Qual o código do Banco Caixa Econômica Federal?

Publicado por Equipe Conexão Financeira - 21/07/2022

código banco caixa econômica

Realizar transferências bancárias, pagar boletos ou fazer depósitos são atividades presentes no nosso cotidiano. É nesses momentos que precisamos ter o código do banco. Você sabe o que é esse código?

Além do código de identificação do banco, como o código de banco da Caixa Econômica Federal, outros códigos também são importantes para cuidar do seu dinheiro.

Entenda o que são esses códigos, qual é o código de banco da Caixa Econômica e como utilizá-lo para TEDs e DOCs. Continue lendo!

O que é o código de um banco?

Muitos dos códigos de banco servem para identificação da operação, tipo de conta, objetivo da operação (como uma transferência ou depósito). Todas essas informações podem ser simplificadas com códigos.

Número de identificação 

Com tantos bancos disponíveis, principalmente com o surgimento das carteiras e bancos digitais, é preciso que o sistema identifique facilmente qual banco receberá o dinheiro.

É para isso que serve o número de identificação. Assim, caso você digite incorretamente o nome do banco, se o código estiver certo, o sistema saberá qual banco é.

Esse código é identificado por três dígitos, à frente do nome jurídico do banco.

Diferença de DOC e TED

Utilizamos TED para abreviar a operação Transferência Eletrônica Disponível. É por meio dela que podemos utilizar o internet banking, por exemplo, para realizar transferências para outras pessoas.

O TED pode ser feito para operações mais práticas, com rápido recebimento pela outra parte e com um limite diário mais flexível, que pode passar de R$ 5 mil por operação.

Já o DOC é a sigla para Documento de Ordem de Crédito, com o limite de até R$ 4.999,99 por operação e o dinheiro pode levar até 24 horas para ser recebido pela outra parte.

Qual a diferença entre código COMPE e ISPB?

O ISPB (Identificador de Sistema de Pagamento Brasileiro) é o número que identifica o banco, quase como o seu RG ou CNPJ. 

Já o COMPE tem a mesma finalidade, mas é voltado somente para o Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis. Por isso ele é utilizado nos pagamentos de TED e DOC.

De forma simplificada, os códigos ISPB e COMPE da Caixa Econômica são:

  • COMPE – formado por 3 dígitos. Da Caixa Econômica Federal é: 104
  • ISPB – formado por 8 dígitos. Da Caixa Econômica Federal é: 360305

Quando usar o número da Caixa Econômica?

Com diferentes códigos para usar a sua conta da Caixa Econômica, podem surgir algumas dúvidas sobre quando utilizar cada um. Veja a seguir como funciona:

Precisa do código do Banco Caixa Econômica para PIX?

Em muitos casos, não. Com a chave Pix da pessoa em mãos, é possível fazer uma transferência instantânea, com recebimento em poucos segundos.

Porém, caso você não tenha a chave Pix, precisará dos dados como uma transferência TED normal.

Precisa do código da Caixa Econômica para transferências entre o mesmo banco?

Ao identificar que a operação será entre duas contas da Caixa Econômica, não é necessário informar o código do banco, já que o sistema já sabe qual é.

Precisa do código da Caixa Econômica para transferência da mesma titularidade?

Se for para outro banco, precisa! Embora o sistema identifique ser da mesma titularidade, é preciso informar qual banco, ou ele pode confundir e mandar para a conta errada.

Como saber o número do Banco Caixa Econômica Federal?

Encontrar o código do banco na hora de realizar uma operação bancária pode ser trabalhoso. Para te ajudar a ter esses números em mãos, salve o link desse artigo e utilize-o sempre que precisar!

Qual o código SWIFT e BIC da Caixa Econômica?

O código Swift, ou código BIC (Bank Identifier Code), é o código de identificação do banco utilizado em transferências internacionais.

No caso da Caixa Econômica Federal, o código swift é: CEFXBRSP

Sendo:

  • CEFX – Código do banco
  • BR – Código do país
  • SP – Código da localização

Ao final do código, também pode ser necessário informar o código da agência.

Qual o código IBAN da Caixa Econômica?

Além do Swift Code, o IBAN (International Bank Account Number) também é necessário para transferências internacionais.

O padrão brasileiro para o IBAN consiste em um código de 29 dígitos. Para consultar o IBAN da sua conta da Caixa Econômica Federal, é preciso consultar o internet banking ou o gerente da sua agência.

Código da Caixa Econômica para TED e DOC

O código da Caixa Econômica para TED e DOC é o mesmo do COMPE. Sendo assim, o código da Caixa Econômica Federal para TED e DOC é: 104

Qual o código da Caixa Empresa para fazer transferência?

Além do código do banco, se você precisa fazer uma transferência para uma conta PJ — da Caixa Empresa — precisará do código de operação: 003.

Para utilizá-lo, você deve informar os números na seguinte ordem:

  • Número da agência (4 dígitos);
  • Código da operação (003);
  • Número da conta (9 dígitos).

Conteúdo Relacionado:

Perguntas Frequentes (FAQ):

Qual o código da Caixa Econômica Empresa para TED e DOC?

O código da Caixa Econômica Federal para TED e DOC em contas PJ é: 104.

O que é o código do banco Caixa Econômica Federal?

O código do banco Caixa Econômica Federal é 104 para operações nacionais.

Como descobrir o código do banco Caixa Econômica Federal?

No boleto bancário, contrato com o banco; ao contatar a central de atendimento, uma agência da Caixa ou pelo aplicativo do seu banco.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.

Receber Cotação