Visão Geral

O que é a máquina de cartão?

A Maquininha de cartão, também chamada de máquina POS ou simplesmente POS, é uma tecnologia de meio de pagamento que tem contribuído para facilitar a vida das pessoas e dos negócios. Ela permite realizar a compra de produtos ou serviços sem o uso de dinheiro efetivo, trabalhando de forma online com acesso via wi-fi ou chip de dados de celular. A grande maioria das máquinas de catrtão do mercado aceitam cartões de crédito ou débito de maneira simples, rápida e segura. Existem máquinas que também aceitam os chamados “vouchers”, que são os vales alimentação por exemplo.

Máquina de cartão

Quais os tipos de máquina de cartão?

Existem alguns tipos de máquinas de cartão. A terminologia POS, muito utilizada para se referir às maquinas de cartão, é apenas um dos tipos existentes:

POS: O tipo de máquina mais comum que funciona conectada a uma linha telefônica e imprime nota sem necessitar uma impressora ou outro aparelho externo. Na grande maioria das vezes esse tipo de máquina aceita a maioria das bandeiras de crédito e débito.

POS Wireless: Quase igual ao POS, mas funciona com um modem wi-fi interno.  É inidicada onde a qualidade do sinal do wi-fi é satisfatória. Um sinal wi-fi fraco, pode comprometer a utilização da máquina e impedir que você aceita pagamentos através dela.

POO: Modelo bastante útil para estabelecimentos que precisam de mobilidade da máquina, como deliveries, taxistas, autônomos, garçons, etc.. É a máquina que vai até o cliente e não o contrário. Hoje é o tipo mais comum de máquinas do mercado. Como são equipadas com um chip de celular é importantíssimo escolher uma operadora de telefonia que ofereça um sinal satisfatório.

Aqui vale um comentário, já existem máquinas que trabalham tanto com linha telefônica celular, através de chip interno, quanto com modem wi-fi interno.

TEF: Não se trata de uma máquina mas de um sistema via internet ou conectada a um computador que realiza a mesma finalidade de receber pagamentos. Utilizando links dedicados a TEF permita que se trabalhe simultaneamente com outros programas, como os de emissão de notas fiscais por exemplo. Uma grande vantagem é que este modelo pode trabalhar com mais de uma empresa e o próprio sistema identifica qual a melhor opção para o estabelecimento obter as melhores taxas. É normalmente utilizada por empresas que possuem diversos caixas ou muito fluxo de clientes, como supermercados e postos de gasolina por exemplo.

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma maquininha de cartão no meu negócio?

Existem várias vantagens em se ter uma máquina de cartão para seu negócio e aceitar esse tipo de pagamento. As principais são:

  • – Segurança já que não é necessário trabalhar com dinheiro em espécie
  • – Confiabilidade por parte dos clientes
  • – Possibilidade de aceitar crédito, débito e vouchers
  • – Facilidade com troco
  • – Aumento de vendas por conta da aceitação de um novo meio de pagamento
  • – Menor risco de inadimplência quando se comparada ao cheque
  • – Possibilidade de se agregar outros serviços como recarga de celular por exemplo.

E as desvantagens, existem?

  • – Burocracia de algumas máquinas para aquisição.
  • – Custos por vezes confusos de se entender
  • – Taxas por vezes altas em relação ao mercado

Como vimos, existem muito mais vantagens do que desvantagens em adotar a máquina de cartão no seu negócio.

Close Bitnami banner
Bitnami