BaaS: saiba o que é banking as a service e sua importância

Publicado por Equipe Conexão Financeira - 12/04/2022

Existem muitos termos que ganharam força no ano de 2022, dentre eles está o Banking as a Service (conhecido também como Banco como Serviço). Por isso é importante saber o que esse termo representa. Se você está curioso, continue a leitura.

Neste artigo você entenderá essa tecnologia, que visa permitir que qualquer empresa ofereça serviços financeiros sem a necessidade de ser um banco ou instituição financeira. Com isso, consegue-se oferecer o que antes era limitado aos bancos digitais. 

Além de entender o conceito, você compreenderá o funcionamento dessa técnica, assim como seus benefícios. 

Entenda o que é o Banking as a Service?

A simplificação do termo Banking as a Service é a sigla ‘BaaS’, e pode ser compreendida como uma tecnologia que permite que empresas ofereçam produtos financeiros, independentemente do ramo de atuação. 

Esse tipo de serviço, anteriormente, era oferecido somente por bancos digitais – que realizam ações como conta digital, transferências e o uso do cartão de débito e crédito. 

Com o surgimento das fintechs, que são empresas desenvolvedoras de materiais financeiros digitais, o termo começou a crescer e tem obtido cada vez mais destaque. 

Outro termo que se popularizou é o Open Banking, que se trata de um sistema financeiro de grau aberto e permite o compartilhamento de informações entre clientes e empresas autorizadas pelo Banco Central. 

Como o Banking as a Service funciona ?

A partir de um entendimento básico sobre o conceito, vamos entender sobre o funcionamento do Banking as a Service.

Basicamente, as empresas que desejam ofertar serviços financeiros precisam estar ligadas àquelas que realizam esse tipo de serviço.

Ou seja, as empresas precisam “conversar entre si” e isso é possível por meio de Interfaces de Programação e outras integrações via aplicativo. 

Nesse sentido, podemos até destacar o uso de desenvolvedores que são utilizados para favorecer a interação entre empresa e instituição financeira.

De forma prática, sua empresa consegue realizar o desenvolvimento de alguns produtos na área financeira, sem serem um banco. Como exemplo podemos destacar supermercados que oferecem cartões de crédito para os seus clientes realizarem a compra. 

Contudo, neste caso, transações com dinheiro são feitas por um aplicativo, sem que necessariamente a empresa seja um banco. 

Quais as vantagens desse serviço para as empresas?

Quando falamos sobre esse tipo de serviço, pode surgir a dúvida acerca de quais são as vantagens que esse tipo de ação pode agregar para uma empresa. Nesse artigo, apresentaremos 4 delas:

  • Permite atrair clientes;
  • Possibilita a realização de pagamentos;
  • Torna o contato com a empresa muito mais prático;
  • Agrega um diferencial para o seu negócio;
  • Traz mais segurança para os processos realizados. 

O processo de atração de clientes deriva do Inbound Marketing, que é muito praticado na área do marketing digital e permite direcionar melhor os potenciais clientes. 

Essa é uma ação fundamental se o objetivo é atrair clientes para utilizarem os serviços financeiros de sua empresa a partir de um determinado perfil e com descontos exclusivos. 

Essa ação permite, ainda, que os pagamentos dos clientes sejam feitos de uma forma mais prática. Ou seja, o cliente pode pagar por meio de boleto, transferência, cartões e outras formas de serviços. 

A praticidade no pagamento e na facilidade de obter um cartão traz um diferencial para o seu negócio e permite que sua empresa consiga agregar tecnologia e inovação para o negócio. 

Outro aspecto que vale a pena ressaltar é a segurança que esse processo agrega tanto para a empresa, como para os clientes. 

Qual modelo escolher: BaaS ou Open Finance?

Como citamos no início do artigo, existem vários tipos de modelos realizados pelos bancos e termos que têm se popularizado na área bancária. 

O Open Finance, inclusive, é uma das soluções oferecidas pelo Baas. Dessa forma, terceiros podem utilizar aplicativos para acessar algumas funcionalidades do sistema bancário e terem essa experiência por meio de uma plataforma no ambiente online. 

Com isso, podemos concluir que o Open Banking e o BaaS permitem que soluções modernas e tecnológicas sejam implementadas, com apoio do Banco Central, o que favorece que as informações fiquem acessíveis para as organizações, a partir do consentimento de cada cliente. 

A partir disso, é possível conversar com a empresa que deseja oferecer o serviço para compreender melhor quais são os impactos dessa ação na vida do cliente e implementar as ações com mais qualidade.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.