Saiba como funciona e como investir em NFTs

Publicado por Lucas Avila - 05/05/2022

Uma das maiores tendências dos últimos tempos é investir em NFTs. Esse novo modelo de negócios tem dado o que falar e são muitos os que se interessam por ele, mas não são todas as pessoas que realmente entendem como funcionam.

Sem mencionar que essas siglas podem confundir muito quem não é do meio, fazendo com que mais afastem do que tragam novos investidores. Portanto, é preciso ao menor ter uma noção básica sobre o que são e como funcionam os NFT’s.

Com isso em mente, o texto de hoje será focado justamente em explicar como investir nessa nova prática e como ela pode ser altamente lucrativa quando se sabe por onde começar, explorando dicas e apontando vantagens para todos aqueles que se aventuram por esse meio.

Seja a administração de um negócio de instalação de ar condicionado central ou uma grande logística, não é de hoje que o setor financeiro está procurando formas de sempre manter-se atualizado e utilizar o meio digital a seu favor.

O próprio sistema de criptomoeda, os bitcoins e a introdução do metaverso no meio digital já são ótimos exemplos de como utilizar dinheiro através da internet de modo a mudar como as empresas enxergam o mercado e como os cliente interagem com elas.

Portanto, mesmo quando utilizado para a gestão de um negócio de limpeza comercial, a verdade é que existem novos modelos chegando no mercado e que podem ser muito bem aproveitados conforme o tempo passa, mesmo que cheguem tímidos.

Um desses exemplos é o próprio tema do artigo de hoje, o NFT. O termo vem ganhando cada vez mais popularidade na internet e ele se refere diretamente a tokens, códigos numéricos que possuem um registro digital, conferindo então valores e autenticidades aos seus proprietários.

O interessante é que pode ser aplicado em automação para farmácia ou até mesmo jogos digitais, tudo irá depender da forma como a empresa utiliza os recursos disponíveis.

Esses tokens são espécies de itens colecionáveis e não podem ser reproduzidos, ou seja, o lucro vem da transferência e aquisição de grandes quantidades, sem mencionar que diferente dos bitcoins e criptomoedas, eles não podem ser trocados com outras moedas.

Para saber mais sobre o assunto, os tópicos a seguir irão reunir melhores informações sobre o tema, mostrando como os NFTs podem ser lucrativos e mesmo quando utilizados em serviços contábeis para condomínios se apresentam atuais e interessantes para o mercado.

Como funcionam os NFTs?

De forma mais simplificada, os NFTs são conhecidos como ativos digitais, ou seja, eles representam objetos do mundo real, como artes, itens de jogos eletrônicos e até mesmo músicas, sendo negociados através do mercado digital.

A diferença entre esse tipo de ativo para outros é que ele é não fungível. Em outras palavras, seu valor é muito subjetivo. Uma cédula no valor de R$100 pode ser trocada por outras com valores menores, já um NFT não, parecido muito com quadros de arte e até mesmo músicas.

Uma camisa brim uniforme preço pode ser um NFT dependendo de como a empresa trabalhá-lo na internet, porém, em resumo, podemos citar algumas características desses tokens que são muito bem definidas, como:

  • São transferidos apenas entre si;
  • Não podem ser substituídos;
  • São armazenados através de blockchain;
  • Possuem alta lucratividade;
  • Muita autenticidade ao proprietário.

Em outras palavras, é possível concluir que os NFTs são itens que podem ser, na prática, altamente transferidos entre pessoas para gerar lucros no momento das vendas. Por ser insubstituíveis, gera um alto valor de negociação e gera interesse ao produto.

Pensemos então em, por exemplo, um negócio focado em análise de produtos alimentícios que começa a investir no NFT. Ela pode se apropriar de itens e até mesmo receitas, dependendo do caso, e começar a investir dentro desse mercado.

Quanto a valores, cada NFT possui o seu próprio preço dentro do mercado e tudo irá depender do quanto o produto é valorizado, o quanto as outras marcas estão dispostas a investir em outros ativos.

Investindo nos NFTs

Agora que já entendemos um pouco melhor o que são os NFTs e como podem ser utilizados a favor do seu negócio, chegou o momento de compreender como investir neles e o que é preciso para conseguir isso.

