Crédito com garantia de imóvel: Passo-a-passo para solicitar

Publicado por Equipe Conexão Financeira - 30/12/2021

O crédito com garantia de imóvel, também chamado de CGI, é uma modalidade de crédito que vem crescendo muito no Brasil. No entanto, por ser um formato relativamente novo, ainda existem muitas dúvidas sobre como é o processo de solicitação e aprovação. Nesse artigo falaremos sobre o passo a passo para solicitar seu crédito.

Crédito com Garantia de Imóvel Passo a Passo
Crédito com Garantia de Imóvel

Nesse post vamos explicar, resumidamente, como solicitar seu crédito com garantia de imóvel.

1° Passo: Solicitação de crédito

Esse é o primeiro passo para alcançar o objetivo de conseguir o crédito. Ao preencher os dados da solicitação esteja atento em:

• Informar o endereço correto do imóvel utilizado como garantia. Atenção a dados como o CEP, por exemplo;

• Ceder corretamente seus dados pessoais e seus dados de contato como o telefone por exemplo (essa é uma operação que sempre é feita com o auxílio de um consultor de negócios, nunca é feita 100% online);

• Lembrar que o imóvel pode ser residencial (apartamento, terreno e casa em condomínio, por exemplo) ou comercial. O imóvel precisa estar pronto, pode ou não estar quitado e precisa ter a documentação completa, como matrícula e IPTU.

As informações corretas são fundamentais para que o processo avance com agilidade.

Até esse momento, não é preciso enviar nenhuma documentação.

2° passo: Proposta de crédito

Todas as solicitações são analisadas pelos credores, sejam eles bancos, fundos, fintechs ou financeiras. Essa análise avalia as condições financeiras, a capacidade de pagamento e o imóvel que foi indicado como garantia, por exemplo.

Estando tudo dentro das políticas de crédito dos credores, uma 1a proposta é enviada ao cliente em até 24 horas úteis. Essa é uma 1a proposta e pode ser alterada ao longo do processo de aprovação. As taxas, tarifas e prazos, por exemplo, variam conforme a operação.

3° passo: Aceite de Proposta

Confirmado que o cliente recebeu a proposta enviada e que todos os pontos apresentados estão claros, a proposta é enviada para aceite por parte do cliente. O time do Conexão Financeira ou de nossos parceiros acompanha cada uma das propostas e mantém contato constante com os clientes. Quando o cliente está confortável com o que lhe foi apresentado, pedimos um aceite formal, normalmente por e-mail, dos termos da proposta. no entanto, lembre-se que ao chegar nessa etapa não quer dizer que o crédito será liberado. Ainda há a parte da coleta da documentação.

4° passo: Coleta de Documentação

Nesse ponto, o cliente precisa enviar alguns documentos para comprovar as informações que foram dadas até aqui e que fizeram a proposta inicial ser gerada. A agilidade no levantamento desses documentos, portanto, acelera a liberação do crédito. Através de um link via internet, do email ou até mesmo do whatsapp, por exemplo, envia-se facilmente os documentos necessários.

5° passo: Análise da Documentação

Duas análises são realizadas. A comprovação da capacidade de pagamento por parte do cliente, e a situação do imóvel que em garantia. O imóvel precisa estar com a documentação regularizada para que a proposta seja mantida. Existem casos onde parte do imóvel ainda não consta na matrícula (construções não averbadas, por exemplo). Nesse caso a analise é caso a caso.

Aqui nosso time jurídico atua intensamente não apenas analisando toda documentação, mas também buscando certidões em diversos órgãos. Essa etapa termina com uma vistoria física do imóvel, feita por uma empresa especializada, que irá conferir se as informações enviadas condizem com o imóvel propriamente dito.

6° passo: Emissão e Assinatura do Contrato

O processo está quase no fim ao chegar nessa etapa. O cliente recebe com antecedência uma cópia do contrato que será assinado. Nessa etapa, o cliente elimina todas as possíveis dúvidas. Com tudo esclarecido, agenda-se a assinatura do contrato, que pode ser física ou digital.

7° passo: Registro no Cartório

Nesta etapa, é feita uma alienação fiduciária do imóvel da garantia. Por isso, é preciso registrar o contrato e averbar a matrícula do imóvel no cartório. Novamente, nosso time toma conta de tudo e o cliente não precisa se preocupar com nada.

8° passo: Liberação do crédito

Pronto! Chegou a hora de receber o crédito. Após a confirmação do cartório do registro na matrícula do imóvel, fazemos todos os trâmites de liberação do crédito, com o depósito na conta corrente indicada pelo cliente.

Parece um processo longo não? Mas não é. Se as etapas iniciais – como a documentação por exemplo – estiverem em ordem, é um processo que pode ser concluído em cerca de 10 dias. E em todo o processo o time do Conexão Financeira e de seus parceiros irão acompanhar o cliente, garantindo que não fique nenhuma dúvida.

Gostou? Clique aqui, peça um contato e analise uma proposta de Crédito com Garantia de Imóvel!

Conteúdo Relacionado

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.