Investimentos

O que é IGPM e como ele pode afetar seus investimentos?

igpm

O IGPM é um indicador muito importante para a economia, uma vez que a sua principal função é a de orientar os ajustes de valores de produtos e serviços em vários setores da economia.

O objetivo central do índice é auxiliar o comércio ao índice da inflação, sendo essa uma base para o reajuste de preços a depender da variação econômica do país.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é IGPM, como ele funciona e qual a sua importância para a economia.

O que é IGPM?

O IGPM é nada menos do que um indicador econômico, onde a sua sigla significa: Índice Geral de Preços no Mercado.

Na realidade, o IGPM é uma métrica que é calculada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) que possui a função de registrar a inflação dos preços de uma maneira bem completa, ou seja, ele possui a capacidade de analisar desde o valor da matéria-prima, até o produto e o serviço.

Por exemplo, é possível calcular a inflação de uma mesa ou até mesmo um serviço de instalação elétrica.

O IGPM é medido mensalmente, uma vez que ele possui a função de indicar para diversos setores da economia se é necessário mudar os preços dos seus produtos e serviços ou não.

Dessa forma, é possível que os valores sejam alinhados com o mercado, onde se deve ter como base os dados da inflação.

Por exemplo, uma empresa de licenciamento ambiental precisa acompanhar o mercado, a fim de não ficar abaixo do índice de inflação e perder uma porcentagem de suas margens.

Entretanto, a inflação não é o único índice que é levado em consideração ao calcular o IGPM, uma vez que, para se calcular esse valor, é necessário identificar os seguintes fatores:

  • IPCA;
  • IPA;
  • IPC;
  • INCC.

Esses são os índices que devem ser analisados, com a finalidade de calcular o IGPM do mercado e, com isso, acompanhar os preços.

IPCA

O IPCA representa o índice da inflação, onde este será discutido de forma mais aprofundada à frente. Todavia, basicamente, a inflação é o aumento generalizado dos preços de bens e serviços dentro de uma economia.

Por exemplo, se você efetua o trabalho de instalação de cabeamento estruturado para as pessoas, caso exista um aumento no preço do material do cabeamento, o seu trabalho também sobe de preço, assim como muitos outros elementos que compõem a economia.

IPA

O IPA se refere ao Índice de Preços do Produtor Amplo, onde esse fator representa cerca de 60% do IGPM. O índice IPA leva em consideração a evolução dos preços no setor atacadista, onde é voltado para um setor específico.

No IPA, entram elementos que são mais voltados para fatores que impactam diretamente o produtor. Com isso, os valores de matéria-prima agrícolas, industriais e também os produtos intermediários entram em questão.

Por exemplo, a borracha, matéria-prima do produtor e lençol de borracha, pode ser um dos elementos a serem considerados no IPA, quando existe uma alteração em seu preço.

Dessa forma, assim como as dobradiças de uma porta a tinta que é utilizada nela, todos são itens do Índice de Preços do Produtor Amplo uma vez que todos impactam diretamente no custo de produção de um determinado produto.

IPC

Já o IPC significa Índices de Preços ao Consumidor, e este representa uma média de 30% do IGPM. Esse índice em específico avalia o poder de compra que um consumidor possui com base na variação de preços de um conjunto de produtos e serviços.

Por exemplo, se o valor de um suporte help desk aumenta, então o poder de compra do cliente diminui e vice-versa.

INCC

Por fim, o INCC é o Índice Nacional do Custo de Construção, representando cerca de 10% do IGPM.

O INCC possui a função de realizar a medição da variação dos custos da matéria-prima, mão de obra, da tecnologia e dos serviços que são envolvidos em um processo de construção civil.

Por exemplo, se você pesquisar por “construção de um prédio de contabilidade zona sul SP” no Google, pode ser que encontre preços diferentes dos custos para a construção na zona norte e entre muitos outros lugares.

Isso acontece porque muitos fatores entram em consideração, proporcionando uma variação em vários elementos do negócio.

O índice da inflação, o IPCA, possui uma ligação direta com o IGPM, entretanto, ao identificar o IPA, IPC e o INCC, é possível obter o cálculo de IGPM no mercado.

Qual é a importância do IGPM para a economia?

Como é possível perceber, o IGPM não calcula apenas a alteração de valor sobre o consumidor final, mas sim por todo o mercado, podendo assim ser considerado um indicador macroeconômico.

