Empreendedorismo, Gestão Empresarial

Conheça as etapas do processo de aquisição de empresas

MoVktkpTURBXy8wZjU5MTI5YWQzMmVmMjBjMzJkZGNlZjAxMzY1NjM2NC5qcGeSlQMASs0ISs0EqZMFzQSwzQJ2

A aquisição de empresas é uma estratégia interessante para o empreendedor que quer expandir o negócio unindo forças a outro já existente e que pode ser complementar ao seu.

Comprar uma empresa em funcionamento pode ser uma alternativa rentável de expansão, trazendo oportunidade de crescimento mais acelerado com um risco menor – isso se o processo for bem realizado.

Mas como o empreendedor pode garantir que essa aquisição realmente agregue valor ao seu negócio? Primeiro, é importante entender qual é o principal objetivo ao comprar uma empresa.

Existem alguns tipos de aquisições, como a de sociedade, na qual uma companhia compra uma participação em outra. Pois, dependendo do tamanho da fatia adquirida, elas podem operar de maneira independente, ou uma ser absorvida pela outra por meio de uma incorporação.

Também existe o processo de fusão de companhias, no qual, após a operação, as empresas envolvidas são extintas e é formada uma nova.

Mas a operação sobre a qual estamos falando hoje é a de aquisição estratégica de uma empresa.

Aquisição estratégica de empresa

A compra estratégica de uma companhia pode ser muito positiva tanto para o lado comprador quanto para o vendedor. Dessa forma, esse tipo de operação tende a possibilitar maior vantagem competitiva e permitir o crescimento e continuidade do negócio de maneira lucrativa.

O processo de aquisição também pode ser muito utilizado para fortalecer a marca, criar um diferencial no setor de atuação e até agregar valor para clientes.

Além disso, a aquisição estratégica de empresas pode gerar benefícios como:

  • Economia de escala;
  • Diversificação geográfica;
  • Maior alcance de mercado;
  • Consolidação da marca;
  • Redução de custos;
  • Acesso à capital humano, tecnologia e know-how;
  • Diversificação de clientes;
  • Redução da concorrência.

Esses são apenas alguns pontos que podemos listar sobre os benefícios de se comprar uma empresa em funcionamento. Cabe ao empreendedor entender qual é o momento do mercado e do setor em que atua para poder identificar oportunidades e agregar mais benefícios a essa transação.

Principais etapas da aquisição de empresas

Com isso mapeado, para garantir que a aquisição de empresas seja uma estratégia bem sucedida é importante ficar atento para não cair em armadilhas. Por isso, algumas etapas devem ser seguidas:

1. Estudo de mercado 

Fazer um estudo sobre o mercado, verificando quais empresas estão disponíveis até encontrar o alvo ideal é sempre importante. Por isso, o empreendedor deve analisar as oportunidades, avaliando alinhamento de estratégias e de cultura, reputação da companhia e quais sinergias podem ser implementadas com a da aquisição.

2. Escolha do alvo de aquisição

Feito esse primeiro estudo, vem a escolha do alvo. A partir do interesse em uma empresa específica, o potencial comprador deve assinar um acordo de confidencialidade que garanta que a companhia colocada à venda não seja exposta. Assim, para poder assim acessar dados mais sensíveis sobre ela, verificando suas informações financeiras e contábeis.

3. Avaliação da empresa 

Mesmo com as informações fornecidas pelo vendedor em mãos, o comprador pode – e deve – avaliar seu alvo de aquisição. Esse processo pode ser realizado através do valuation, que normalmente conta com metodologias diferentes. É nessa hora também que o potencial adquirente analisa as potenciais sinergias que devem agregar valor ao negócio após a transação. Tudo isso será extremamente importante para o momento de negociação entre as partes.

4. Oferta e due diligence

Com esses dados em mãos, o comprador pode, agora, fazer uma oferta de maneira não vinculante, ou seja, que será confirmada apenas após o processo de due diligence. Pois, esse tem como objetivo verificar se todas as informações oferecidas pela companhia alvo são verdadeiras.

5. Oferta final e assinatura do acordo

Verificados os dados, a oferta pode ser formalizada, alterada ou não a depender do que foi concluído no processo de due diligence. A etapa final é assinar o acordo de compra e venda, estabelecendo prazos e termos legais que garantam segurança para ambas as partes.

6. Implementação de sinergias 

Para quem achou que o processo de aquisição de empresas acaba com a assinatura do acordo, se enganou. A implementação das sinergias é uma etapa muito importante e posterior à formalização do contrato. Assim, efetivar as sinergias previstas é o que garantirá o crescimento do negócio a partir de uma compra bem sucedida, e é importante contar com profissionais para ajudar na implementação.

Todo o processo de aquisição de empresas deve ser feito com o auxílio de profissionais especializados, que possam ajudar em cada etapa garantindo a segurança e efetividade desse tipo de transação estratégica. Por isso, a Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a se prepararem para a compra de uma empresa com o menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!