Gestão Empresarial

Gestão financeira para clínicas odontológicas: entenda a importância

businesspeople-meeting-plan-analysis-graph-company-finance-strat_74952-1347

Um dos pilares para administrar e garantir o sucesso de uma empresa é justamente saber fazer a gestão financeira dela. Isso não é diferente no caso das clínicas odontológicas. Vale dizer que esse é o ponto que decide o sucesso ou o fracasso do empreendimento.

Afinal, no ramo de consultórios quanto mais você souber gerir sua clínica, menos recursos são gastos e mais pacientes satisfeitos se tem. O que por si só já torna mais que essencial o conhecimento financeiro, principalmente porque o setor financeiro das clínicas é bem único.

Isso porque, o lado odonto empresarial exige que o dentista ou o administrador da clínica faça planejamentos, monitoramento, organização e principalmente o controle dos recursos materiais e monetários da empresa.

Até porque o objetivo dela é a utilização eficiente de cada um dos recursos.

Além da criação de oportunidades de investimentos enquanto se mantém um estoque financeiro considerável, que seja o suficiente para estar gerindo corretamente cada parte do negócio.

Como fazer uma gestão de sucesso?

Entre as diversas formas de colocar a gestão financeira em prática podemos destacar como o método mais vantajoso o uso de softwares médicos de gestão, que além de modernos, apresentam diversas possibilidades que não podem ser exploradas pela ferramenta tradicional.

Todavia, antes de introduzir clientes que buscam saber quanto custa um plano dentário, é preciso que se passe por ao menos sete passos fundamentais para de fato estruturar a gestão e o próprio negócio em si, mesmo com a utilização de softwares. Os passos que devem ser seguidos são:

  • Planejamento;
  • Separação das finanças;
  • Monitoramento do fluxo de caixa;
  • Estabelecer limites de gastos;
  • Controle de estoque;
  • Obrigações tributárias;
  • Identificar os principais parâmetros.

Ou seja, para se ter uma gestão de sucesso é preciso começar pelo planejamento de todo o negócio. Nunca é demais planejar as ações que serão tomadas e também o que fazer em caso de contratempos. 

O planejamento inclusive te permitirá realizar os passos a seguir, por exemplo, através dele é possível estabelecer qual seu limite de gastos, bem como o controle do seu estoque. O que te fará economizar bastante. 

Planejar também te facilita na hora de monitorar seu fluxo de caixa, assim você sempre estará em dia tanto com as contas, quanto com os funcionários.

Outro ponto ligado ao ato de ter um projeto, é que ele te permite separar finanças pessoais das jurídicas, assim você não mistura investimentos feitos por você com os da sua empresa.

Não menos importante que os demais passos, é importante ficar atento às questões tributárias. Se notar que não consegue lidar com as obrigações fiscais contrate um contador para resolvê-las para você. 

Assim como deve-se procurar identificar os principais parâmetros da sua empresa. Eles lhe darão informações sobre o estado financeiro da sua empresa, um conhecimento que facilita muito na tomada de decisões.

Quando falamos especificamente das clínicas odontológicas, ter uma gestão vai além do controle de finanças e transações, pois através dela é possível ter noção de quais pacientes estão em dia ou inadimplentes, principalmente porque existem pacientes que sequer sabem como funciona o plano odontológico da empresa.

Aprender a gerir um empreendimento médico é crucial para garantir lucros e impedir que haja prejuízos. Isso deve ser feito com planejamento e monitoramento, garantindo a segurança e longevidade do projeto e empresa a longo prazo.

Também é facilitador para tirar uma estimativa de qual seu perfil de cliente, se são usuários avulsos ou pacientes que possuem plano de saúde para dentistas. Fato essencial para tomada de decisão a respeito da estratégia que será utilizada.

Erros de administração mais comuns

Mesmo com diversas informações disponíveis pela internet, muitos profissionais acabam cometendo alguns erros na hora de administrar o próprio consultório. Seja por conta da falta de experiência em gerir um negócio  ou por insistir na estratégia errada.

Essas falhas, apesar de comuns, se não corrigida podem ser extremamente prejudiciais para a saúde da empresa. Principalmente porque comumente acabam passando despercebidas.

Entre os mais comuns erros de administração de consultório podemos destacar o controle de fluxo de caixa feito em períodos de intervalos prolongados, a medição de investimentos somente com base no que se fatura. 

Bem como não possuir indicadores, um erro que traz como consequência a posição de não se ter a noção do real estado que se encontra sua empresa. Isso sem falar que muitos profissionais erram pela falta de atenção às questões tributárias.

E por focarem em outros pontos e deixarem esses pilares da administração de lado, eles acabam fracassando financeiramente com o consultório. Isso não significa que você não deva apostar em estratégias ou utilizar atrativos, como por exemplo convênio odontológico para mei.

Apesar disso, quer dizer que você precisa unir as duas estratégias, pelo bem comum da sua empresa. Afinal, não adianta utilizar atrativos se a empresa não sabe como lidar com os benefícios que ele traz.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!