Como fazer um relatório de desempenho e por que ele é importante?

Publicado por Guilherme Alves - 01/06/2022

Entender como fazer um relatório de desempenho é muito importante para as empresas. O mercado atual, para um negócio se manter sólido, é preciso aumentar sua produção, reduzir tempo de atividade e diminuir custos.

Por isso que esse documento é importante, pois ele apresenta o desempenho das atividades da organização. Isso inclui os resultados e os processos para alcançar resultados. Inclusive, um planejamento estratégico é a chave para que a empresa conquiste o sucesso.

Quer saber mais sobre o assunto e aumentar a performance da sua equipe? Explicaremos tudo neste artigo. Acompanhe!

Afinal, o que é relatório de desempenho?

O relatório de desempenho é um documento destinado a registrar informações referentes à produtividade de cada área e atividade da organização. Podemos dizer que se trata de uma solução que busca coletar dados relacionados a processos internos.

Ele apresenta um panorama completo dos resultados de qualquer operação que deu certo ou não no período averiguado. Por meio dessas informações, o gestor vai conseguir ter uma visão geral do negócio e tomar decisões coerentes. 

Tudo isso visa otimizar o desempenho da organização como um todo. Sendo assim, a meta dessa estratégia é potencializar a produção, diminuir os custos e melhorar a performance do tempo de execução.

Por que saber como fazer um relatório de desempenho?

Por mais simples que possa parecer isso, muitas empresas ainda falham nesse quesito. Muitas delas direcionam seus esforços em apenas um setor e não investem em outras atividades como a fidelização de clientes.

A questão é que o desempenho, por mais importante que seja, é bastante negligenciado. Então, para que seja possível realizar uma gestão eficiente que amplie o desempenho da empresa, é preciso mensurar sua produtividade atual. 

É nesse ponto que entra a função de como saber fazer um relatório de desempenho. Com ele, você vai compreender como está de fato o desempenho individual e de cada segmento do negócio. 

Para isso, o relatório precisa conter informações essenciais para a análise de produtividade. Ao utilizar o relatório de desempenho, o gestor verá, de forma fácil, o que tem funcionado. 

Além disso, ele perceberá quais pontos precisam de maior atenção e qual a melhor abordagem a se adotar em relação aos problemas de produtividade.

Como elaborar um relatório de desempenho?

É fundamental entender que esse documento nada mais é do que a reunião organizada das informações referentes ao desempenho de produtividade. Inclusive, ele analisa os resultados de cada área do negócio.

Esses dados são conquistados por meio de indicadores de desempenho. A seguir, você vai ver algumas dicas de como colocar o seu relatório em prática.

Determine os indicadores de desempenho

Para fazer um relatório de desempenho de qualidade, os indicadores são essenciais. Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), essas métricas são utilizadas para mensurar a performance de colaboradores ou da organização.

Resumindo, os KPIs são divididos em diferentes classes. Primeiramente, cabe ao gestor determinar quais utilizará para captar as informações dos resultados e colocar no relatório de desempenho.

Na realidade, é necessário contar com um indicador capaz de comparar o que foi produzido com o que foi investido no decorrer do tempo analisado. Para o setor de atendimento ao cliente, por exemplo, alguns indicadores de desempenho são importantes, como:

  • Ticket Médio;
  • NPS (Net Promoter Score);
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
  • Churn (Índice de Cancelamento);
  • Entre outros.

Estabeleça as metas

É essencial, também, analisar e listar as metas que se visa conquistar ao saber como fazer um relatório de desempenho. Lembre-se de que esse documento é uma ferramenta de gestão que busca avaliar a produtividade da organização a fim de otimizá-la.

Logo, é muito importante estipular com exatidão quais são os objetivos, as áreas e as equipes que serão averiguadas, bem como o tempo da avaliação, entre outros pontos.

Acrescente os dados mais importantes

Não adianta inserir todos os dados no relatório de desempenho, pois o excesso de informações pode prejudicar a análise e acabar por anular a viabilidade do instrumento.

Ele serve exatamente para organizar e sistematizar os resultados mais importantes para o negócio. Portanto, delimite os dados que tenham realmente relação com os índices e as variáveis que atuam na produtividade.

Quais benefícios um software pode trazer para o relatório de desempenho?

Em um mercado muito competitivo, não há muita alternativa a não ser buscar o que existe disponível em tecnologia para gestão. A vantagem de contar com a automação é a facilidade que ela proporciona. 

A cada dia surgem sistemas modernos com diversos recursos. A tecnologia é capaz de ditar qual será a velocidade e precisão que se realiza os processos administrativos.

Assim, não é difícil entender como a confiabilidade de informações, a agilidade de captar e cruzar dados e o processamento de relatórios oferecem vantagens. O que torna uma empresa muito mais competitiva frente às outras no mercado.

O mais indicado é ir atrás de uma solução estratégica que possa atender às necessidades da empresa. Ou seja, existem softwares que englobam vários recursos em um só. Esse tipo de solução é capaz de integrar departamentos para uma gestão estratégica de fato.

Além disso, é preciso se atentar aos recursos oferecidos por cada solução que vão além da produtividade. Ou seja, algumas ferramentas permitem a padronização de documentos e do fluxo de trabalho, por exemplo.

Tudo isso é essencial para a organização de demandas. Apenas contando com recursos eficientes e pessoas qualificadas é possível que uma empresa consiga prosperar de forma eficaz.

Conclusão

Como você pode perceber, saber como fazer um relatório de desempenho é muito importante para o desenvolvimento de uma organização. Para isso, não hesite em buscar ajuda especializada e de sistemas modernos para sua empresa. 

É preciso investir em soluções que possam gerar relatórios de desempenho e de outras naturezas com eficiência e direcionamento correto.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.