patrimônio físico, mas a ser usado como um ponto comercial, servindo de base para as suas operações financeiras.

Nesse modelo é necessário recorrer a alguma entidade financeira, que trabalhe com esse tipo de financiamento. Nesse caso se destacam as instituições bancárias, por serem locais estabelecidos tradicionalmente, trazendo segurança ao seu projeto.

Após a escolha do imóvel ideal para servir de base para o seu comércio junto a corretores da área, é chegado o momento de recorrer ao financiamento deste imóvel, que funciona de maneira clássica, com o pagamento de um valor de entrada e mensalidades recorrentes.

Cabe a esse empreendedor ter a total responsabilidade com o pagamento das mensalidades, podendo contar com a ajuda de profissionais financeiros, ou até mesmo com um sistema de gestão integrada, que o ajude a não perder o controle da situação.

Pois o atraso dessas mensalidades podem colocar em risco a sua aquisição do imóvel, tendo que arcar com um número crescente da taxa de juros. Pois além do valor das parcelas faltantes, existem também os juros e tributos a serem aplicados mensalmente.

Detalhes a serem analisados com atenção durante a assinatura do contrato, tendo uma clareza sobre o número de parcelas, o prazo para pagamento e a taxa de juros relacionada a esse financiamento, garantindo assim a segurança para todos os lados envolvidos.

Uma situação que acaba por colocar muitas pessoas que pensam em financiar o seu imóvel comercial em uma sensação de dúvida e insegurança, perdendo assim todos os benefícios que teriam como resultado da compra desse local a servir de espaço comercial.

As regras de um financiamento no mercado atual

A possibilidade de se iniciar um serviço de financiamento se expande para a grande parte da população nacional, sendo necessário apenas ter capital financeiro o suficiente para comprovar a sua adesão a esse tipo de negócio.

As regras mais comuns para se iniciar esse tipo de financiamento são:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter renda suficiente para arcar com as parcelas;
  • Contratar os seguros necessários ao seu negócio.

De fato é mais fácil de se conseguir o financiamento de um imóvel comercial caso o indivíduo já possua algum tipo de negócio lucrativo, que pretenda, por exemplo, expandir as suas atividades, com a abertura de novas filiais, sendo esse o intuito dessa compra.

Utilizando do apoio de todo o sistema de administração aplicado ao seu negócio, junto a aplicação de um software para gestão de franquias, para que seja possível expandir o seu empreendimento para outras áreas da cidade, ou até mesmo do país.

Tudo seguindo o mesmo tipo de organização do seu estabelecimento sede, tendo a liberdade para reformar os imóveis e mexer na estrutura deles.

O mercado imobiliário, inclusive, vem se mostrando em uma fase positiva, após os efeitos da pandemia. A Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), por exemplo, aponta uma alta de R$ 11 bilhões em vendas, comparados a 2020.

Visto a valorização dos imóveis como patrimônio, tanto em um nível residencial como na área comercial, o que impacta nessa situação positiva do mercado, tanto para as imobiliárias como para os indivíduos que procuram por esses serviços.

Sendo necessário apenas conhecer a fundo como funciona esse tipo de investimento em um imóvel comercial.

Como realizar esse tipo de financiamento

Optar pelo financiamento do seu imóvel comercial não é uma atividade muito complicada, principalmente se o indivíduo recorrer a instituições confiáveis, com experiência nesse ramo de atividade, oferecendo todo tipo de apoio durante esse investimento.

Seguindo um passo a passo comum na compra de um imóvel com essa finalidade, que começa a partir da:

Simulação do negócio

Ao recorrer a essa instituição, o primeiro passo é fazer uma simulação do negócio, que utiliza de um programa para controle financeiro empresarial para reproduzir o valor final desse empreendimento, como o total de parcelas e o valor mensal delas.

Análise da proposta

Após a apresentação da proposta por parte da instituição financeira, não é recomendável ter pressa em assinar o contrato. Pelo contrário, é importante analisar o documento, e em alguns casos recorrer a concorrentes que atuem com valores mais interessantes.

Avaliação do imóvel

Se todo esse investimento tem o objetivo de adquirir um novo imóvel que sirva de base para as suas operações comerciais, é essencial que esse espaço físico se adeque aos seus objetivos, recorrendo então a um bom corretor de imóveis.

Registro da documentação

Com tudo aprovado pelo cliente é chegado o momento de registrar essa negociação, servindo aqui como o ponto sem volta. Por causa dessa importância, é recomendado recorrer a uma auditoria independente, para confirmar a veracidade do negócio.

Recebendo a liberação do valor

Com essa negociação tecnicamente acertada, a instituição bancária irá transferir o valor acordado para a conta indicada por esse cliente, ao qual terá acesso para concluir o processo de compra do seu imóvel comercial almejado.

Iniciar o pagamento das prestações

O passo final, e mais recorrente durante o financiamento de um imóvel, é o pagamento das mensalidades. Um valor estabelecido ou então flexível, dependendo apenas da negociação feita antes de se iniciar esse contrato de investimento.

Após todas essas etapas é iniciada a compra do seu novo imóvel comercial, a servir como espaço para a expansão das atividades do seu escritório de soluções financeiras, como o fomento mercantil, ou qualquer que seja o setor do seu negócio.

Considerações finais

Por último, só é importante alertar que esse financiamento funciona de forma diferente ao investimento em um imóvel residencial, já que nesse caso o indivíduo se encontra impossibilitado de recorrer a programas do governo.

Já que as funções desses programas sociais é somente o de auxiliar pessoas na compra do seu imóvel próprio residencial, e não para negócios, encontrando-se impedido também de utilizar o seu saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como entrada.

Apesar desses impedimentos, a compra de um imóvel para um administrador que pretende abrir um escritório presencial para os seus serviços digitais de backup para empresas, pode ser feita tanto em nome da pessoa física como jurídica.

Ligando a posse e os débitos relacionados a esse investimento à entidade a qual melhor se aplica aos seus objetivos comerciais, mas também ao seu planejamento financeiro.

Tudo para que esse investimento seja o mais certo possível para você empresário, que busca adquirir um novo imóvel para a realização das suas atividades comerciais almejadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdo Relacionado:

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.