Entenda as vantagens e para que servem os pontos de cartão de crédito

Publicado por Lucas Avila - 21/03/2022

O uso do seu cartão em suas atividades diárias pode fornecer pontos de cartão de crédito que podem ser convertidos em diversos benefícios. Hoje em dia, esses cartões são instrumentos do dia a dia das pessoas, e seu uso pode trazer vantagens e benefícios.

Para muitos usuários, os cartões de crédito são ferramentas extremamente úteis no que tange às finanças pessoais, uma vez que seu uso possibilita a postergação do pagamento em alguns dias.

Outra vantagem é o fato dele agregar a maior parte dos seus gastos em um único débito em conta ou boleto. E além dessas vantagens também é possível participar dos chamados programas ou clubes de fidelidade que são oferecidos pelas operadoras de cartão.

Assim você pode começar a acumular pontos de cartão de crédito e ter acesso a diversas bonificações. Neste artigo abordaremos esses programas de pontuação no cartão de crédito, como funcionam e como esses pontos podem ser utilizados.

O que são os programas de fidelidade?

Para entender o que são os pontos de cartão de crédito e para que servem, é importante saber do que se trata um programa de fidelidade para você pontuar quando for fazer o pagamento de um curso de comissário de bordo.

Como o próprio já nos diz, trata-se de um método de fidelização de clientes no qual são oferecidas vantagens para clientes recorrentes. Essa é uma metodologia mercantil aplicada por muitos segmentos, não somente por financeiras, mas por empresas como:

  • Companhias aéreas;
  • Bancos;
  • Empresas de cartões de crédito;
  • Redes de lojas varejistas.

A partir de seu acúmulo é possível, por exemplo, conquistar descontos em lojas parceiras, trocar por produtos, fazer o abatimento do desconto na fatura, entre outras vantagens.

O que são pontos de cartão de crédito?

Os pontos do cartão de crédito, também chamados de milhas em alguns programas de pontuação, são pontos que se acumulam na fatura toda vez que um consumidor faz uma compra com o cartão, como uma locação de veículos.

Isso significa que toda vez que você realiza compras com seu cartão de crédito, está acumulando pontos que podem ser convertidos em produtos, bens, serviços e descontos, se você estiver participando de um programa de fidelidade.

Esses são programas que existem nos mais diversos países do mundo, sendo que cada operadora conta com regras específicas para as determinações de seus programas de fidelidade. 

Para que servem os pontos de cartão de crédito?

Os pontos acumulados no seu cartão de crédito podem ser trocados por diversos benefícios de acordo com o programa de fidelidade. Entre eles podemos citar:

  • Serviços;
  • Produtos;
  • Passagens aéreas;
  • Reservas em hotéis;
  • Aluguel de carros;
  • Jantares;
  • Roupas;
  • Opções de lazer;
  • Utensílios domésticos;
  • Eletrônicos.

Tudo vai depender de quais são as redes parceiras da sua administradora de cartão de crédito, podendo até mesmo convertê-las em descontos em uma compra de acessório para piscina de alvenaria.

O cadastro nos clubes de fidelidade do cartão de crédito normalmente está disponível na internet, na página da agência responsável.

Como funcionam os pontos de cartão de crédito? 

Os programas de pontuação são oferecidos para os clientes que fazem parte dos programas de fidelidade oferecidos por bandeiras de cartão de crédito, bancos e instituições financeiras.

Os pontos vão se somando conforme os gastos feitos no cartão, de forma que para o acúmulo é necessário que o cliente faça o pagamento regular da fatura.

Após acumular uma determinada quantidade de pontos, que variam conforme as regras de cada operadora de cartão, o cliente pode resgatá-los e trocá-los pelos benefícios disponíveis no catálogo de prêmios oferecidos pela empresa.

Um fator que você precisa ficar atento se quiser usar os seus pontos como desconto para a compra de fios e cabos elétricos, é que os pontos possuem uma validade, ou seja, uma data de expiração.

Por isso é importante ficar atento ao processo de evolução dos seus pontos, entrando nos sites oficiais e se inteirando dos devidos regulamentos e datas.

Existe alguma cobrança para acumular pontos?

As condutas de cada operadora de cartão são diferentes, mas via de regra, existem sim cobranças relacionadas ao acúmulo de pontos no cartão.

Geralmente esse custo é relacionado com o valor da anuidade do cartão, sendo que aqueles que entram em programas de pontuação possuem uma anuidade mais alta.

