Glossário

Glossário com os principais termos sobre POS

ADQUIRENTES: Empresas licenciadas pelas bandeiras de cartões de crédito e débito para distribuir máquinas que possam aceitar esses cartões. Os adquirentes analisam e aceitam ou não estabelecimentos (online ou offline) como clientes, após uma análise junto aos bancos, instituições financeiras e afins.

BANDEIRA DE CARTÃO: Instituições que definem os prazos, limites e as regras para o uso do cartão. São também responsáveis, da mesma forma, por intermediar a relação envolvendo o usuário e a administradora do cartão de crédito. Exemplos de bandeiras são Visa e Mastercard.

CARTÃO: Meio de pagamento eletrônico que possibilita o portador adquirir bens e/ou serviços nos estabelecimentos credenciados e realizar saques de dinheiro em equipamentos eletrônicos habilitados.

CHARGEBACK: Quando o portador do cartão de crédito contesta e não autoriza as despesas expressas no extrato enviado pelo banco emissor do cartão de crédito. Como em transações online não existe o recibo de compra com a assinatura do cliente, a transação é automaticamente estornada. Entretanto se o produto/serviço já tiver sido entregue, o prejuízo será integralmente coberto pelo Estabelecimento.

EMISSOR: Entidade (normalmente um banco) responsável pela relação com o portador do cartão de pagamento, quanto à habilitação, identificação e autorização. Do mesmo modo, responsável também pela liberação de limite de crédito ou saldo em conta corrente, fixação de encargos financeiros, cobrança de fatura e definição de programas de benefícios.

ESTABELECIMENTO: Loja ou qualquer empresa que aceite cartões como forma de recebimento e que atinja as qualificações requeridas por uma adquirente. Pode ser por exemplo um restaurante, um comércio, uma academia, entre outros.

SUBADQUIRENTES: Empresas intermediadoras dos pagamentos entre todas as partes envolvidas, sendo responsáveis por direcionar todos os dados e estatísticas das transações comerciais ao adquirente e cobrir aquilo que é para ser recebido pelo lojista. As subadquirentes são escolhas interessantes, pois são parceiras de uma infinidade de adquirentes, o que garante uma diversidade de opções de pagamento aos clientes.

PIN PAD: É o leitor de cartões de crédito, débito e serviços que é utilizado com uma solução TEF para realizar suas vendas, ao passar ou inserir o cartão do seu cliente. Assim também é nesse equipamento que o cliente digita a senha e aprova o pagamento.

POS: Sigla para “Point of Sale”. Terminal eletrônico (maquininha de cartão) que efetuará a leitura do cartão de débito e crédito para que a compra seja efetuada.

TAXA DE DESCONTO: Taxa retida pelo adquirente quando do pagamento ao estabelecimento, referente primeiramente à prestação de serviços de captura, mas também aos serviços de transmissão, processamento e liquidação financeira das transações realizadas. Corresponde a um percentual ou uma tarifa aplicada sobre o valor da transação.

TEF: Sigla para “Transferência Eletrônica de Fundos”. Solução de pagamento eletrônico para estabelecimentos comerciais via cartões que realiza a gestão dos pagamentos eletrônicos integrada com a solução de automação comercial da loja.

Quer saber mais? Fale conosco!

Esperamos ter ajudado a lhe explicar sobre soluções de pagamento com o glossário com os principais termos sobre POS

Close Bitnami banner
Bitnami