O consórcio é formado por grupos de consumidores que desejam adquirir um mesmo tipo de bem ou serviço. É como se fosse um grupo de pessoas poupando juntos para comprar algo.
A partir do preço do bem ou serviço desejado pelo grupo, é estipulado o valor de cada cota, que também envolve uma taxa de administração (inferior à taxa de juros) usada para remunerar a empresa administradora.
Nesse caso específico, o bem desejado é o caminhão.
Os participantes pagam suas parcelas mensalmente e podem receber a carta de crédito para a compra do veículo logo no início do consórcio, bem como no fim do plano ou, claro, ao longo do período de parcelamento.
Tal fato depende da ocorrência dos sorteios ou de ter um lance aprovado nas assembleias.
Escolhendo pelo consórcio, portanto, a empresa consegue investir e ao mesmo tempo preservar seu capital de giro!
Isso é bastante importante quando a estratégia é expandir ou renovar a frota de veículos da empresa. Tais operações podem ser bem custosas se não planejadas.
Independentemente do tipo de compra, como um veículo ou uma frota inteira, o consórcio é uma modalidade interessante de crédito para você adquirir o seu caminhão ou sua frota de caminhões.
Ele tem como o objetivo principal facilitar a compra, seja ela para PF ou para PJ quanto ao investimento em veículos.
Diferentemente do financiamento, onde as taxas são elevadas e você paga praticamente dois bens, o consórcio você não fica dependente de um valor de entrada para começar a realizar o pagamento.
Sem juros nas mensalidades, o contrário do financiamento.
Com taxas entre 15 e 20 por cento da carta de crédito, sempre que a cota fizer o aniversário, existe o reajuste da mensalidade levando em consideração a inflação anual.
Assim, essa medida é realizada pelas administradoras de modo a impedir que a desvalorização do dinheiro comprometa o valor final da carta.
Mas não se preocupe, se o reajuste elevar o valor da mensalidade a carta de crédito também terá um valor superior quando for contemplada.
Dessa forma, os modelos de caminhão que você orçou, também ficarão mais caros com o passar dos anos. E se você for contemplado, não precisará ficar preocupado com a desvalorização do real, já que a carta de crédito faz esse reajuste automaticamente e anualmente.
A flexibilidade dessa modalidade de crédito permite que o consumidor, seja PF ou PJ, escolha o valor da mensalidade e a quantidade de parcelas.
Se houver a necessidade de reajuste, é possível entrar em contato com a administradora da carta de crédito e avaliar a possibilidade de diminuição de até 10% dos valores da carta.
Caso os valores da carta de crédito sobrem, você pode utilizá-los em até 10% para despesas burocráticas. E se mesmo assim, ainda tiver uma sobra de valores na carta, você poderá quitar parte do saldo devedor ou até mesmo sacar o valor.
O consórcio de caminhões é como um consórcio comum, só que com uma carta de crédito com um valor bem mais elevado. Além disso, o ideal é que antes de escolher o parceiro aqui no Conexão Financeira, você já tenha em mente os valores que serão destinados a sua carta de crédito e o teto das parcelas.
Lembre-se sempre, que apesar de não ser um financiamento, há a necessidade de compromisso com as parcelas. e caso você queira ter o bem com mais rapidez, dar lances pode te ajudar.
A primeira vantagem de fazer um consórcio de caminhões com um parceiro de Conexão Financeira é a variedade de programas para a aquisição do seu caminhão. Com o parceiro certo, você é livre para escolher o limite de crédito desejado.
Investir em frota de automóveis, é um investimento de baixo risco, além de ser fiscalizado pelo Bacen, garantindo autenticidade nas transações e contratos.
Tudo amparado pela Lei do consórcio 11795/08, o que permite investir com transparência e segurança.
No financiamento você paga juros, no consórcio não! A única coisa que você precisa entender é que no financiamento você paga altas taxas de juros, principalmente por conta do valor.
Quanto maior é o valor do bem financiado, proporcionalmente, maior o valor final pago em juros.
No consórcio esses encargos não existem. As taxas são administradas justamente para administrar os valores e consequentemente as contemplações
No consórcio de caminhões feito pelo parceiros do Conexão Financeira você não paga juros, mas dispõe apenas da taxa administrativa. Assim, sem entrada e com possibilidade de lance, você pode ter o seu caminhão rapidamente com a sua carta de crédito.
Basta você identificar o modelo de caminhão que quer comprar, fazer uma pesquisa por conta própria e ter em mente o valor médio da carta de crédito. Tenha em mente a tabela Fipe, ou até mesmo entre diretamente em contato com os proprietários que estejam vendendo o caminhão.
