Investimentos

Quais as vantagens de contratar um assessor de investimentos

Quais as vantagens de contratar um assessor de investimentos

Muitas pessoas têm o sonho de guardar dinheiro para realizar seus objetivos e sonhos. Por isso conheça as vantagens de contratar um assessor de investimento que irão te ajudar a conquistar isso.

Nos últimos anos os investimentos têm se tornado um assunto mais comum, tendo em vista o impacto direto que podem agregar ao sucesso de negócios e mais qualidade de vida para pessoas físicas.

Para isso, uma maneira de investir com consciência e eficiência é recorrer à ajuda de um assessor de investimento, profissional especializado para orientar na conquista de bons resultados.

O assunto dinheiro sempre gera grandes debates e, para muitas pessoas, ainda é considerado um tabu. Inclusive, devido a isso, durante anos fomos ensinados a guardar dinheiro de maneira errada.

Se você deseja ter o seu dinheiro crescendo de forma segura, a única opção é aprender mais sobre investimentos de boa rentabilidade. No mercado financeiro, existem diversas opções, até mesmo algumas melhores e tão seguras quanto a poupança.

Isto posto, conhecer informações sobre o mercado de investimentos, como funciona e a relevância de ter ajuda especializada são maneiras de investir com segurança, fazendo boas escolhas e que se relacionam com seus objetivos.

A importância do mercado de investimentos

Antes de começar a investir é importante se fazer a seguinte pergunta: para que vou aplicar o dinheiro? 

Ter uma meta é fundamental para se organizar e escolher os investimentos mais adequados. 

Afinal, considerando a meta e o prazo estimado para alcançá-lo possibilita tornar o seu objeto em realidade e, consequentemente, ter uma estabilidade financeira.

Seja fazer uma viagem ou um projeto de arquitetura de interiores, escolher os investimentos que se alinhem ao que você deseja permite tornar suas metas em algo real com mais propriedade.

Com o passar do tempo, o assunto investimento deixou de ser algo restrito a algumas pessoas, e diferentes perfis passaram a falar sobre o tema e orientar quanto ao ingresso a esse universo.

Produção de conteúdo e outras maneiras de divulgar o conhecimento se tornaram mais frequentes, despertando a curiosidade do público.

Quanto mais conhecimento a respeito de investimentos as pessoas têm, melhor será a sua relação com o próprio dinheiro, além da possibilidade de fazer escolhas de produtos mais conscientes.

O próximo passo é entender o mercado financeiro e isso pode ser feito com a ajuda profissional de um assessor de investimentos.

O que é um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos é um profissional que oferece atendimento aos clientes, mostrando opções de investimentos que o mercado oferece, conforme o perfil de cada investidor. 

O profissional também pode esclarecer dúvidas sobre o mercado financeiro.

Quem atua como assessor de investimentos recebe como nome oficial de atividade a sigla AAI (Agente Autônomo de Investimentos), isso porque não são funcionários de bancos ou corretoras, mas sim especialistas nesse segmento.

Eles podem assinar um contrato de distribuição com uma instituição financeira e, a partir disso, podem oferecer ao público os produtos que a instituição disponibiliza.

O que fazem os assessores de investimentos? 

Um assessor financeiro está sempre de olho nas melhores oportunidades para cada cliente, considerando os perfis e necessidades.

Entre as suas funções está apresentar os produtos disponíveis no portfólio de investimentos de diferentes instituições.

É papel do assessor explicar as classes e tipos de investimentos, além das condições que o mercado oferece.

Os profissionais podem orientar seus clientes, oferecendo suporte para realizarem investimentos, por exemplo, no âmbito da bolsa de valores.

No entanto, o assessor não é responsável pela tomada de decisões e não realiza a alocação dos recursos, apenas orienta o seu cliente.

O processo de decisões é de responsabilidade da pessoa, ou seja, você é responsável por solicitar ou executar os aportes e as operações que podem ajudar a tornar realidade o seu projeto arquitetônico 3D.