Faça as contas e determine com seu gerente o que faz mais sentido conforme os seus gastos: ter um cartão que pontue com anuidade mais alta ou um cartão com anuidade zero que não pontue.

Vale a pena se informar melhor sobre as condições e determinar se a cobrança é vantajosa para você em relação aos seus gastos.

Outro ponto importante é saber a partir de qual moeda são feitos os cálculos para conversão dos pontos, pois a maioria dos programas utiliza o dólar, ainda que suas compras sejam feitas em reais.

Seguindo essa lógica, a cada dólar gasto com uma compra como a instalação de alarme, são acumulados novos pontos no cartão de crédito.

Como acumular e resgatar os pontos?

O primeiro passo para acumular pontos é pesquisar o melhor de fidelidade junto ao seu cartão. Leia o regulamento e as cláusulas antes de fazer a adesão, para conhecer todos os detalhes e tirar suas dúvidas.

Faça o cadastro no programa de fidelidade do cartão por meio de telefone ou da internet, para começar a acumular pontos.

Utilize o cartão com frequência, mantendo sua rotina de consumo e pontuando em todas as compras, como em gastos com a contratação de uma assessoria contábil.

Para começar o resgate de pontos no cartão, é importante verificar a pontuação mínima para a autorização do resgate. Nesse ponto você deve conferir se existe alguma taxa para a transferência dos pontos, que pode existir.

Por fim, efetue a troca dos pontos em caixas de autoatendimento, pela internet ou pelo telefone para usufruir deles. Alguns cartões oferecem a opção de converter e transferir pontos automaticamente, o que facilita o processo.

Qual a diferença entre pontos e milhas?

É comum haver uma confusão entre pontos e milhas, pois alguns programas de fidelidade chamam seus pontos no cartão, de milhas.

De forma geral, a nomenclatura pontos é normalmente a mais utilizada por programas de fidelidade de bandeiras de cartão de crédito, instituições financeiras e bancos.

Já as milhas geralmente são a nomenclatura utilizada pelos programas de fidelidade de companhias aéreas, que se acumulam conforme o número de vezes que o usuário compra passagens aéreas.

Da mesma forma que é desenvolvido o programa de pontos, quanto mais uma pessoa voa com determinada companhia, mais pontos acumula em seu programa de fidelidade.

Mas a forma que será chamado, se de pontos ou milhas, vai depender mesmo da agência em que você se vinculou, tendo em vista que a mesma nomenclatura pode ser usada para diferentes situações.

Além disso, geralmente os programas de milhas de passagens aéreas não estão atrelados a um cartão de crédito específico.

É muito comum que os programas de pontuação de cartão de crédito tenham parcerias com programas de milhas, de forma que seus gastos feitos no cartão de crédito com uma construtora industrial, podem ser convertidos em passagens aéreas ou descontos.

Como você já viu até aqui, a principal forma de conseguir acumular pontos é usando ativamente seu cartão de crédito.

Como acumular pontos no cartão de crédito? 

Separamos a seguir 4 dicas importantes para ajudar você a acumular mais pontos no cartão de crédito, aproveitando esse benefício.

  • Pesquise o melhor cartão

Cada instituição financeira ou operadora de cartão conta com regras diferentes para seus programas de pontuação. Para encontrar a mais vantajosa para você, vale conferir quais são as vantagens oferecidas por cada uma para fazer a melhor escolha.

  • Opte por compras pelo cartão de crédito

Após seu cadastro no programa de fidelidade, é importante estar sempre usando o seu cartão para o pagamento de contas, como de empresas que desenvolvem softwares.

Para acumular vantagens e benefícios, é aconselhável concentrar seus gastos e compras de uma forma controlada em seu cartão de crédito.

  • Compre em lojas parceiras

Muitos programas de fidelidade contam com parcerias com estabelecimentos comerciais e você deve ficar de olho nisso. Ao comprar em lojas parceiras, é possível acumular mais pontos ou até mesmo receber descontos melhores. 

  • Viaje bastante

Na hora de fazer compras de passagens aéreas você pode optar em fazer o pagamento com seu cartão, acumulando ainda mais pontos para quem tem um perfil mais viajante.

Considerações finais

Neste artigo você conferiu as vantagens e benefícios do acúmulo de pontos em seu cartão de crédito, conferindo dicas para conseguir mais pontos. Procure por uma bandeira de cartões que lhe traga mais benefícios e esteja de acordo com seu perfil de compra.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.