Saber a cotação do dólar hoje é importante justamente porque ele é uma divisa mundial. Ou seja, uma moeda internacional considerada como “âncora cambial”. Sua alta ou baixa é um reflexo de como andam as economias dos principais países do mundo.
Além da interferência da situação econômica econômica de cada um deles.
Aqui no Brasil existem diversos aspectos que influenciam diretamente na flutuação da moeda. Como dissemos, tudo depende da lei da oferta e da procura. As políticas de desenvolvimento também implicam diretamente nos valores da moeda.
Lembre-se sempre que o direcionamento dos valores das divisas estão atrelados a sua oferta e procura.
Maior oferta: quanto maior for a oferta de dólar em território nacional, menor será o seu valor. Pois há mais moeda em oferta em relação a demanda.
Maior demanda: quanto maior for a demanda da moeda, ou seja, quanto mais dependentes de dólar, maior será o seu valor.
É a variação de uma moeda, de acordo com a lei da oferta e procura de moeda em suas negociações comerciais. Isso é a definição de câmbio flutuante.
Confira os valores atualizados do câmbio no Brasil
O fundo Monetário Internacional definiu como código oficial para dólar americano a sigla USD nos EUA. Mundialmente a sigla é US$ é utilizada ou apenas “$” antes do valor numérico, como por exemplo:
Além da alteração da economia americana afetar o valor da moeda, é comum que fatores políticos nacionais e globais impliquem diretamente no valor do dólar hoje. Assim, entender como funciona a cotação da moeda é o primeiro passo que o investidor deve saber antes de comprar essa divisa.
Existem três modalidades básicas da moeda disponíveis aqui no Brasil, confira as suas diferenças e peculiaridades.
O paralelo é comercializado por pessoas ou entidades que não tem autorização para isso. Por exemplo, aqui no Brasil você pode ter guardado em casa, mas precisa declará-los.
É a moeda utilizada para viagens no exterior e nas compras internacionais quando você viaja. Como é apenas utilizado para consumo, seu valor sempre será maior que o comercial.
É a moeda usada nas transações da bolsa de valores, em negociações feitas no exterior entre grandes empresas e o governo. Essa cotação é que nós vemos em sites de investimentos, economia, telejornais e outros.
A diferença principal entre dólar comercial e turismo, é que o comercial apenas pode ser operado por empresas e instituições financeiras. Assim, como o volume de negociações é mais elevado, seu valor é um pouco menor em comparação com a categoria turismo.
Lembrando que as pessoas físicas não têm acesso a esse tipo de compra de moeda, já que para elas apenas estão disponíveis negociações do turismo.
Mas apesar do dólar turismo também ajudar a movimentar a alta e baixa da moeda, o que mais implica na sua queda ou subida abrupta está relacionado com a moeda negociada por bancos e bolsa de valores, o comercial.
Como citamos, essa é a divisa usada em diversas situações, além de grandes transações entre bancos brasileiros e do exterior. Comprar e vender mercadorias, fazer exportações e importações. Tudo envolve a divisa.
Mesmo que aqui no brasil a nossa moeda seja o real, ela é uma divisa cambial. É através dele e de outras moedas como a libra esterlina, iene e euro, que as grandes empresas fazem as negociações internacionais.
Além do mais, como os EUA têm um poder de influência muito grande no mundo, sua moeda tende a ser uma referência em todo o globo.
Principalmente depois da 2ª guerra mundial, o boom econômico americano implicou diretamente na economia global.
A confiança internacional na moeda é algo que implica diretamente no cenário macroeconômico, já que:
A resposta é um grande depende! Em momentos de crise é importante ter uma moeda que seja estável como euro, iene e libra. Já que são consideradas pontos seguros e tendem a se valorizar ao longo dos anos.
Por isso, você deve sempre ficar atento à cotação da moeda hoje e avaliar se vale a pena ou não o investimento.
A hora certa de comprar é quando a moeda está em baixa, assim com menos real você tem acesso a 1 dólar. Com o tempo a moeda se valorizando, você pode vendê-la e lucrar mais.
Porém, especialistas sugerem que é necessário comprar de pouquinho a pouquinho, sempre analisando o mercado.
Por exemplo, para quem vai viajar e está programando a compra de moeda estrangeira, é interessante ir comprando ao longo dos meses. Se você deixar para a última hora, pode ter que desembolsar valores bem maiores, já que esta divisa tende a se valorizar.
Quando o dólar estiver em baixa, é uma boa forma de investimento. Quem comprou dólar em 2010 e vendeu em 2020 ganhou 5 vezes mais na venda.
Investir em dólar é diversificar os investimentos e ter uma moeda forte em tempos de crise que você pode utilizar como reserva.
Quando o valor do dólar estiver em alta e você o comprou na baixa. Quanto maiores diferenças de valor de compra e venda, mais dinheiro você tem em mão.
Não! Se for uma viagem programada, sempre compre de pouquinho a pouquinho. Lembre-se: as divisas sempre se valorizam!
Os tipos de dólar são o comercial, turismo e paralelo.
Assine a newsletter do Conexão Financeira
C6 Bank - O banco feito para sua empresa!