Acordo de dívidas

Quais as vantagens de renegociar uma dívida

Quais as vantagens de renegociar uma dívida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os credores geralmente estão dispostos a renegociar uma dívida, principalmente com aqueles clientes que desejam reduzir as taxas de juros, fazer planos de pagamento ou buscar outros acordos para gerenciar melhor as dívidas. 

Tendo em vista que muitas pessoas ficaram sem emprego por causa da pandemia de Covid-19, famílias inteiras se viram em uma situação complicada financeiramente, assim como empresários, que precisaram recorrer a:

  • Cartões de crédito;
  • Cheques especiais;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos.

Dessa forma, com o aumento do número de pessoas vacinadas, e muitos trabalhadores e empresas voltando ao ritmo normal de trabalho, resta aos credores se disponibilizarem a fazer acomodações para os devedores, chegando a um acordo de como renegociar uma dívida.

Como fazer para renegociar uma dívida?

Todos que estão nesta situação precisam encontrar formas de renegociar uma dívida para evitar problemas financeiros futuros. 

A liquidação de dívidas é um tipo de estratégia de pagamento que funciona da seguinte forma: uma empresa cobra uma taxa para negociar um valor de liquidação com o credor, a partir de um pagamento único que o devedor concorda em fazer para que a dívida seja limpa. 

Esse valor geralmente é menor do que o saldo devedor a uma empresa de administração de condomínios em São Paulo que gerencia moradias habitacionais.

Com a liquidação imediata, a pessoa que foi renegociar uma dívida geralmente precisa começar a depositar dinheiro em uma conta de garantia designada mensalmente. 

Quando o saldo nessa conta atinge um determinado limite, a empresa entra em contato com o credor para negociar no nome do devedor.

Não existe uma fórmula rígida e rápida de quanto um credor aceita com um acordo. Uma variedade de fatores normalmente entra em jogo, incluindo quanto a pessoa deve, e há quanto tempo a conta está ativa.

3 formas de renegociar uma dívida

Quando não há uma solução imediata para o pagamento de uma dívida, seja do cheque especial, da hipoteca imobiliária ou do cartão de crédito, é possível entrar em contato com o credor para considerar reduzir a taxa de juros. 

Outra solução é encontrar uma maneira de tornar a dívida de uma empresa de engenharia civil mais gerenciável, e que caiba dentro do orçamento pessoal, familiar ou empresarial. 

Para isso, há ao menos 3 formas que devem ser consideradas, dependendo de cada situação e cenário em que o devedor se encontra. 

Encontre formas de negociar

Conseguir uma taxa de juros reduzida é uma das solicitações mais comuns que os consumidores fazem aos emissores de cartões de crédito, por exemplo. 

Em muitos casos, garantir uma taxa mais baixa é tão simples quanto entrar em contato com o emissor do cartão e solicitá-lo. Quem possui um histórico estabelecido de fazer pagamentos em dia, tem uma boa chance de sucesso.

Considere a consolidação de empréstimos

A consolidação de empréstimos, ou a combinação de vários empréstimos como uma dívida por meio de um único credor, é uma opção se o devedor estiver com vários empréstimos ou prestadores de serviços.

Caso tenha diferentes taxas de juros variáveis, ​​ou seja necessário reduzir os pagamentos para encaixar o valor devido a cada mês, essa é uma solução mais acessível para credores e os devedores..

Embora uma consolidação normalmente signifique mais juros e um número maior de pagamentos, o devedor pode reduzir o valor dos pagamentos mensais, fixar a taxa de juros e simplificar o pagamento com um credor.

Ofereça um pagamento único

Às vezes, um emissor de cartão de crédito aceita um pagamento único de valor inferior ao total devido. 

Se um devedor estiver alguns meses atrasado em relação aos pagamentos feitos a escritórios de arquitetura, e houver uma chance real de declarar falência. Dessa forma, o emissor pode aceitar um pagamento único, pois isso pode economizar dinheiro dos credores a longo prazo.

Processos para renegociar uma dívida

A partir do momento que um devedor decide renegociar uma dívida com o credor, a melhor opção para sair de uma carga de dívidas acumuladas ao longo do tempo. Então encontrar processos que sejam acessíveis e realizáveis. 

Um dos segredos para renegociar uma dívida com sucesso junto ao credor é ter um histórico recente de pagamentos em dia. 

O comprador de um imóvel que se mostra adimplente ao longo do tempo, mas encara uma pandemia de escala mundial durante 2 anos seguidos, pode ter um histórico que pode ser levado em consideração pelos credores. 

A dívida de um cartão de crédito se mostra recente, e há de 12 a 24 pagamentos consecutivos no prazo e a conta bancária foi movimentada. Porém, mostrou capacidade de controlar os saldos, se mostra bem posicionado para pedir uma taxa melhor. 

Mesmo que o devedor não tenha um histórico de pagamentos impecável, os credores entendem a magnitude da situação global e ainda podem ser mais compreensivos.

A persistência ao renegociar uma dívida

Tal como acontece com muitas negociações para a compra de plataforma elevatória preço, a persistência é fundamental. É preciso ser cortês ao explicar a situação em que o devedor se encontra. 

Caso seja necessário, qualquer pessoa pode solicitar um encontro com um gerente de contas e renegociação de dívidas. Com isso, sem qualquer tipo de medo em levar a conversa para um patamar superior dentro de uma instituição financeira. 

Vale lembrar que é preciso manter registros de dívidas precisos para, assim, se mostrar preparado para explicar melhor a situação quando falar com o credor de um financiamento de portão de alambrado ou imobiliário, ou mesmo pela empresa responsável pelo cartão de crédito.

Se a solicitação para renegociar a dívida tenha sido recusada anteriormente por uma taxa de juros reduzida ou outra concessão. Mas a situação financeira se mostra em melhor posição devido a recentes pagamentos em dia, vale tentar novamente e persistir em um acordo satisfatório.

Benefícios ao renegociar uma dívida

Há empresas especializadas em liquidação de dívidas, como bancos e instituições financeiras, mas antes de procurar esse tipo de empresa, toda pessoa que busca renegociar uma dívida deve ficar atenta aos benefícios que os credores oferecem.

Redução do valor da dívida

A empresa de liquidação da dívida escolhida pode ter sorte em conseguir que os credores aceitem até 50% menos do que é devido. 

Consequentemente, as constantes cartas e chamadas de cobrança cessam e o credor não precisa recorrer a processos pelo saldo não pago. Por isso, uma vez que concorda com o acordo e recebe o que é devido.

Pagamento antecipado de dívida

Dependendo dos saldos de dívidas pendentes voltados para projetos de arquitetura de uma empresa da construção civil. Dessa forma a maioria dos programas de liquidação de dívidas são projetados para serem concluídos entre 24 a 48 meses. 

Um devedor pode resolver a dívida de forma mais rápida, em alguns casos. Mas o mais importante é que se faça pagamentos pontuais em uma conta dedicada a cada mês. 

Quanto mais rápido o saldo cresce, mais cedo a empresa de liquidação da dívida pode começar a trabalhar o nome para chegar a acordos justos com os credores. 

Por que renegociar uma dívida

Depois de determinar uma empresa respeitável, o devedor deve se certificar em entender as taxas devidas, bem como o prazo de liquidação. O processo normalmente leva alguns anos. 

Se a dívida for liquidada, qualquer pessoa pode esperar que ela permaneça em um relatório de crédito por um determinado período, somando pontos identificados continuamente.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!