Contas e bancos

Dicas para melhorar o relacionamento com o banco da sua empresa

Open-a-bank-account01_16e93161517_medium
  • Introdução sobre como melhorar o relacionamento com o banco da sua empresa
  • I. A importância do relacionamento com o banco
  • II. Conheça os meios de comunicação disponíveis
  • III. Aproxime-se do seu gerente
  • IV. Avise sobre investimentos com antecedência
  • V. Mantenha pagamentos de taxas e empréstimos em dia
  • Conclusão

Introdução

Ei, você aí, dono de empresa! Já parou para pensar na importância que o seu banco tem para o sucesso do seu negócio? Pois é, muita gente não dá a devida atenção a esse detalhe, mas a escolha do banco e a forma como você se relaciona com ele podem fazer toda a diferença. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Vivemos em uma era digital, onde tudo está mudando rapidamente, inclusive o setor bancário. Os bancos digitais estão chegando com tudo, oferecendo uma série de vantagens que os bancos tradicionais não conseguem acompanhar. Eles estão revolucionando o cenário financeiro e podem ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Mas, antes de mais nada, vamos entender uma coisa: o relacionamento com o banco não é uma via de mão única. Não basta apenas escolher um banco e abrir uma conta. É preciso cultivar e melhorar esse relacionamento, entender como o banco funciona e como você pode tirar o máximo proveito dos serviços oferecidos.

Então, se você está pronto para melhorar o relacionamento com o banco da sua empresa e potencializar o sucesso do seu negócio, continue lendo. Vamos juntos nessa jornada de descoberta e transformação. E acredite, o caminho pode ser muito mais interessante e lucrativo do que você imagina!

melhorar o relacionamento com o banco

I. A importância do relacionamento com o banco

Você já ouviu a expressão “não é o que você sabe, mas quem você conhece”? Bem, quando se trata de negócios e bancos, isso pode ser muito verdadeiro. O relacionamento com o seu banco pode ser um dos ativos mais valiosos que a sua empresa possui. E não estamos falando apenas de conseguir um empréstimo quando você precisa. Estamos falando de construir uma parceria que pode ajudar a sua empresa a crescer e prosperar.

Então, por que um bom relacionamento com o banco é tão crucial para o sucesso de uma empresa? Aqui estão algumas razões:

1. Acesso a financiamento: Em algum momento, a maioria das empresas precisará de financiamento para expandir, seja para comprar equipamentos, contratar mais funcionários ou abrir uma nova loja. Com um bom relacionamento com o seu banco, você terá mais chances de conseguir o financiamento que precisa quando precisar.

2. Melhores taxas e termos: Bancos são como qualquer outro negócio. Eles querem manter seus melhores clientes felizes. Se você tem um bom relacionamento com o seu banco, é mais provável que consiga taxas de juros mais baixas, termos mais favoráveis e até mesmo taxas reduzidas ou dispensadas.

3. Conselhos e suporte: Seu banco pode ser uma fonte valiosa de conselhos e suporte. Eles podem ajudá-lo a gerenciar o fluxo de caixa, planejar o crescimento e até mesmo aconselhá-lo sobre possíveis investimentos. Mas para isso, você precisa ter um bom relacionamento com eles.

4. Serviços personalizados: Com um bom relacionamento, seu banco pode oferecer serviços personalizados que atendam às necessidades específicas da sua empresa. Isso pode incluir tudo, desde soluções de pagamento personalizadas até serviços de gestão de caixa.

Agora, você pode estar pensando: “Isso tudo é ótimo, mas como eu construo um bom relacionamento com o meu banco?” Bem, é aí que entra a parte interessante. E é aí que os bancos digitais realmente brilham.

Os bancos digitais estão mudando a forma como nos relacionamos com o dinheiro e com os serviços bancários. Eles oferecem uma abordagem mais personalizada, mais conveniente e, muitas vezes, mais barata para os serviços bancários. E o melhor de tudo, eles estão sempre abertos, sempre disponíveis, seja no seu computador, tablet ou smartphone.

II. Conheça os meios de comunicação disponíveis

Em um mundo cada vez mais digital, a maneira como nos comunicamos com nossos bancos mudou drasticamente. Se antes estávamos limitados a visitas presenciais e telefonemas durante o horário comercial, hoje temos uma variedade de canais de comunicação à nossa disposição. E entender e utilizar esses canais pode ser um grande passo para melhorar o relacionamento com o seu banco.

Então, quais são esses canais de comunicação e como você pode usá-los para a sua vantagem? Vamos dar uma olhada:

1. Aplicativos móveis: A maioria dos bancos, especialmente os bancos digitais, oferecem aplicativos móveis que permitem que você faça praticamente tudo o que faria em uma agência, mas no conforto da sua casa ou escritório. Você pode verificar saldos, fazer transferências, pagar contas e até mesmo solicitar empréstimos. Além disso, muitos aplicativos de bancos digitais também têm recursos de chat ao vivo, onde você pode falar com um representante do banco em tempo real.

2. Internet Banking: Semelhante aos aplicativos móveis, o internet banking permite que você gerencie sua conta bancária de qualquer computador com acesso à internet. É uma ótima opção para quando você está no escritório e precisa fazer uma transação rápida.

3. Redes Sociais: Muitos bancos estão usando as redes sociais como um canal de comunicação com seus clientes. Seja através de mensagens diretas ou postagens públicas, você pode usar as redes sociais para fazer perguntas, resolver problemas ou até mesmo dar feedback sobre os serviços do banco.

4. E-mail: Embora possa parecer um pouco antiquado em comparação com algumas das outras opções, o e-mail ainda é um canal de comunicação eficaz. Muitos bancos oferecem suporte por e-mail, e é uma ótima maneira de ter uma trilha escrita de suas comunicações com o banco.

5. Telefone: Claro, ainda há o bom e velho telefone. A maioria dos bancos tem linhas de atendimento ao cliente onde você pode falar com um representante. E enquanto os bancos digitais podem não ter agências físicas onde você pode ir, muitos ainda oferecem suporte por telefone para aqueles momentos em que você precisa falar com uma pessoa real.

A chave para melhorar o relacionamento com o seu banco é entender quais canais de comunicação funcionam melhor para você e usá-los para manter uma linha aberta de comunicação com o seu banco. E lembre-se, um bom relacionamento é uma via de mão dupla. Não apenas use esses canais para resolver problemas, mas também para fornecer feedback, fazer perguntas e até mesmo para agradecer quando receber um bom serviço.

III. Aproxime-se do seu gerente

Você já ouviu a frase “Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda”? Bem, quando se trata de bancos, eu diria “Mantenha seus amigos perto e seu gerente de banco mais perto ainda”. Brincadeiras à parte, construir um bom relacionamento com o gerente do seu banco pode ser uma das coisas mais benéficas que você pode fazer para o seu negócio.

Agora, eu sei o que você está pensando: “Mas eu uso um banco digital, eu nem tenho um gerente de banco!” Bem, você pode se surpreender. Muitos bancos digitais estão começando a oferecer gerentes de contas dedicados aos seus clientes empresariais. E mesmo que o seu banco não ofereça, ainda há muitas maneiras de construir um bom relacionamento com a equipe de atendimento ao cliente do seu banco.

Então, como você pode se aproximar do seu gerente de banco (ou da equipe de atendimento ao cliente do seu banco digital)? Aqui estão algumas dicas:

1. Seja proativo: Não espere até que você tenha um problema para entrar em contato com o seu banco. Seja proativo e faça check-ins regulares. Isso pode ser tão simples quanto um e-mail rápido para dizer oi e ver se há alguma atualização que você deve estar ciente.

2. Seja transparente: Seja honesto sobre os desafios e sucessos do seu negócio. Quanto mais o seu banco entender sobre o seu negócio, melhor eles poderão ajudá-lo.

3. Seja respeitoso: Lembre-se, o gerente do seu banco ou a equipe de atendimento ao cliente são pessoas também. Trate-os com o mesmo respeito e cortesia que você gostaria de receber.

4. Seja um bom cliente: Isso pode parecer óbvio, mas ser um bom cliente vai longe. Isso significa pagar suas contas em dia, manter um saldo saudável e usar os produtos e serviços do seu banco.

Agora, como um bom relacionamento com o gerente do seu banco pode beneficiar a sua empresa? Bem, aqui estão apenas algumas maneiras:

1. Acesso a melhores produtos e serviços: Se o seu banco vê que você é um bom cliente, eles estarão mais propensos a oferecer-lhe seus melhores produtos e serviços.

2. Acesso a financiamento: Como mencionamos antes, um bom relacionamento com o seu banco pode facilitar o acesso ao financiamento quando você precisar.

3. Suporte personalizado: Um bom gerente de banco pode oferecer suporte personalizado e conselhos que são especificamente adaptados às necessidades do seu negócio.

4. Resolução de problemas mais rápida: Se você tem um bom relacionamento com o seu banco, é provável que quaisquer problemas ou questões que surjam sejam resolvidos mais rapidamente.

IV. Avise sobre investimentos com antecedência

Você já ouviu a expressão “prevenir é melhor que remediar”? Bem, quando se trata de bancos e negócios, essa frase nunca foi tão verdadeira. Comunicar ao seu banco sobre futuros investimentos com antecedência pode ser uma das melhores estratégias para garantir que tudo corra bem.

Mas por que é tão importante avisar o banco sobre futuros investimentos com antecedência? Aqui estão algumas razões:

1. Planejamento financeiro: Ao informar o banco sobre futuros investimentos, você permite que eles ajudem no planejamento financeiro. Eles podem oferecer conselhos sobre a melhor maneira de estruturar o investimento, sugerir produtos ou serviços que possam ser úteis, ou até mesmo ajudar a garantir que você tenha o financiamento necessário disponível quando precisar.

2. Evitar surpresas: Ninguém gosta de surpresas quando se trata de dinheiro, especialmente os bancos. Ao informar o banco sobre futuros investimentos, você pode ajudar a evitar qualquer surpresa que possa surgir. Isso pode incluir coisas como grandes retiradas que poderiam levar a taxas de saldo mínimo, ou grandes depósitos que poderiam levar a perguntas sobre a origem dos fundos.

3. Construir confiança: Informar o banco sobre futuros investimentos também ajuda a construir confiança. Mostra ao banco que você é um cliente responsável e que está gerenciando seu negócio de maneira eficaz. Isso pode levar a um relacionamento mais forte e mais produtivo com o banco.

4. Aproveitar oportunidades: Finalmente, ao informar o banco sobre futuros investimentos, você pode ser capaz de aproveitar oportunidades que de outra forma poderia perder. Por exemplo, o banco pode ser capaz de oferecer uma taxa de juros mais baixa em um empréstimo, ou pode ser capaz de sugerir um produto ou serviço que você não estava ciente de que poderia beneficiar o seu negócio.

Então, como você pode comunicar futuros investimentos ao seu banco? Aqui estão algumas dicas:

1. Seja proativo: Não espere até o último minuto para informar o banco sobre um futuro investimento. Assim que souber que um investimento está no horizonte, informe o banco.

2. Seja claro: Certifique-se de que o banco entenda o que você está planejando. Isso inclui o quanto você planeja investir, quando o investimento ocorrerá e o que você espera alcançar com o investimento.

3. Seja aberto a conselhos: Lembre-se, o banco é seu parceiro. Eles têm muita experiência e conhecimento que podem ajudá-lo a fazer o melhor investimento possível. Esteja aberto aos conselhos que eles têm a oferecer.

V. Mantenha pagamentos de taxas e empréstimos em dia

Vamos falar sobre uma coisa que todos nós sabemos que é importante, mas que às vezes pode ser difícil de gerenciar: manter os pagamentos de taxas e empréstimos em dia. Parece simples, certo? Mas todos nós sabemos que, quando você está gerenciando um negócio, as coisas podem ficar um pouco complicadas. No entanto, manter esses pagamentos em dia é crucial para manter um bom relacionamento com o seu banco.

