Como a inteligência financeira pode te ajudar nos investimentos

Publicado por Lucas Avila - 24/03/2022

Saber como cuidar de suas finanças é algo de grande importância, tanto em relação à melhor utilização do seu dinheiro, como também quando se recorre a algum investimento, permitindo assim uma melhor aplicação do seu capital, exigindo inteligência financeira.

Ou seja, contar com uma certa perspicácia quando se trata da utilização correta de seu dinheiro, não só garantindo uma vida mais confortável para tais indivíduos, como em alguns casos permitindo com que esse montante possa ser multiplicado após certos investimentos.

Tudo depende da forma com que as pessoas utilizem de suas economias, dentro de uma relação que leva em conta principalmente a realidade financeira desse indivíduo. Pois quanto menos dinheiro a pessoa tiver em conta, melhor ela precisa saber como distribuí-lo.

Permitindo assim que ela possa investir corretamente não apenas no mercado, mas também em sua vida pessoal, como na contratação de uma empresa de higienização de sofá. Um gasto extra, mas que pode ajudar a economizar o tempo de tal pessoa.

Permitindo com que ela possa se dedicar ao seu trabalho, sua principal fonte de renda, que não deve ser arriscada por causa de um situação de cansaço, resultado do tempo gasto limpando esse material, com a contratação de um profissional sendo uma boa opção.

Todos esses tipos de decisões precisam ser levadas em conta no momento de gastar o seu dinheiro, visando a utilização adequada do seu capital, a garantir com que a partir de uma aplicação correta, tal indivíduo possa ter acesso aos melhores benefícios possíveis.

Tudo sem impactar a sua vida financeira, evitando-se assim os gastos, trocando-os por investimentos, por exemplo. Como na instalação de câmeras de segurança, visando uma melhor proteção do seu imóvel, evitando assim dores de cabeças futuras.

Mas para que as melhores decisões acerca do uso do seu capital sejam tomadas, é preciso antes ter um bom discernimento em relação às aplicações do seu dinheiro, certificando-se de que nenhum impacto negativo possa surgir como resultado de ações inadequadas.

Para isso é preciso contar com um conceito conhecido como inteligência financeira, seja em relação à atuação do seu dinheiro pessoal, ou então das aplicações que envolvem a administração de algum tipo de empreendimento.

O valor da Inteligência Financeira em sua vida

É comum ler entre as manchetes dos jornais, ou então em matérias na televisão sobre dois modelos específicos de pessoas. Sendo aquele a que tinha poucos recursos, mas que com uma boa administração conseguiu abrir um negócio e crescer financeiramente.

Por outro lado, podemos acompanhar também histórias de pessoas que ganharam uma grande quantia, seja ao participarem de uma competição televisiva ou então a terem a sorte de ganhar em algum tipo de sorteio, mas que hoje nada possuem desse montante.

Resultado de um gasto desenfreado, alinhado à má aplicação dessa quantia. A diferença entre os dois casos citados está na maneira com que o seu dinheiro foi utilizado, levando em conta um conceito conhecido como inteligência financeira.

Um conjunto de estratégias a permitir com que o indivíduo tenha um melhor controle administrativo sobre os seus recursos pessoais. Pontos de importância para quem gerencia uma empresa de automação industrial, ou somente busca cuidar da sua poupança.

Sendo assim um conceito importante tanto para pessoas físicas, como jurídicas, permitindo uma situação mais tranquila, evitando-se dessa forma dívidas desnecessárias. Situação muito associada a um gasto maior do que o valor recebido por tal indivíduo.

O que vale para uma empresa em relação a entrada e saída de recursos financeiros, mas também para uma pessoa que busca ter um melhor controle sobre o uso do seu cartão de crédito. Um aliado que pode se tornar um grande inimigo se mal manuseado.

Podendo dessa forma se definir a ideia de inteligência financeira não apenas como o hábito de poupar, mas também de equilibrar suas contas, para que os seus gastos em nenhum momento ultrapassem o seu nível de rendimento. Garantindo-se uma série de vantagens.

Entre eles, destaca-se o ato de poupar, mas existindo também outros pontos benéficos a serem citados. Como na aposta em investimentos corretos, até mesmo para seus negócios, como ao apostar em uma automação elétrica, visando bons resultados.

Aumentando dessa forma o nível produção de sua fábrica, por exemplo. Sem que essa aplicação resulte em qualquer tipo de dor de cabeça para o indivíduo, pelo contrário, para que esse investimento garanta uma situação financeira mais confortável em sua vida.

Sendo essas as vantagens de desenvolver uma inteligência financeira, permitindo assim o uso adequado de suas economias, principalmente em períodos de crise, sociais ou pessoais, que possam resultar em uma entrada baixa de tais valores em sua conta.

E para que essa inteligência econômica possa impactar positivamente nos seus negócios, é preciso estar aberto a conhecer de forma profunda os locais aos quais você pensa em investir, existindo uma série de práticas que podem te ajudar nessas aplicações.

A inteligência financeira de seus investimentos

Para se certificar de que os seus projetos cheguem aos resultados almejados, sejam eles de base pessoal ou empresarial, é preciso saber como aplicar corretamente o dinheiro necessário em cima de tais investimentos, utilizando inteligência financeira para isso.

Algo a ser alcançado a partir de uma atenção redobrada por parte de tal pessoa em cima das seguintes estratégias:

Foco em seus objetivos

Cada projeto é definido por um objetivo específico em relação à aplicação dele. Seja manter o seu público, por parte de uma marca renovada no mercado, ou então ampliar sua audiência, por parte de uma nova empresa no serviço de automação comercial.

É preciso então definir suas ações tendo tais objetivos em mente, garantindo também que possam ser alcançadas, mas que para isso suas aplicações financeiras não se esgotem. Pelo contrário, já que o objetivo é justamente ampliar tal nível de arrecadação.

Saber lidar com o mercado financeiro

Outro ponto importante quando se pensa em fazer qualquer tipo de investimento, seja ao começar um negócio próprio, ou então comprar ações em uma companhia de renome, está relacionado aos seus conhecimentos em relação ao mercado financeiro.

Nesse sentido é importante consumir mais conteúdos voltados à área, como livros, além de seguir se informando sobre a situação do mercado ao qual você pretende investir, para compreender como o cenário externo pode afetar diretamente os seus negócios.

Tenha múltiplos investimentos

Nunca é recomendado apostar todas fichas em um só número. Um conselho do universo de apostas, mas que tem aplicação também no setor financeiro, sendo importante ter uma carteira diversificada de investimentos, permitindo assim um uso amplificado do seu capital.

Da mesma forma em que é necessário ter uma certa inteligência financeira, para não perder seu controle financeiro em cima de diferentes aplicações ao mesmo tempo.

Adote ações estratégicas

Da mesma forma com que o contato com uma empresa de calibração é de grande importância para quem atua no setor fabril, garantindo assim a qualidade das máquinas serem utilizadas, é preciso também ter um equilíbrio em suas contas.

Adotando ações acerca de seus investimentos que permitam o melhor desenvolvimento deles, analisando primordialmente a sua realidade financeira pessoal, e a partir disso tomar decisões mais estratégicas, que possam levar ao melhor uso desse seu capital.

Fique a par da legislação

Ao se posicionar como um investidor, diversas são as responsabilidades a serem cumpridas por parte de um indivíduo, sendo preciso então conhecer de todas as regras e tributações associadas ao mercado a ser investido, com base em pontos como:

  • Taxas de juros;
  • Valor cambial;
  • Situação da bolsa de valores;
  • Média de lucros de um investimento.

Questões que podem afetar as ações dos mais diferentes tipos de aplicação financeira, passando pela gestão de um escritório de assessoria ambiental, até a manutenção da sua carreira pessoal de investimentos.

Maior índice de acerto em suas aplicações

Ao contar com uma inteligência financeira, é possível ter acesso a melhores decisões no mercado, impedindo assim tal indivíduo de apostar em projetos duvidosos , que possam pôr em risco o montante financeiro acumulado por uma pessoa em sua vida de trabalho.

Conhecendo assim a ideia de que não existe almoço grátis, ou seja, por trás de cada ação vista como benéfica no mercado, existe alguém se responsabilizando por tal gasto, visando uma recompensa nesse sentido.

Sendo essa a principal importância por trás do conceito de inteligência financeira. Ajudando um indivíduo a ter um melhor controle de suas atividades econômicas, seja sobre sua poupança pessoal ou sobre a gestão de um negócio na venda de ventiladores Industriais.

Permitindo assim o alcance a um perfil adequado de investimento, realizando ações seguras e estratégicas nesse sentido.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.