Financiamento imobiliário

Veja quais são os melhores fundos imobiliários do momento

conexao

O mercado de investimentos conta com diversas opções, sendo isso algo bastante positivo, mas que pode trazer algumas dúvidas para quem não possui familiaridade com a área e está buscando mais sobre os melhores fundos imobiliários.

Tal procura busca principalmente compreender o cenário de investimentos que pode ser visto ao redor do mercado de imóveis, tratando-se uma área que continua tendo um grande valor na sociedade, tanto na área residencial como para as propriedades de valor comercial.

E quando falamos sobre o cenário de investimentos, é importante compreender um pouco sobre a sua identidade dinâmica, na qual diversas mudanças vão ocorrendo com o tempo, até mesmo como uma consequência das transformações que acontecem na sociedade.

Estar atento a isso é importante então não apenas para quem gerencia um negócio, tal como uma empresa de terraplanagem em São Paulo ou de qualquer outro perfil, mas também para uma pessoa individual passar a reconhecer sobre o que ocorre ao redor.

Muitas vezes pode ser mais fácil para alguém buscar investir em algo que já faça parte da sua realidade, seja por um interesse pessoal na área ou por um receio em conhecer outros mercados, o que pode acabar colocando alguém longe de certas oportunidades maiores.

É por causa disso que muitas vezes quem busca entrar nesse cenário de investimentos costuma recorrer ao auxílio de profissionais com experiência na área, para assim encontrar oportunidades que podem fazer o seu rendimento crescer de forma além do esperado.

Contar com uma ajuda externa é importante principalmente para quem gerencia um negócio, indicando assim a importância de uma companhia em lidar com um serviço de consultoria fiscal e tributária, de forma a gerenciar melhor seus negócios e investimentos.

Diante de tudo isso é importante então conhecer a fundo sobre esse cenário de aplicações, para compreender que até mesmo um segmento de altas possibilidades no mercado, como ocorre com a área de imóveis, pode contar também com suas variações mais específicas.

E ao falar particularmente sobre isso existem várias maneiras de se investir no cenário imobiliário, sendo indicado conhecer uma aplicação que possui um grande destaque no mundo, sendo esse o caso dos chamados fundos imobiliários.

Sobre o que se tratam os Fundos Imobiliários?

Popularmente conhecidos como FIIs, sigla para Fundo de Investimento Imobiliário, esses artigos financeiros se tratam de uma moeda de investimento que pode ser utilizada junto ao mercado de imóveis, aplicando assim uma maneira flexível de se aplicar nesse contexto.

Esses fundos podem se resumir como um grupo formado por diversos indivíduos que passam a investir na compra, venda e aluguel de um conjunto de propriedades, sejam casas, apartamentos ou prédios. Tudo de acordo com o uso desse tipo de imóvel.

Entre os modelos mais populares que podem ser vistos quando se trata do investimento a ser feito em cima dessas imóveis é possível destacar opções como:

  • Shopping centers;
  • Prédios comerciais;
  • Galpões;
  • Redes de ensino;
  • Hospitais.

Uma grande variedade de cenários que pode ser importante tanto para uma loja de artigos decorativos quanto para as funções de empresas de elevadores, pois independentemente do seu segmento, todo negócio precisa de um ponto único para fazer os seus negócios.

É graças a essa necessidade que o campo imobiliário possui um valor tão importante no mundo dos negócios, justificando assim a criação de um fundo de investimentos criado para responder unicamente aos interesses de quem está em busca de uma propriedade.

Quando se fala sobre os lucros que podem partir desse tipo de investimento é possível citar a renda que surge do valor do aluguel de um imóvel. Com tais rendimentos sendo divididos entre todos aqueles que participam desse fundo, sendo chamados de cotistas.

Outra maneira de lucrar nesse fundo é por meio da venda e compra de cotas. Tal como ocorre no mercado de ações, quando o período de altas vendas na Páscoa pode fazer com que os títulos comerciais de um fabricante de chocolate conquistem um maior valor.

Esse rendimento flexível da venda de cotas junto a uma estabilidade que parte do recebimento dos aluguéis faz com que esse seja um dos fundos mais interessantes de se investir atualmente no mercado, principalmente por causa dos seus benefícios.

