Como funciona o leasing de máquinas e equipamentos?

Equipe Conexão Financeira - 06/09/2021

Imagine que você esteja montando uma produção de roupas e precisa, logo de cara, de algumas máquinas e equipamentos para viabilizar o seu negócio. Porém, após já ter gasto e investido em outros itens, como tecidos, contratação de mão de obra, espaço e abertura da empresa, você se vê numa situação em que talvez seus recursos próprios não sejam suficientes para a compra dos equipamentos. O que você faria nesta situação?

Leasing de Maquinas e Equipamentos

Não tenho recursos próprios para aquisição de máquinas e equipamentos, e agora?!

Assim como no exemplo da produção de roupas, em muitos casos, empreendedores, sem recursos próprios suficientes, precisam buscar alternativas para a aquisição de máquinas e equipamentos.

Uma alternativa interessante, porém nem sempre encontrada, é através do contrato de comodato. Neste caso, o equipamento é cedido para a parte interessada sem a cobrança de custos, e, no final de um prazo determinado, o equipamento é devolvido ao seu proprietário. Neste caso, pensando em custos do equipamento, haverá apenas o custo de manutenção.

Outra opção para quem não consegue ou não quer adquirir uma máquina ou equipamento é através do contrato de locação. Neste caso, diferente do comodato, cobra-se pelo uso do equipamento. Esta cobrança pode ser pelo tempo de uso ou pela quantidade.

Agora, mesmo sem os recursos suficientes, porém, com a necessidade/desejo da aquisição do equipamento, é possível buscar recursos de terceiros, através de empréstimos. Este recurso pode ser de parentes e amigos ou até de uma instituição financeira.

Porém, antes de aceitar qualquer recurso, entenda quais são as condições envolvidas, como taxa de juros, prazo e valores, e, faça um bom planejamento para verificar como ficará o seu orçamento. Caso o crédito seja através de instituições financeiras, compare as opções disponíveis em diferentes lugares. Das alternativas, o financiamento, para a aquisição de bens, costuma ser a que possui as melhores condições, por ter o bem financiado justamente como garantia.

Leasing: a união do aluguel com a possibilidade de compra

Além das opções mostradas acima, há ainda uma opção que não pode ser deixada de lado, por possuir características de locação, bem como, a opção de compra futura. Estamos falando do leasing de máquinas e equipamentos.

O Leasing, também chamado de arrendamento mercantil, é justamente a modalidade na qual há a locação da máquina/equipamento, e, no final do contrato, há a opção de aquisição do bem. Diferente do financiamento, no qual, no final, quem financiou automaticamente torna-se proprietário do bem, no leasing, há a possibilidade de aquisição, ficando a critério deste decidir se quer ou não.

Nesta modalidade, existem duas partes envolvidas: o arrendador, que costuma ser uma instituição financeira, e o arrendatário, que é quem contrato o produto financeiro. O leasing é muito utilizado para imóveis, veículos, máquinas, equipamentos e ferramentas.

Existem dois formatos de leasing, de acordo com a resolução 2.309 do Banco Central: o leasing financeiro e o leasing operacional. 

Leasing Financeiro

Nesta modalidade, o prazo mínimo de contrato é de 2 a 3 anos (variação em função da vida útil do bem). O valor para a aquisição do bem já é definido no início do contrato e o valor dos pagamentos devem garantir ao arrendador o retorno financeiro da aplicação. A manutenção do bem deve ser feita pelo arrendatário.

Leasing Operacional

Nesta opção, o prazo mínimo de contrato é de 90 dias e a opção de compra terá valor definido a partir do valor de mercado do bem. O valor total pago pelo arrendatário não pode superar 90% do valor do bem e a manutenção deste pode ser feita por conta do arrendatário ou do arrendador.

Por fim, é importante ressaltar que o leasing não é uma opção disponível apenas para empresas. Trata-se de algo que pode ser utilizado, inclusive, para pessoas que estejam querendo um carro. Além do que já foi dito, uma outra grande vantagem do leasing é a isenção do IOF, imposto que é cobrado, por exemplo, em empréstimos e financiamentos.

Conteúdo Relacionado

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami