Saiba se vale a pena investir em título de capitalização

Publicado por Lucas Avila - 16/05/2022

Comprar um título de capitalização é uma ação muito comum em território nacional, o que muitas pessoas que trabalham como um fornecedor de piso de borracha veem como um meio de investimento. Entretanto, esse tipo de pensamento vem da falta de conhecimento sobre os títulos e como eles funcionam.

A maioria das instituições financeiras possui e costuma oferecer frequentemente para seus clientes títulos de capitalização. Seu funcionamento básico é similar a um bilhete de loteria a longo prazo, no qual você pode receber quantias muito atrativas.

Outro ponto a se levar em conta é que o valor gasto no título de capitalização será devolvido depois do período contratado, acrescido dos juros do período.

Por conta disso, muitos profissionais de uma manutenção hidráulica predial começaram a considerar o título de capitalização uma forma de investimento.

Entretanto, ele não é um meio de investir dinheiro, e embora possa ser um bom negócio, não deve ser levado como um substituto de poupança ou outros fundos de investimento, fazendo com que você consiga entender se vale a pena comprar um título de capitalização.

O primeiro aspecto que deve ser considerado é o funcionamento desse modelo como um todo. Quando você compra um título de capitalização, parte desse valor é destinado para o sorteio, tornando-se um montante necessário para os valores que serão entregues.

Outra parte do valor vai para a taxa de administração, que é o valor retido pela instituição financeira, em muitos casos buscando sua manutenção. Por fim, parte desse valor é usado para capitalizar o valor que você entregou.

Estes valores e taxas variam mensalmente, por isso é importante ter alguns cuidados quando você optar por comprar um título de capitalização com o rendimento de sua empresa de tratamento de piscina. Eles também oferecem prêmios em dinheiro, usando os sorteios da loteria.

Esses prêmios podem ser mensais ou de pagamento único, dependendo do modelo de capitalização que você contratou. No caso dos prêmios mensais, é importante que você esteja com os pagamentos do título em dia ou quitados para ser sorteado.

No caso da quitação antecipada, os valores ficam retidos na instituição financeira até o fim do período de vigência do título de capitalização, quando é permitido ao cliente realizar o resgate de qualquer valor que esteja no título.

A entidade que regula os títulos de capitalização é a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que determina quais agentes serão credenciados para a comercialização desse tipo de item, que normalmente fica a cargo de bancos.

Eventualmente alguma empresa especializada em títulos de capitalização acaba surgindo no mercado, normalmente oferecendo um serviço mais regionalizado, o que aumenta as chances dos contratantes de vencer alguma das premiações com o salário de seu emprego produzindo bolsa térmica fitness.

Esse órgão regulamentador garante que todos os responsáveis por títulos de capitalização mantenham sua estrutura de acordo com as normas e regras estipuladas pelo Código de Defesa do Consumidor, garantindo uma estrutura mais segura para os consumidores.

Em alguns casos, o título de capitalização pode até mesmo servir como uma maneira de substituir um fiador ou um seguro-fiança em um processo de aluguel de imóvel, dando mais liberdade para o inquilino.

Neste caso, quando os trâmites do aluguel são estruturados, o morador que está alugando adquire um título de capitalização como garantia no valor que seja estipulado em acordo de todas as partes envolvidas no processo.

Então o morador assina um termo de compromisso, no qual alega que o valor do título de capitalização será destinado ao proprietário no caso de atrasos no pagamento ou em danos estruturais no imóvel.

Depois que o contrato termina, se não houver nenhuma pendência, o inquilino que trabalha como auxiliar de limpeza terceirizada pode resgatar o valor integral do título de capitalização, garantindo um processo mais fácil, rápido e sem tanta burocracia.

Como funciona um título de capitalização?

Embora muitas instituições financeiras trabalhem com títulos de capitalização e frequentemente façam propaganda como uma forma de investir seu dinheiro, existem alguns pontos que devem ser levados em conta quando você pensa em usar essa ferramenta.

Dessa maneira, você identifica se aplicar seu dinheiro nesse modelo é o ideal para você, ou se é possível procurar recursos em outras fontes mais interessantes para obter um retorno melhor de seu dinheiro conseguido com a venda de insumos químicos para indústria cosmética.

Esses títulos de capitalização funcionam mais ou menos da mesma forma, e para entrar nesse tipo de empreitada você tem que estar atento a algumas de suas características, assim como:

  • Formas de pagamento;
  • Rendimentos;
  • Sorteios;
  • Premiação.