Então, por que é tão importante manter esses pagamentos em dia? Aqui estão algumas razões:

1. Evitar taxas de atraso: Esta é provavelmente a razão mais óbvia. Atrasar os pagamentos pode resultar em taxas de atraso, o que pode adicionar, portanto, um custo extra desnecessário para o seu negócio.

2. Manter um bom crédito: Manter os pagamentos em dia ajuda a construir e manter um bom crédito. Isso pode ser especialmente importante se você planeja solicitar mais financiamento no futuro.

3. Construir confiança com o banco: Fazer pagamentos em dia mostra ao banco que você é um cliente confiável. Isso pode levar a um melhor relacionamento com o banco e potencialmente a melhores termos e condições no futuro.

4. Evitar problemas de fluxo de caixa: Manter os pagamentos em dia ajuda a evitar problemas de fluxo de caixa. Se você atrasar os pagamentos, pode acabar em uma situação em que tem vários pagamentos grandes de uma só vez, o que pode causar problemas de fluxo de caixa.

Então, como você pode garantir que está mantendo os pagamentos de taxas e empréstimos em dia? Aqui estão algumas dicas:

1. Automatize os pagamentos: Muitos bancos oferecem a opção de automatizar os pagamentos. Isso significa que o pagamento será retirado automaticamente da sua conta no dia em que for devido. Isso pode ser uma ótima maneira de garantir que você nunca perca um pagamento.

2. Mantenha um calendário de pagamentos: Outra boa estratégia é manter um calendário de pagamentos. Isso pode ser tão simples quanto um lembrete no seu telefone ou um item em uma lista de tarefas.

3. Mantenha um fundo de reserva: Ter um fundo de reserva pode ser uma ótima maneira de garantir que você sempre tenha dinheiro disponível para fazer os pagamentos quando eles forem devidos.

4. Comunique-se com o banco: Se você acha que pode ter problemas para fazer um pagamento, a melhor coisa a fazer é comunicar-se com o banco o mais rápido possível. Dessa forma, eles podem ser capazes de trabalhar com você para encontrar uma solução.

Conclusão

E aí está, pessoal! Nós cobrimos bastante terreno hoje, não é mesmo? Mas acredite em mim, cada palavra valeu a pena. Porque quando se trata de negócios, um bom relacionamento com o seu banco pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Nós falamos sobre a importância de um bom relacionamento com o banco e como isso pode impactar o sucesso do seu negócio. Discutimos, além disso, a importância de conhecer os diferentes canais de comunicação disponíveis e como utilizá-los efetivamente. Também falamos sobre a importância de se aproximar do seu gerente de banco (ou da equipe de atendimento ao cliente do seu banco digital) e como isso pode beneficiar o seu negócio.

Além disso, discutimos a importância de comunicar futuros investimentos ao seu banco com antecedência e como isso pode ajudar a evitar surpresas e aproveitar oportunidades. E, finalmente, falamos sobre a importância de manter os pagamentos de taxas e empréstimos em dia e como isso pode ajudar a construir confiança com o banco e evitar problemas de fluxo de caixa.

Mas, acima de tudo, espero que você tenha percebido que, independentemente de você estar trabalhando com um banco tradicional ou um banco digital, o mais importante é que você tenha um bom relacionamento com o seu banco. Porque no final do dia, o seu banco é mais do que apenas um lugar para guardar o seu dinheiro. É um parceiro que pode ajudar o seu negócio a crescer e prosperar.

Então, se você ainda não experimentou os benefícios de um banco digital, talvez seja hora de dar uma chance. Com a facilidade de comunicação, a variedade de serviços e a capacidade de fazer tudo do conforto do seu próprio escritório (ou casa!), um banco digital pode ser exatamente o que a sua empresa precisa para levar o seu relacionamento bancário para o próximo nível.

Então, por que não dar o próximo passo e abrir uma conta em um banco digital hoje? Você pode se surpreender com o quanto isso pode melhorar o relacionamento com o seu banco e o sucesso do seu negócio. E lembre-se, no mundo dos negócios, um bom relacionamento é a chave para o sucesso. Então, vamos lá, dê o próximo passo e comece a construir esse relacionamento hoje mesmo!

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!