O principal fator que influencia no preço da libra hoje, assim como o dólar, é a oferta e procura. Todas as moedas que são consideradas divisas ou “âncoras cambiais”, valorizam com o tempo. Mas suas cotações estão atreladas diretamente às suas demandas.
Além da economia global, a economia do país cuja moeda é a divisa, também pode influenciar diretamente o preço dessa moeda no câmbio. Entre esses fatores, as políticas mundiais e do Reino Unido e outros países que adoram a libra, podem influenciar no seu valor de mercado.
Países que utilizam a libra esterlina:
Além disso, a libra esterlina se apresenta em forma de moeda nas cédulas de £5 £10 £20 £50 e apenas na Escócia e Irlanda do Norte nas notas de £100.
Antes do dólar ser reconhecido como a divisa cambial mais popular do mundo, a libra esterlina era a moeda de troca padrão e oficial.
Ela era usada amplamente no mundo para câmbio, comercialização de produtos no mercado internacional e até mesmo em negociações na bolsa de valores.
Mas porque a libra era tão famosa e valorizada antigamente?
A libra esterlina utilizou o padrão ouro como lastro até a primeira guerra mundial. O que significa que o valor de mercado da libra estava sob a especulação das reservas de ouro da época.
Londres, era o principal centro financeiro do mundo, e nessa época sua moeda tomava cada vez mais força. E os contratos de grandes empresas e de negociação de commodities eram feitos todos em libras esterlinas.
Mas o que aconteceu com a libra até a segunda mundial? Porque ela perdeu força para o dólar? Com o fim da Segunda Guerra Mundial e com a intenção de objetivar a revitalização da economia mundial, os americanos sugeriram um modelo capitalista em todos os continentes.
Enquanto a Guerra estava acontecendo na Europa, os Estados Unidos estavam vendendo material bélico para os europeus, se desenvolvendo rapidamente. Assim, com a criação de novas universidades e giro econômico rápido, se desenvolveram de modo exponencial.
O mundo estava de olho nos americanos, e quando entraram na segunda guerra e venceram, demonstraram sua hegemonia para o mundo. A conferência de Bretton Woods, realizada nos EUA em 1944, vinculava ao câmbio o dólar com o ouro, tornando-o uma divisa.
Assim, todos os outros países adotaram o dólar como moeda principal de câmbio.
Como citamos anteriormente, toda moeda âncora cambial tem um conjunto de políticas do seu próprio país e do globo que podem influenciar na sua procura ou não.
Por isso, quando os ingleses anunciaram oficialmente o Brexit, a libra esterlina despencou 11% finalizando o dia em 8%, a menor mínima da história nos tempos atuais.
Com impacto imediato e questões burocráticas do próprio país e da monarquia, a morte da rainha Elizabeth fez com que a libra perdesse valor de mercado.
Mas o que a morte do monarca tem a ver com a desvalorização do dinheiro do UK?
É uma tradição da monarquia britânica é trocar o rosto das efígies das cédulas pela figura do monarca.O rosto de Elisabeth está gravado em 4,5 bilhões de cédulas. E se fosse realizar a troca de uma vez, o Reino Unido gastaria o equivalente a £579 milhões por versões com o rosto do novo rei, Charles 3º, o que ajuda a desvalorizar a moeda.
Como citamos anteriormente nesta matéria do Conexão Financeira, existem diversos fatores que podem implicar diretamente no preço da libra. Desde questões políticas locais do UK (Reino Unido) como a economia global.
O preço da libra hoje irá cair ou subir em duas situações:
£↓ cair: quanto mais libra estiver circulando no mercado, aumentará a oferta. Ou seja, seu preço valerá menos. Quando os juros no Brasil estão altos, normalmente os investidores acabam por aplicar seus recursos aqui.
Lotando os bancos dessa divisa, diminuindo seu preço.
£↑ subir: aqui acontece o inverso, quanto mais escassez de moeda houver, mais o preço da libra aumenta. Lei da oferta e procura, se o Brasil tiver alta inflação fazendo com que os investidores vejam uma atração maior em colocar seus recursos em outros países.
Podendo elevar significativamente o valor da divisa.
Saiba que existem dois tipos de cotação da libra atualmente: a turismo e a comercial. Sendo a primeira utilizada para viajar, podendo ser adquiridas em casas de câmbio e exchanges.
O preço da libra hoje na cotação comercial ou na cotação turismo, é diferente. Na comercial, os valores apresentados por grandes movimentações financeiras de entrada e saída da moeda no país.
Assim, como o fluxo de negociação é maior em comparação com o câmbio turismo, na comercial é mais barata. Sendo utilizada por governos e empresas nas negociações internacionais relacionadas a importação e exportação de produtos e serviços.
O preço da libra turismo hoje em espécie é de R$6,42 + IOF.
Hoje em 17 de setembro de 2022 se você investir R$500 reais numa conversão direta sem impostos terá £82,81
O IOF (imposto sobre operações financeiras) é a taxa aplicada à compra de moedas internacionais. Para operações de compra de libras em espécie o IOF corresponde de 1,10% sobre o valor total da operação.Já para compra da moeda em cartão pré-pago internacional o valor é de 6,38%.
(Ano 2022, setembro).
Quando o dólar estiver em baixa, é uma boa forma de investimento. Quem comprou dólar em 2010 e vendeu em 2020 ganhou 5 vezes mais na venda.
Investir em dólar é diversificar os investimentos e ter uma moeda forte em tempos de crise que você pode utilizar como reserva.
Quando o valor do dólar estiver em alta e você o comprou na baixa. Quanto maiores diferenças de valor de compra e venda, mais dinheiro você tem em mão.
Não! Se for uma viagem programada, sempre compre de pouquinho a pouquinho. Lembre-se: as divisas sempre se valorizam!
Os tipos de dólar são o comercial, turismo e paralelo.
Assine a newsletter do Conexão Financeira
C6 Bank - O banco feito para sua empresa!