Para realizar as orientações, o assessor deve identificar o perfil do investidor e oferecer as melhores possibilidades conforme os objetivos de vida da pessoa.

Vantagens em contratar um assessor de investimentos?

Após conhecer a importância de investir e o papel de um assessor financeiro, algumas pessoas podem ter dúvidas se realmente vale a pena contratar um assessor financeiro.

Conhecer alguns motivos para contar o serviço deste profissional especializado pode ajudar a decidir a respeito da contratação.

Atendimento personalizado e exclusivo

Um dos diferenciais de um assessor financeiro é o atendimento personalizado que ele oferece. O contato com o profissional é exclusivo, algo que garante mais comodidade.

O assessor pode lhe mostrar o seu perfil de investidor, conversar com o cliente sobre os objetivos e criar um planejamento financeiro. 

Com base nisso, ele pode apresentar as melhores estratégias e produtos compatíveis para alcançar seus objetivos e metas.

Conhecimento de diversos produtos

Ao abrir uma conta na instituição financeira com um grande portfólio, a pessoa tem acesso a várias possibilidades de produtos, ou seja, muitas opções de investimentos.

Com o trabalho do assessor financeiro, você pode conhecer um pouco cada uma das opções de investimentos, algo que permite experimentar as possibilidades mais adequadas para você investir e diversificar a carteira.

A atuação do profissional permite investir de forma alinhada aos seus objetivos. 

Isso permite conhecer mais investimentos e assim melhorar os recursos da sua empresa administradora de condomínio, por exemplo.

Possibilidade de diversificar a carteira

O assessor pode apresentar diversos títulos, fundos, produtos de renda fixa e variável, entre outros investimentos. 

Como consequência, há mais possibilidades de investimentos, distribuindo e diversificando adequadamente seu patrimônio e rendimento.

Com ajuda, a tomada de decisões pode ser feita de forma estratégica e com a variedade de produtos no portfólio, você pode diluir parte dos riscos e aumentar o potencial de ganhos.

Esclarecimento de dúvidas

É muito comum que durante o processo de se tornar um investidor, as pessoas tenham dúvidas sobre o mercado financeiro. Esse é um dos principais motivos e vantagens de se contratar um assessor de investimentos 

Você pode fazer perguntas ao assessor considerando os prazos de curto, médio e longo prazo, requisitos para investir, custos de investimentos, entre outros.

Caso você tenha dúvidas sobre a rentabilidade, como investir na bolsa e condições do mercado, o assessor pode ajudar, assim como os profissionais de uma empresa de administração de condomínios em São Paulo fazem ao gerir os espaços e avaliar melhorias. Com isso, oferecem sempre as melhores soluções.

Acompanhamento da carteira de investimentos

Tão importante quanto fazer os investimentos é saber acompanhá-los e ver se estão gerando ganhos.

Ao ter esse cuidado com o seu portfólio de investimentos, você pode identificar se tudo está ocorrendo conforme os seus objetivos e se há a necessidade de fazer um rebalanceamento na carteira. O assessor também pode ajudar nisso.

O profissional tem o conhecimento necessário para entender melhor os resultados e que medidas devem ser tomadas, caso você pense em fazer uma readequação do portfólio de investimentos para reduzir riscos e perdas.

Essa é uma maneira de se manter informado sobre as mudanças do mercado (oportunidades e ameaças) que podem surgir. Assim, considerando o setor investido e as áreas relacionadas, como empresas de gerenciamento de riscos e ações de imóveis.

Outras vantagens em contratar com o serviço de assessoria de investimentos são:

  • Eleva a sua confiança ao investir;
  • Promove acesso a informações confiáveis;
  • Evita escolhas que não se relacionam com o seu perfil;
  • Traz experiência para lidar com todo tipo de cliente.

Portanto, contar com os serviços de um assessor financeiro permite que você conquiste todos os seus objetivos de forma mais sustentável e estruturada, desde ter uma sala comercial compartilhada até mesmo aumentar o seu patrimônio. Isso tudo é possível com ajuda especializada e fazendo bons investimentos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!