Contas digitais já vinham se tornando populares nos últimos anos com o surgimento de muitas fintechs e instituições bancárias. De acordo com um estudo o número de bancos digitais cresceu 147% entre 2017 e 2018.
Já em 2019, a participação dos bancos tradicionais era de 52% e dos digitais, 48%. Em 2020 essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando a fatia de 52% do mercado.
Mas afinal, o que significa conta digital? Quais as vantagens em em relação a contas tradicionais?
O que é conta digital?
Uma conta digital é uma conta bancária para realizar transações e movimentar suas finanças pela internet através de aplicativos ou sites, sem a necessidade de ir até um banco presencialmente.
Como as contas digitais são mais simples, elas tendem a ser mais baratas, pois não há cobranças de tarifas de manutenção ou pacote de serviços tradicionais.
De acordo com o Banco Central, as contas de digitais são importantes para a inclusão financeira e para reduzir o número de consumidores “desbancarizados”. Ou seja, aqueles que não tem acesso ao sistema bancário tradicional.
Qual a diferença de uma conta digital?
As contas digitais são muito parecidas com as tradicionais e possuem diversos serviços como:
- Pagamentos de contas;
- Depósito;
- Transferências (DOC, TED e PIX);
- Saques gratuitos (normalmente, utilizando os caixas eletrônicos da Rede 24 Horas);
- Recarga de celular;
- Transações utilizando cartões de débito ou crédito.
Importante lembrar destacar que no caso dos cartões, cada banco decide o que irá oferecer: apenas débito para movimentação do saldo em conta, ou cartão de crédito. E sim, a liberação de limite depende de análise que, normalmente, é realizada no momento da abertura da conta digital ou com o tempo de uso da conta.