Dicas de como poupar e investir de forma eficaz

Publicado por Lucas Avila - 29/04/2022

Saber poupar e investir corretamente pode livrar uma pessoa de uma série de dores de cabeça, garantindo uma saúde financeira mais estável e um trabalho de qualidade a longo prazo, seja em uma empresa de serviço de limpeza de colchão ou na própria casa.

No Brasil, a educação financeira nunca foi uma prioridade no ensino. Inclusive, não há nenhuma menção disso em escolas ou durante as primeiras etapas da vida, o que gera um adulto pouco funcional em relação a dinheiro.

Por conta disso, a instabilidade em situações financeiras acabou se tornando um elemento comum entre as pessoas, principalmente jovens, que acabam dependendo de financiamentos e empréstimos, o que gera endividamento e perda de poder aquisitivo.

A mesma coisa é verdade para empresas de assessoria contábil para abertura de empresa, que se prejudicam por falta de controle e planejamento financeiro, o que pode levar a problemas graves, e pode chegar ao ponto de a companhia entrar em falência.

A importância de saber poupar e investir

Aplicando essas ações, você consegue usar seu dinheiro de um jeito mais funcional e consegue resultados mais expressivos com esse tipo de ação, o que é muito importante para sua estrutura financeira.

Embora o ditado seja verdadeiro, e dinheiro não seja tudo, a verdade é que ele está presente em quase todos os aspectos da vida adulta e ele é responsável por manter um certo padrão de qualidade na vida das pessoas e de seus familiares.

Com um bom entendimento sobre seu dinheiro, você é capaz de trabalhar com poupanças e investimentos diferenciados em sua empresa fabricante de etiquetas, sabendo onde e quando aplicar para obter o melhor resultado possível desse tipo de ação.

Ainda que não exista nenhum tipo de apoio governamental ou educacional para lidar com dinheiros, o interesse da população nesse tipo de questão tem crescido consideravelmente, e as pessoas têm buscado entender a importância desse tipo de educação.

Por isso, profissionais da área de economia e especialistas em questões financeiras têm aproveitado para lançar cursos livres, palestras e webinars, muitos deles gratuitos, como uma maneira de ajudar a população a entender melhor sua própria vida financeira.

Desenvolver essas habilidades permite não só que uma pessoa saia de dívidas que podem cobrar altas taxas de sua renda, mas também a otimizar seus gastos, cortando despesas desnecessárias com uma instalação de aquecedor solar e sabendo aplicar o dinheiro.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode se educar financeiramente. Mas é preciso entender que quanto mais velha a pessoa for, mais difícil é o processo de aprendizado.

Por isso, muitos pais têm aproveitado esse conteúdo digital para apresentar a seus filhos os conceitos de economia e finanças, já incentivando a criança a se interessar por dinheiro e como ele funciona.

Por que você deve poupar?

O ato de poupar em si envolve tirar uma parte de seus rendimentos e acumular de alguma maneira, colocando-o em uma reserva como uma poupança ou um fundo de investimento para aumentar seu capital em uma fábrica de uniforme profissional, por exemplo.

Muitas pessoas não entendem a importância desse ato, pois pensam que se receberam uma determinada quantia, é para ela ser gasta. Entretanto, a poupança é uma das maneiras mais sólidas de garantir estabilidade.

Acidentes e imprevistos acontecem. Você pode precisar fazer uma reforma de emergência em sua casa, comprar algum item que não estava esperando ou até mesmo perder o emprego e ficar um tempo sem rendimentos mensais.

Nestes casos, a maioria das pessoas acaba contraindo altas dívidas para conseguir realizar as ações que precisam, seja através da reforma ou para passar o período desempregado sem perder sua qualidade de vida.

Quando você poupa, entretanto, consegue estruturar uma reserva de emergência para sua empresa montadora de estandes, mantendo um dinheiro separado para que em casos de eventuais complicações inesperadas, você esteja pronto para lidar com elas.

Além disso, você pode poupar com um objetivo em mente, como:

  • Fazer uma viagem internacional;
  • Trocar de veículo;
  • Comprar um imóvel;
  • Abrir uma empresa.

Muitos sonhos têm um alto custo financeiro, mas com planejamento e atenção você consegue otimizar suas chances de conquistar esse tipo de ação. Assim, é interessante saber fazer um controle adequado de seus recursos e de como economizá-los.