Vantagens de investir em FIIs no lugar de imóveis

Contando com o próprio cenário que foi apresentado, existem vantagens claras em se investir na área de imóveis, principalmente por causa da necessidade da sociedade por esse tipo de patrimônio, tratando-se de um mercado que cresceu até mesmo na pandemia.

No entanto, existe uma certa instabilidade como na desvalorização de um imóvel que pode fazer da venda dessas propriedades sofra grandes impactos financeiros. Diante disso, uma opção mais segura de se investir na área acabam sendo os fundos imobiliários.

Inclusive, o crescimento desse tipo de fundo está ligado em parte às vantagens que podem ser alcançadas, principalmente se comparado aos investimentos diretos em um imóveis. Entre alguns desses benefícios é possível destacar:

  • Baixo custo;
  • Apoio de uma gestão profissional;
  • Diversificação de investimentos;
  • Menor burocracia.

Tudo isso faz com que tanto para um investidor individual como para quem comanda um centro de usinagem CNC e busca variar as aplicações do seu negócio encontrar no cenário dos fundos imobiliários o melhor campo, tudo graças aos benefícios disponíveis.

Frente a isso é importante então conhecer quais são os melhores fundos presentes, tudo de forma a conquistar uma variedade de aplicações para quem busca alcançar uma melhor performance quando se fala sobre o investimento a ser feito nessa área imobiliária.

Bons fundos imobiliários atuais

Para quem busca ter acesso aos benefícios citados acima através de um fundo de investimento, quando olhamos para o ramo imobiliário existem alguns em específico que conseguem se destacar, sendo alguns deles:

BPFF11 – Brasil Plural Absoluto FoF

A popularidade desse fundo vem muito do fato de ser uma carteira de investimento bastante diversa, com isso ocorrendo por se tratar de um fundo onde os seus rendimentos são resultados das aplicações feitas em outros FIIs disponíveis no mercado como um todo.

KNCR11 – Kinea Rendimentos Imobiliários

Esse fundo é bem famoso, podendo ser conhecido por alguém ainda de pouco experiência na área de investimentos como também por quem atua comandando um serviço de injeção de plástico na indústria e está em busca de uma aplicação segura.

O reconhecimento desse fundo está associado também a sua manutenção entre as primeiras posições disponíveis entre as corretoras que lidam com esse ramo imobiliário.

BRCO11 – Besco Logística

Esse é um fundo indicado para quem busca por um investimento mais específico, lidando então com imóveis de alto valor, o que envolve tanto a natureza desses imóveis, como mansões e prédios comerciais, assim como a sua localização em áreas nobres da cidade.

Diante dessas opções, assim como uma fábrica pode necessitar do uso de uma hélice para torre de resfriamento para manter seus negócios funcionando, um investidor precisa então conhecer itens essenciais para se chegar às melhores aplicações nessa área.

Como escolher o melhor tipo de fonte

Após conhecer quais são os FIIs de melhor opção no mercado, é preciso então saber como investir nessa área, o que inclui a decisão sobre qual pode ser a melhor saída no que envolve o investimento em um fundo imobiliário, o que inclui:

Escolha de uma boa gestão

Diversas são os fundos disponíveis na área de imóveis, cada um contando com um time de gestão responsável por manter em alta o valor de investimento de cada opção, sendo importante reconhecer a experiência de cada um para fazer sua decisão na área.

Valor das cotas

Para aumentar seu rendimento a sua aplicação terá também que ser maior. Nesse sentido é importante estar atento ao valor das cotas disponíveis no mercado imobiliário, facilitando a escolha de um que converse também com a realidade desse investidor.

Junto a isso se destaca o índice de liquidez dessas ações, sendo um resultado de todas as transações feitas em cima de qualquer tipo de investimento.

Objetivos e perfis de risco

Por fim se destacam as características de cada fundo, assim como o perfil de risco de cada investimento, indicando assim a escolha por uma opção que garanta uma melhor performance financeira, tal como o uso de um software licenças microsoft office no comércio.

Observar esses pontos é algo que pode garantir um melhor investimento a ser feito nos fundos imobiliários, principalmente no ano de 2023, onde existem diversas projeções positivas para o cenário, sendo resultado da esperada baixa da taxa de juros no mercado.

Ao menos é o que informa o relatório Focus, um boletim divulgado pelo Banco Central responsável por fazer projeções no mercado. Existe uma expectativa positiva sobre os fundos de investimentos no ano, com um destaque para aqueles do ramo de imóveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!