Empréstimo pessoa jurídica online: Descubra se vale a pena

Publicado por Regimere Melo - 05/08/2022

Empréstimo pessoa jurídica online Descubra se vale a pena

A tecnologia tem facilitado nossa vida de muitas formas. Uma delas é a facilidade de resolver problemas, até mesmo financeiros. Um exemplo bem prático é como está cada vez mais fácil realizar operações financeiras como empréstimo pessoa jurídica online.

Até mesmo contratar um empréstimo empresarial, que antes era um processo cheio de burocracias, hoje pode ser resolvido com alguns cliques. Claro, é uma decisão que envolve planejamento, mas a execução pode ser feita sem sair de casa e no horário que  bem entender.

Isso é possível graças às plataformas de crédito, uma tecnologia usada no mundo todo e que tem ganhado bastante espaço no mercado financeiro brasileiro. Mas, vale a pena aderir a este modelo? Confira a seguir!

O que são e como funcionam as plataformas de crédito?

As plataformas de crédito são um tipo de empresa que oferece soluções tecnológicas para o mercado financeiro, as chamadas Fintechs. Elas usam a tecnologia para conectar credores e clientes que buscam empréstimo.

As Fintechs de crédito surgiram em 2004, na Inglaterra. Contudo, a primeira empresa brasileira neste ramo surgiu apenas em 2015, quase onze anos depois. Com uma melhor regulamentação da atividade, esse número deu um grande salto nos últimos 3 anos e hoje, já são mais de 200 startups de crédito nacionais.

As plataformas oferecem todo o tipo de empréstimo seja para pagar dívidas,  seja para investir em um negócio. Elas operam com o modelo chamado de Peer-to-peer (P2P), ou empréstimo entre pessoas.

O funcionamento pode variar de plataforma para plataforma, mas, no geral, os interessados no empréstimo cadastram sua empresa, especificando o valor do montante necessário e onde irá aplicá-lo. O mesmo ocorre para pessoas físicas. Após o pedido de empréstimo realizado, as plataformas analisam de acordo com suas regras.

Principais vantagens 

As plataformas de empréstimo ainda são uma alternativa pouco conhecida, mas têm ganhado um grande número de adeptos, graças às inúmeras vantagens que oferecem em relação aos bancos. Vejamos algumas dessas vantagens a seguir. 

Operações financeiras mais simples e ágeis

Por ser um processo totalmente digital, pedir um empréstimo em uma plataforma digital se torna muito mais rápido e prático. Também não há limitações  quanto ao horário de funcionamento, ou  seja, você pode solicitar seu empréstimo a hora que desejar.

A liberação do crédito também é mais rápida, visto que nas plataformas os processos são quase que totalmente automatizados, acelerando a análise das propostas. Assim, a resposta não demora mais que algumas horas.

Dependendo da linha de crédito, a liberação dos recursos também se dá de forma muito ágil e a assinatura do contrato também é feita online.       

Processo menos burocrático

Alguns pontos que tornam o empréstimo online menos burocrático são a quantidade de documentos exigidos, a organização desses documentos e os processos mais enxutos das plataformas de crédito.

Embora a maioria dos bancos já oferecem empréstimo online, eles ainda costumam exigir uma maior quantidade de documentos e o processo é mais lento. Os critérios de liberação também costumam ser diferentes nas plataformas.

O armazenamento de documentos é feito na nuvem, facilitando a localização de informações, além da organização. As ferramentas antifraude agilizam análises que demoravam dias ou semanas para serem feitas, sendo que nas plataformas de empréstimo isso será feito em minutos.

Melhor atendimento e serviços 

A oferta de um único tipo de serviço, faz com que as plataformas de empréstimos tenham equipes mais especializadas e produtos mais específicos. Além disso, as Fintechs contam com as melhores tecnologias e inovações do setor.

Isso porque, são empresas totalmente focadas no atendimento online, e por isso, conseguem gerar a inovação e a qualidade nos serviços prestados. 

Taxas de juros menores

As taxas de juros são um importante fator a se considerar quando se planeja contratar um empréstimo e, nas plataformas de crédito, estas costumam ser bem menores. 

Os juros menores são possíveis porque as plataformas têm menos custos operacionais, a exemplo da estrutura física e da quantidade de funcionários. Outro motivo são as ferramentas desenvolvidas por essas plataformas, que possibilitam prever de forma mais precisa o comportamento do consumidor. Essa prática minimiza o risco de inadimplência, além de prevenir fraudes.

Nas plataformas, o consumidor também tem como fazer uma simulação e conhecer, de forma imediata, todos os custos envolvidos na sua proposta, o chamado Custo Efetivo Total (CET).

O CET inclui o valor das parcelas, o prazo e gastos com taxas e encargos e deve ser informado ao consumidor antes da aprovação da proposta, o que nem sempre acontece nos bancos.  

Além disso, as simulações permitem ao consumidor fazer uma comparação entre as várias plataformas de crédito antes de contratar o serviço.

Plataformas de crédito e o empréstimo para empresas

As plataformas de crédito também podem ser usadas por aqueles que desejam investir na abertura de um negócio ou ampliar sua empresa. Muitas vezes até de forma mais acessível que nos bancos. 

Um exemplo é o crédito com garantia de imóvel, uma modalidade que tem as condições mais acessíveis do mercado e que pode ser solicitada totalmente online, com as menores taxas de juros e longo prazo de pagamento.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.

Receber Cotação