Por outro lado, os sorteios não acontecem em todos os momentos, por isso você deve sempre procurar mais informações sobre o título de capitalização que você deseja investir para não sair no prejuízo.

Formas de pagamento

Quando você contrata um título de capitalização, existem diferentes formatos de pagamento que podem ser realizados para você manter o direito ao benefício.

Com o pagamento único você deposita todo o valor da cota, que fica vinculado a um título pelo tempo previsto. Já o pagamento mensal, que é uma modalidade mais comum, você paga um valor menor todos os meses, normalmente descontado de sua conta corrente.

Em alguns casos em particular, é possível fazer um pagamento periódico. Nesse caso, embora sejam vários pagamentos, você define o tempo entre um e outro, dando mais liberdade e controle para suas finanças.

É importante ter em mente que existem taxas e custos que são descontados no pagamento, e por isso tentar tirar o valor antes de terminar o contrato da capitalização pode acabar fazendo você perder dinheiro para sua assessoria contábil para abertura de empresa.

Rendimentos

O rendimento de um título de capitalização em muitos casos é atrelado à taxa referencial a qual ele foi vinculado no momento da contratação, junto de uma taxa de juros pré-definida que fecha o ciclo de rendimento.

Em alguns casos, essa taxa pode ser variável, mas é comum encontrar títulos de capitalização com taxa de juros fixa. Entretanto, o rendimento dificilmente supera mesmo os menores valores de investimento.

Além disso, é preciso destacar que a rentabilidade é apenas sobre o valor que sobra depois de pagas todas as taxas e custos do título de capitalização, e não sobre o valor completo.

Por isso, muitas vezes o valor fica abaixo do que o usuário que trabalha com empresas fabricantes de painéis elétricos esperava com relação a esse tipo de ação.

Sorteios e premiações

O grande diferencial de um título de capitalização é a possibilidade de ser sorteado. Normalmente, durante todo o prazo de vigência do título, você tem a oportunidade de ganhar uma premiação em dinheiro em um período estipulado na contratação.

Esse tipo de sorteio costuma ser semanal, com base nos dados oficiais da loteria federal do Brasil. Se você conseguir ser sorteado durante esse período, a rentabilidade do título de capitalização sobe consideravelmente.

Entretanto, se passar todo o prazo de vigência sem que você receba nenhum tipo de benefício em sorteios e premiações, a rentabilidade acaba ficando muito abaixo de outros modelos de investimento, tornando-o menos interessante até mesmo que a poupança.

Vale a pena investir nesse modelo?

A verdade é que o título de capitalização não é para todo perfil de consumidor, principalmente para aqueles que desejam um investimento seguro e sem muita variação. Entretanto, ele é uma excelente escolha para quem gosta de contar com a sorte.

Muitas pessoas fazem jogos nas lotéricas para tentar ganhar uma premiação maior de dinheiro. Os títulos de capitalização, nesse sentido, são muito mais funcionais, uma vez que você pode recuperar o valor depois do período de vigência caso não tenha sido premiado.

Não levar os títulos de capitalização como ferramentas de investimento é um processo muito importante para você identificar se esse formato de negócio está de acordo com suas vontades e desejos.

O objetivo ao contratar um serviço de capitalização não é juntar dinheiro, mas sim concorrer a prêmios vantajosos de maneira similar a loteria, mas sem precisar ir a uma casa lotérica toda semana e com a garantia de retorno do valor depositado.

A maioria dos títulos de capitalização, por conta dos valores gastos com taxas e custos de manutenção, obtém um rendimento muito abaixo do esperado, quando recebem um rendimento por si só.

Em alguns casos, você retira exatamente o valor que investiu em um primeiro momento, tirando qualquer perspectiva de acúmulo de capital com esse modelo, que acaba sendo muito mais interessante para quem gosta da emoção do jogo.

As apostas são uma maneira divertida e emocionante de garantir um retorno rápido de dinheiro, e os títulos de capitalização funcionam nesse sentido muito mais do que como fonte de investimento.

Considerações finais

Os títulos de capitalização são ferramentas importantes para quem gosta de tentar a sorte no mundo financeiro, de maneira muito similar a bilhetes de loteria. Entretanto, enquanto investimento, eles acabam deixando a desejar em muitos aspectos.

Entender essa grande diferença é muito importante para que você saiba como e quando se aproximar desse produto bancário, principalmente quando esse tipo de ação for oferecida para você durante um atendimento.

Existem pessoas que preferem um investimento mais seguro e assertivo, e não há nenhum problema com isso. Portanto, aqueles que optam por títulos de capitalização devem estar conscientes de que estão apostando em sua sorte para obter lucro.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.