Acordo de dívidas

Acordo de dívida: O que é e como fazer?

acordo de pagamento de dívida

O levantamento da Serasa consta que o Brasil iniciou o ano de 2022 com cerca de 64,82 milhões de consumidores com o nome sujo — e esse número só cresceu ao longo dos últimos meses.

Sabendo da importância desse assunto e da falta de conhecimento que muitas pessoas têm sobre o acordo de dívida, elaboramos este artigo com as principais dicas e informações para sair dessa situação e voltar a ter o nome limpo.

Aqui, você vai encontrar:

  • O que é um acordo de dívida?
  • Como funciona o acordo de dívida?
  • Vantagens de fazer um acordo de pagamento de dívida
  • Erros mais comuns na hora de realizar um acordo de dívida
  • Como evitar novas dívidas?

Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é um acordo de dívida?

Como o próprio nome diz, o acordo de dívida, ou acordo de pagamento de dívida, é a negociação entre o devedor e o credor para resolver uma pendência financeira.

Basicamente, esse acordo acontece quando o cidadão, já negativado, procura as instituições bancárias e/ou outras empresas em que possui débitos para renegociar as suas dívidas. A iniciativa pode partir também dos próprios credores.

Ao contrário do que muitos pensam, o acordo de dívida não precisa necessariamente significar a quitação imediata do valor. Durante a negociação, é possível optar por um parcelamento maior do débito. O acordo final, então, depende das condições do momento e da concordância final entre as partes.

Como funciona o acordo de dívida?

Independente do débito e do tipo de instituição envolvida, todo acordo de dívida se inicia com o levantamento dos valores originais e atuais da inadimplência. É através da pesquisa sobre o Cadastro de Pessoa Física (CPF) que conseguimos identificar todas as dívidas legais que constam no nome daquela pessoa.

Depois que essas dívidas são levantadas, o próximo passo é a escolha do tipo de negociação e a emissão do boleto para o pagamento. 

Como citamos anteriormente, o acordo de dívida não exige a quitação imediata do valor. Dessa forma, a negociação existe para ambas as partes definirem o melhor meio de pagamento e em quanto tempo as dívidas serão quitadas.

Então, a partir do momento em que esse valor é pago, basta esperar até cinco dias úteis para que o nome e CPF saia do banco de dados dos negativados. 

Confira as dicas úteis que separamos para você fazer um bom acordo de dívida:

  1. Defina um limite mensal para o pagamento para não se enrolar de novo;
  2. Considere os imprevistos e os seus compromissos mensais;
  3. Defina uma estratégia para o pagamento.

Vantagens de fazer um acordo de pagamento de dívida

Não é nenhum segredo que as dívidas são um grande empecilho para a sua organização financeira, não é mesmo?

O acúmulo de débitos pode se tornar uma grande dor de cabeça para uma pessoa e até mesmo dificultar o seu acesso a crédito em qualquer modalidade — empréstimos, financiamentos, cartões de crédito etc.

Em resumo, as vantagens de fazer um acordo de pagamento de dívida são:

1. Limpar o nome

Pode parecer óbvio, mas a maior vantagem de fazer um acordo de dívida é a limpeza do nome do banco de dados de inadimplentes.

Isso porque, como já falamos por aqui, ter o nome sujo pode trazer dificuldades aos demais acessos financeiros, além de diminuir o seu score, uma espécie de “termômetro” de bom pagador.

2. Juros menores

Outra grande vantagem de fazer um acordo de pagamento de dívida é que o credor geralmente oferece a retirada ou a redução dos juros para facilitar o pagamento e não correr o risco de ficar sem receber. Por isso, um excelente benefício desse acordo é contar com juros menores na sua dívida!

3. Aprender a lidar melhor com o seu dinheiro

A verdade é que ninguém quer ficar devendo para sempre. Dessa forma, ao renegociar dívidas, a tendência é que o consumidor entenda os danos de ficar com o nome sujo.

Por isso, dizemos que um grande benefício de fazer um acordo de dívida é aprender a se organizar financeiramente e evitar esse tipo de problema.

Erros mais comuns ao realizar um acordo de dívida

Agora que você já sabe como fazer acordo de dívida e as principais vantagens do processo, vamos te apresentar os erros mais comuns ao realizar esse acordo e como evitá-los. Acompanhe!

Aceitar vendas casadas

O termo vendas casadas é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, contudo, a prática é ainda bem comum em algumas instituições financeiras e está relacionada à vinculação de um produto à compra do outro. 

Nesse sentido, você só consegue quitar a sua dívida se pegar mais dinheiro emprestado ou adquirir um seguro, por exemplo — o que não é um bom negócio. Não aceite!

Renegociar primeiro as dívidas mais baratas

Muitas pessoas pensam que devem quitar as dívidas mais baratas primeiro, o que também é um erro comum durante os acordos de dívida. 

Aqui, a sua prioridade deve ser as dívidas mais caras e com maiores taxas de juros para ficar livre do problema, só depois negociar as mais baratas.

Não analisar o custo final do acordo

Não só para o acordo de dívidas, como em qualquer acordo, é imprescindível que você analise o custo final para saber se estará tendo prejuízo ou não.

Por isso, avalie todos os meios da negociação, como o prazo dos parcelamentos, o valor do juros e, principalmente, o montante final do acordo. O objetivo dessa análise é justamente evitar que você substitua uma dívida por outra.

Como evitar novas dívidas?

Depois de passar por um acordo de quitação de dívidas, é essencial tomar alguns cuidados para não passar pela mesma situação novamente.

Por isso, a sua primeira atitude deve estar voltada para a reeducação financeira. Isto é, saber como usar o seu dinheiro de forma correta e que te traga bons resultados no futuro. Invista em um bom planejamento financeiro e mantenha de uma vez por todas as suas finanças em ordem, sejam elas pessoais ou empresariais.

Outra alternativa que pode ser uma grande aliada para evitar novas dívidas é contar com a ajuda da tecnologia através de gerenciadores financeiros que organizam a sua rotina e mantêm em dia todos os seus compromissos! Conheça todas as vantagens que um software de gerenciamento online pode te oferecer.

Leia mais em: O que é e como funciona um gerenciador financeiro

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais!

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!