O uso da planilha financeira

Uma planilha financeira é um documento que lista todos os rendimentos e despesas que você possui durante um determinado período, além de outras informações que você julgue relevantes para sua consultoria em gestão de vendas.

A maioria das pessoas atualmente prefere um conteúdo digital, uma vez que essas planilhas podem ser muito trabalhosas de realizar fisicamente.

As versões digitais podem ser acessadas de qualquer lugar com conexão com internet, e possuem facilidades, como cálculos automáticos e fórmulas que facilitam a compreensão de suas despesas a longo prazo.

Essa planilha é parte importante do controle que deve ser realizado com suas finanças. Com ela, você tem uma ideia real de seus gastos e lucros, e entende quanto dinheiro sobra para conseguir se planejar para fazer investimentos ou para poupar.

Além disso, a planilha ajuda a controlar seu endividamento, evitando problemas mais sérios com relação a dinheiro e mantendo seus recursos disponíveis para um caso de necessidade.

O planejamento e o controle são parte essencial do trabalho com finanças, seja para uma empresa de instalação de forro removível ou qualquer outra companhia que tenha atuação nesse amplo mercado.

Como poupar e investir com eficiência?

Agora que você entende um pouco melhor a importância de se planejar e de investir seu dinheiro, é importante entender as melhores maneiras de fazer esse processo tanto de poupar quanto de investir.

É importante ter em mente que cada pessoa é única, e possui peculiaridades que podem ser importantes para se levar em conta quando você está estruturando sua saúde financeira, uma vez que cada um tem necessidades distintas.

Por isso, adaptar esse tipo de elemento a sua realidade é um passo importante para qualquer pessoa que deseja manter uma vida financeira mais plena, sem ter tantos problemas com endividamento e outros recursos relacionados a dinheiro.

Quitar dívidas

O primeiro passo para quem deseja poupar ou investir é se livrar das dívidas. Normalmente, elas pegam uma parte relevante do salário, reduzindo a capacidade tanto de compra quanto de investimento, e os juros tendem a crescer constantemente.

Uma boa maneira de lidar com isso é amortizando uma dívida. Analise todas as dívidas que você possui, e identifique quais você tem o potencial de encerrar primeiro. Então, faça aportes e amortizações para tentar reduzir ao máximo os juros que está pagando por elas.

Dessa maneira, você consegue manter o controle de suas finanças e se livrar das dívidas, conseguindo um capital maior para seus investimentos e para sua poupança.

Verifique os investimentos

Quando você vai investir, é preciso destacar que existem variados tipos de investimento. Eles têm uma grande alternância de rendimento, por isso é importante conhecer e entender esse tipo de elemento antes de investir.

Além dos rendimentos serem variáveis, o risco também é. Identifique seu perfil de investidor antes de começar a trabalhar com esse tipo de recurso. Se você é mais conservador, a poupança pode ser a melhor opção.

Para aqueles que aceitam o risco e estão dispostos a lidar com ele, existem opções cuja lucratividade é muito maior, caso você consiga trabalhar o dinheiro de forma correta.

Definição de metas

Identificar as razões pelas quais você está economizando é um excelente incentivo para continuar nesse processo. As pessoas gostam de trabalhar com metas, pois elas se sentem fazendo uma atividade com um objetivo definido.

Por isso, quanto mais você conseguir estipular ações de curto, médio e longo prazo para suas metas financeiras, mais motivado você estará para manter esse padrão e garantir que trabalhará o dinheiro de maneira inteligente.

Avaliar seus objetivos

Depois de um determinado período poupando, é muito importante que você faça uma avaliação de resultados, entendendo assim se os esforços que você praticou tiveram o retorno esperado.

Caso você não tenha se sentido satisfeito com os resultados, é importante estudar o que pode ter dado errado e como você consegue reverter a situação, garantindo que no próximo ciclo você fará atividades diferenciadas que podem te deixar mais perto de seus objetivos.

Considerações finais

A saúde financeira é um dos tópicos mais procurados na atualidade, em grande parte pelo potencial que esse tipo de ferramenta pode apresentar enquanto transformação na vida de uma pessoa.

Quanto mais você entender seu dinheiro, como ele funciona e o que fazer para otimizar seus ganhos e reduzir custos, mais adaptada sua vida estará, criando assim um ambiente de qualidade para poupar.

Pessoas que se preocupam com a vida financeira estão a um passo de conquistar uma qualidade de vida muito maior, aumentando seu poder de compra e ficando com mais estabilidade e tranquilidade a longo prazo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.