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Vendas online: Saiba como fazer do seu e-commerce um sucesso

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Montar um ecommerce de sucesso é um objetivo muito comum atualmente. Muitos empreendedores têm visto nas vendas online uma forma de ter um negócio lucrativo e crescer profissionalmente.

Contudo, embora à primeira vista possa parecer fácil montar um e-commerce e realizar muitas vendas, essa não é uma realidade tão simples. Isso porque, além das inúmeras lojas online que surgem a cada dia, o cliente está muito mais informado e com acesso a uma infinidade de opções.

Para vender online, você precisa ser encontrado em um mar de opções. Ou seja, você precisa construir presença, se destacar. Não é uma tarefa fácil, mas com as dicas que seguem será possível. Confira! 

Defina seu nicho e seu público-alvo

Mesmo que pareça mais lucrativo empreender em diferentes frentes, pelo menos no início, o ideal é focar o máximo possível em um único nicho (setor do mercado) ou público-alvo.

Escolha um setor que você se identifique ou que tenha experiência, ou ainda faça uma pesquisa para saber o que está em alta. Dentro do setor escolhido, defina para quem você vai vender. Descrevendo localidade, faixa etária, gênero, etc. 

Determine também a forma e os canais para se comunicar com esse público.

Escolha uma plataforma

Escolher uma plataforma para utilizar no seu e-commerce, deve ser uma etapa cuidadosa e bem planejada. Pesquise as que oferecem mais recursos e com um bom custo benefício.

Uma boa plataforma deve oferecer, além do gerenciamento de inventário, processamento de pagamentos e relatórios de vendas, outras funcionalidades como:

  • Definir categorias de produtos
  • Personalização de produtos por página
  • Ferramentas para promoções e descontos
  • Suportar para diversos tipos de pagamentos

Elabore sua estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing digital começa com a definição da persona, mas também envolve a criação de calendário editorial para redes sociais, a definição de canais, formatos e linguagem da marca, entre outros.

Dentre os canais, considere o email marketing, uma estratégia que não implica grandes custos, mas também pode ter um excelente alcance.  

Atenção à logística

A logística é mais que o serviço de entrega. Ela envolve também uma boa gestão do estoque e o levantamento de fornecedores confiáveis. Com a devida atenção a estes pontos você garante a entrega com qualidade e no prazo acordado, fatores determinantes para a fidelização de clientes.

Blog

Manter um Blog, que ofereça conteúdo relevante para o seu público é uma ótima maneira de atraí-lo para o seu funil de vendas. Para isso, é importante, além de ofertar informações de qualidade,  fazer com que o visitante lhe forneça seus dados, seja através de um formulário, assinatura para receber seu boletim online, baixar ebook, entre outros. 

Também é essencial que em alguns conteúdos, você inclua links ou botões de ação que levem o visitante para sua página de vendas. 

Facilite o pagamento

A limitação nas formas de pagamento é um forte motivo para desistência de uma compra. Uma das vantagens de comprar online deve ser justamente a maior flexibilidade nas formas de pagamento.  

Além de disponibilizar o maior número possível de alternativas de pagamento, tente tornar esse processo o mais fácil possível, reduzindo ao máximo a exigência de informações.

Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados fará com que você identifique questões como os produtos mais vendáveis, o melhor período para cada produto, as formas de pagamento mais eficientes, os canais de marketing que mais convertem, entre outros. Assim você pode otimizar ou redirecionar suas estratégias no tempo certo.

Conclusão

Apesar de não ser simples como se possa imaginar, é possível sim crescer profissionalmente com vendas online desde que você tenha um plano estruturado e use devidamente uma estratégia de marketing e divulgação.

Também é preciso avaliar com cuidado as questões financeiras. Por exemplo, se você precisa de um crédito para começar sua empresa, opte por aquele que tem mais benefícios, como o empréstimo com garantia de imóvel, que possui as melhores condições do mercado.

Esperamos que essas dicas ajudem a garantir o sucesso do seu e-commerce!

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