O primeiro grande passo é entender qual é o lugar ou o espaço no qual a sua empresa está atualmente no mercado pois, mesmo quando pensamos em negócios que utilizam inventário físico ativo imobilizado, é preciso estudar bastante e entender qual a utilidade e o diferencial que sua empresa trará com o NFT no segmento de mercado em que está.

Os criadores de conteúdo são o grupo de profissionais que, no momento, melhor se adaptaram e mais tem conseguido trabalhar com os tokens, mas não necessariamente apenas eles conseguem entrar nessa onda.

Para investir no NFT é preciso primeiro ter um conhecimento básico sobre blockchain, que é um sistema que armazena diversas informações em lotes por vários computadores. Assim, fica mais fácil compreender de forma técnica o funcionamento do NFT.

O segundo grande passo é estudar plataformas especializadas nas transferências. Assim como uma fábrica estuda bastante qual controlador de acesso empresas usar, você também precisa fazer isso antes de começar a investir nessa prática.

Isso porque, o lucro está na autenticidade e propriedade do colecionável, ainda sim é um sistema baseado em transações. Consequentemente, elas devem ser feitas da forma mais segura e monitorada quanto for possível.

Para se obter o NFT é preciso ter criptomoedas para poder pagar o seu preço e, caso não se tenha disponível, a empresa ou pessoa precisará comprar para conseguir adquirir o token. 

Assim, com as instituições financeiras corretas, os valores são transferidos para carteiras digitais e auxiliam na velocidade e otimização das transferências bancárias. Apenas se atente a taxa denominada GAS, que deve ser acordada antes da transferência dos NFT.

As vantagens de investir em NFT

Por fim, mas não menos importante, chegou o momento de compreender quais as vantagens de se investir em NFT, afinal, como tudo no mundo dos negócios, é preciso ter algum benefício, seja a curto, médio ou longo prazo, e que valha a pena em algum nível para o negócio.

Sendo assim, confira nos tópicos a seguir alguns desses benefícios.

01 – Rentabilidade alta

O primeiro grande benefício que todos aqueles que investem em NFT conseguem aproveitar é a rentabilidade, afinal, dependendo do preço do ativo, é possível fazer grandes negócios envolvendo eles.

Essa prática é muito inovadora principalmente para músicos e artistas, afinal, é uma maneira de remunerar e incentivar conteúdos diferenciados, atendendo a diversos públicos e conteúdos que existem pela internet a fora.

Portanto, todo tipo de negócio consegue encontrar tanto NFTs que ajudem e tenham relação com a sua organização quanto investir em algo diferente apenas para conseguir uma rentabilidade alta.

02 – Introdução ao futuro

Por os NFTs serem tão diversificados e atraírem tantos públicos diferentes, é possível ganhar bastante experiência no ramo e atender a uma grande variedade de pessoas. 

Outro ponto a ser mencionado é como a internet abriu as portas para tudo isso, desde as criptos, até o NFT e a carteira digital.

Em outras palavras, ele é a porta para o futuro. Quanto mais a tecnologia e a internet avançam, cada vez mais esses conceitos se desenvolvem; o próprio metaverso é o futuro e todos investem nele, o NFT não é diferente nesse aspecto.

03 – Autenticidade do ativo

Sabemos que o token oferece um certificado de autenticidade a obra e, portanto, isso faz com que sejam muito valorizados e buscados. Mesmo um ativo que no momento seja barato pode valorizar e muito com o passar dos anos.

Para exemplificar melhor, pensemos em quadros de artistas que, tempos após serem feitos, muitas vezes até depois da morte dos autores, valorizam e muito e diversas galerias de arte, críticos e entusiastas buscam adquiri-los a preços altíssimos.

Embora ainda estejamos dando os primeiros passos com o NFT, em alguns anos estará muito mais consolidado como todo o sistema funciona, mostrando como tudo funcionará através da internet, ou pelo menos a grande maioria das coisas.

Considerações finais

O texto de hoje mostrou o que são os NFTs, como eles funcionam e como investir nessa nova tendência no mercado, abordando algumas vantagens de utilizá-los e explorando seus conceitos, aplicações e características.

É bastante interessante que muitas empresas invistam nesse momento enquanto o mercado ainda está se aquecendo, conseguindo adquirir tokens de ativos que ainda não foram muito valorizados e que possuem alta rentabilidade.

Utilize esse artigo como orientação e estude o máximo que puder para garantir um conhecimento vasto sobre o assunto e aplicar em sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.