Esse índice é bastante abrangente, uma vez que é usado tanto pela indústria quanto por investidores, onde eles o utilizam para medir a temperatura da economia nacional.

Por exemplo, se o preço de um sistema de aspiração central está elevado, é possível identificar o motivo e perceber a real situação da economia no país.

Dessa forma, quando o índice sobe, as coisas se tornam mais caras, o que proporciona uma série de consequências para a economia.

Uma das principais desvantagens do aumento do IGPM é a desvalorização do dinheiro, uma vez que é necessário pagar mais por um mesmo produto, diminuindo assim o poder de compra da população.

Isso acontece porque, diferente da inflação, os seus rendimentos, como o seu salário, por exemplo, não sofrem um reajuste todos os meses, o que acaba influenciando diretamente na desvalorização do seu dinheiro.

Além disso, o IGPM também afeta os reajustes de contratos de locação, tarifas cobradas por setores públicos e até mesmo o valor de contratação de um seguro de vida.

Como afeta os investimentos e suas variações?

Os investidores podem utilizar o índice do IGPM, com o intuito de proteger o seu poder de compra, uma vez que quando a inflação sobe, desde o fomento mercantil até o mercado imobiliário são afetados.

Por exemplo, se você possui um investimento que rende 6% ao ano e o índice IGPM obteve um resultado de cerca de 4% ao ano, então o seu lucro real, sem levar as correções e taxas em consideração, foi de apenas 2%.

Isso acontece devido à volatilidade dos preços no mercado, a inflação é o seu poder de compra, uma vez que R $1.000,00, antigamente, era considerado muito dinheiro, por exemplo.

Entretanto, hoje em dia, ele não possui o mesmo valor, não podendo adquirir uma grande quantidade de produtos com esse mesmo dinheiro.

Por esse motivo, ao realizar os seus investimentos, é sempre muito importante levar a inflação em consideração, uma vez que o seu rendimento deve ser maior que essa porcentagem, acompanhando o seu poder de compra atual e até mesmo aumentando.

Com isso, é possível perceber que os investimentos que não conseguem obter um valor maior que o da inflação são prejudiciais à sua saúde financeira, uma vez que ao calcular o seu rendimento real, ele pode ser até mesmo negativo.

Dessa forma, quando a inflação está muito alta, assim como a taxa Selic, é muito comum observar uma migração dos investidores para a renda fixa. Isso acontece porque é possível encontrar rentabilidades como IPCA + 6% e com um baixo teor de risco, sendo muito vantajoso para você.

Existem ainda alguns fatores em que os investidores devem ficar atentos para obter os melhores rendimentos, onde dentre eles, podemos citar:

  • Rendimento bruto nominal;
  • Rendimento líquido nominal;
  • Rendimento líquido real.

Esses são apenas alguns dos principais fatores que um investidor deve se atentar ao realizar as suas aplicações.

Qual é a diferença entre IGPM e IPCA?

Como já mencionado, o IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, onde esse é considerado o índice oficial da inflação.

Diferente o IGPM, o IPCA oscila menos, além de possuir a capacidade de apontar a porcentagem em que o dinheiro valorizou ou desvalorizou no mercado.

A relação entre ambos os índices está, principalmente, no fato de que os dois medem a inflação, entretanto, com grandes diferenças entre eles.

Isso acontece porque, enquanto o IPCA possui a característica de ser mais focado no consumidor, o IGPM é mais abrangente, analisando o mercado como um todo.

Além disso, o IGPM é muito utilizado no mercado imobiliário, tanto para o reajuste de aluguéis quanto para os investidores em imóveis, enquanto que o IPCA é o Índice oficial que é utilizado pelo COPOM, Comitê de Política Monetária.

Eles o utilizam em relação à taxa selic, taxa básica de juros, com a finalidade de ajustar os seus valores.

Isso acontece porque quando o IPCA supera a expectativa, ou seja, a inflação está mais alta do que o esperado, o COPOM também sobe a taxa selic, como forma de desestimular o consumo e, assim, forçar a queda da inflação.

O IGPM é um índice que pode ser muito vantajoso para os investidores e para todos os consumidores.

Ele possui os benefícios de acompanhar o desempenho do mercado e tomar decisões financeiras mais inteligentes, de acordo com a situação atual do mercado e as expectativas para o futuro dele.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!