Os investimentos podem ser definidos como aplicações que visam um retorno futuro.
Essas aplicações podem ser de diferentes formas:
- Financeiras;
- De recursos
- De tempo;
- De esforço.
E todas elas buscam um objetivo, seja ele render lucros ou aumento de patrimônio em um prazo de tempo determinado, ou uma realização pessoal como maior conhecimento e experiência profissional ao investir em um curso de propriedade intelectual.
Ao tratar de investimentos financeiros, são operações de compra e venda de ativos. O objetivo é superar o valor de compra, obtendo lucro na operação. Basicamente, investir é ter retorno, diferente de gasto, em que um valor é aplicado mas não existe lucro.
Também é importante frisar que investir é diferente de poupar, justamente por conta da rentabilidade que o investimento pode gerar durante determinado período.
Existem vários motivos que podem levar uma pessoa a começar a investir, e os mais comuns são:
Busca por segurança financeira no futuro
O ponto de partida para ter um futuro mais seguro financeiramente é começar as ações no presente.
Fazer um investimento hoje, é ter a segurança de que mais tarde será possível enfrentar problemas de oscilações econômicas ou até mesmo uma eventual falta de renda, com uma reserva aos poucos construída.
Além disso, os investimentos de longo ou curto prazo possibilitam conquistar metas como a aquisição de um curso de gestão comercial ead, que num primeiro momento pode parecer inacessível mas que com aportes frequentes e uma boa organização, torna a realização possível.
Garantia de aposentadoria
Numa fase avançada da vida, haverá o desejo de sair do mercado de trabalho e desfrutar do descanso e estabilidade que a aposentadoria proporciona, mas em alguns casos podem existir limitações e burocracias que dificultam esse momento.
Por isso, um bom caminho é pensar na aposentadoria bem antes dessa fase, e fazer investimentos complementares que se tornarão mais uma fonte de renda e trarão mais tranquilidade financeira para essa fase.
Realização de sonhos e metas
É comum que sonhos sejam abandonados ou deixados de escanteio por conta de questões financeiras, infelizmente, desde a aquisição de um automóvel até um curso de oratoria para quem sonhava em seguir carreira, através dessa capacitação.
É aqui que entra o sentimento de frustração por não ter sido possível conseguir a quantia suficiente para alcançar o que se desejava.
Porém, através de um cronograma de investimento pode ser mais fácil visualizar o planejamento e a realização desses projetos, sejam eles grandes ou pequenos.
Por exemplo, uma pessoa que sonha em atuar na área de arquitetura e está inicialmente fazendo um curso de design de interiores online por ser mais acessível e flexível.
Então, quando decide começar a investir frequentemente pequenas quantias durante a realização do curso já visando a próxima formação, consegue se planejar com tempo hábil e de forma que não impacte no orçamento presente.
Assim, quando chegar o momento de formação do primeiro curso, uma pós-graduação em cursos de urbanismo já será possível por conta dos investimentos feitos durante um período, com paciência e perseverança, dentro da realidade.
Construir uma reserva de emergência
Por último, mas não menos importante, pode-se dizer que a reserva de emergência é o primeiro dos investimentos recomendados.
É um ótimo recurso para lidar com eventuais situações que possam vir a acontecer sem aviso prévio, proporcionar segurança com relação às finanças individuais e até familiares e, consequentemente, colaborar para uma rotina com menos preocupações.
É um tipo de investimento tanto para casos de necessidades, quanto para garantir segurança mesmo sem uma meta estabelecida.
É importante entender, antes de tudo, qual é o perfil investidor, geralmente dividido entre conservador, moderado e arrojado.
O perfil conservador implica investimentos mais seguros e com menos riscos, muito recomendado para iniciantes.
O moderado trata de casos em que já existe um conhecimento maior do mercado financeiro; e o arrojado, onde os investimentos são mais rentáveis, mas com grandes riscos.
Além disso, é possível encontrar na internet diversas informações e orientações sobre os tipos de investimentos disponíveis no mercado, categorizados como os de renda fixa e os variáveis.
Fazer investimentos pode ajudar muito na hora de proteger e aumentar o próprio patrimônio, e existem inúmeras opções no mercado financeiro, cada uma com seus riscos, rendimentos, previsões e prazos determinados.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.