Após identificar o modelo escolhido e valor basta você seguir os seguintes passos do Conexão Financeira:
A contemplação é o momento que todos esperam, é quando a pessoa física ou jurídica pode ter acesso ao bem. Contudo, para que isso ocorra é preciso ter responsabilidade quanto ao consorciado ou empresa que forneceu a carta de crédito.
Só é permitido a participação em assembléias se os pagamentos estiverem em acordo, dentro da data correta. As administradoras não permitem nenhum tipo de inadimplência que possa prejudicar o grupo do consórcio.
Só é possível ser contemplado no consórcio de duas formas, a primeira é via sorteio e a segunda é via lance.
Para ser contemplado na sua carta de crédito, é importante que a pessoa dê um lance.
Dessa forma, existem diferentes formas de fazer uma oferta para conseguir a contemplação, confira!
Lance livre precisa de no mínimo de 10 por cento da sua carta de crédito. Por exemplo, se você investir em uma carta de crédito de um caminhão de R$450 mil, o mínimo do lance deverá ser de 45 mil.
Mesmo assim, isso não significa que você será contemplado, já que se alguém der um lance maior, ela será contemplada e não você.
Esse tipo de lance depende do andamento do seu grupo. Se a administradora achar válido liberar um lance fixo ela pode pegar um percentual da carta de crédito e estipular um valor elegível.
Se houver um interessado ou vários interessados e que darão o lance, ela faz um sorteio somente com os elegíveis e contempla o bem.
Você é uma empresa de logística e não sabe o que fazer para aumentar a sua frota, ainda mais com a demanda de entregas aumentando cada vez mais?
É exatamente neste ponto que o consórcio de caminhões seria uma boa escolha. E nós do Conexão Financeira vamos te fornecer essas dicas valiosas para o seu negócio crescer e você conseguir os veículos necessários para seu negócio operar.
Se você irá adquirir um caminhão e sabe que é um investimento a longo prazo para seu negócio e que, também lhe trará resultados, avalie o tipo de veículo primeiramente e suas peculiaridades.
Assim, tendo em mente uma avaliação adequada sobre o modelo, é necessário definir quais os serviços que o caminhão irá realizar na sua empresa.
A tecnologia do veículo é algo que pode impactar diretamente na otimização da entrega ou economia de tempo e dinheiro no transporte. Por isso, os veículos atuais possuem tecnologia que geram conforto e facilidade para o motorista.
Hoje, com tantos problemas envolvendo assaltos e sequestros de caminhões por conta das cargas, os dispositivos mais modernos utilizados possuem diversos aparatos tecnológicos como:
Por isso, fazer um consórcio de caminhão pensando em veículos modernos é uma forma de investir e ao mesmo tempo valorizar a vida e a segurança de quem o dirige.
Com veículos novos o motorista tem segurança, viaja com mais rapidez e conforto. Além do mais, está comprovado que as empresas que investem na frota e fazem a renovação dos veículos, tem número de acidentes menores e menos custos com a manutenção dos caminhões.
O que gera mais confiabilidade para os clientes e para quem faz as entregas.
Você sabia que o desgaste e a depreciação do veículo afeta diretamente a produtividade e a eficiência do caminhão? Ter um veículo novo é pensar na produtividade do negócio com o intuito de melhorar a frota como um todo e diminuir despesas com a manutenção.
Empresas que utilizam frotas em suas operações geralmente vivem um dilema: terceirizar o serviço para empresas especializadas ou atuar com veículos próprios?
Segundo o Carga Pesada, a soma final dos juros de financiamento de caminhões pode chegar a 15% ao ano. Bastante elevado.
Dessa forma, o consórcio de caminhões tem sido uma ótima alternativa para solucionar o problema
Sim, fazer um consórcio de caminhões no Conexão Financeira é uma excelente opção para ampliar a frota e ter capital de giro em mãos.
Seja pessoa física ou jurídica, ambos podem solicitar um consórcio e ter sua carta de crédito.
Não! Depende do andamento do seu grupo, valores e outros. Por isso, vale entrar em contato com a administradora da carta de crédito.
É o lance de quitação. Naquele no qual o consorciado oferece o valor correspondente ao saldo devedor da sua cota ou, ainda, ao percentual máximo permitido pela administradora.
Os tipos de lance mais comuns são os fixos e livres. Mas não significa que se você der, será contemplado. Fale com a sua administradora de consórcio.
Assine a newsletter do Conexão Financeira
C6 Bank - O banco feito para sua empresa!