Soluções de cobrança bancária

Melhore a gestão financeira, antecipe recebíveis e faça protestos rapidamente com nossas ofertas de soluções de cobrança bancária

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Soluções de cobrança bancária – O que é

Quantas vezes a sua empresa teve problemas com a gestão de contas a receber? Eles podem ser pequenos inicialmente, mas trazem retrabalho e grandes dores de cabeça ao longo do tempo. Por isso, com as soluções de cobrança bancária do Conexão Financeira, você evita esses erros operacionais e foca no que realmente importa, o crescimento do seu negócio.

As soluções de cobrança bancária nada mais são que o recebimentos das contas da sua empresa via boleto de pagamento, vinculado a um banco / fintech / financeira.

O que pode lhe trazer flexibilidade e agilidade na gestão diária do seu negócio.

Escolher uma instituição financeira que mais atenda suas necessidades e exigências para a realização desses serviços, pode parecer uma tarefa difícil, mas com o Conexão Financeira e sua página de parceiros fica tudo mais fácil, ágil e rápido.

Como é feita a cobrança?

A cobrança é realizada por meio de boleto bancário emitido pelo beneficiário em nome do banco escolhido por ele. 

Dessa forma, o pagador que recebe o boleto físico ou eletrônico pode escolher a forma que irá realizar o pagamento. Ao realizá-lo, a liquidação da dívida é feita por meio do sistema do banco, financeira ou fintech ao beneficiário.

Dados para emissão de boleto bancário

  • Recibo do sacado com dados pessoais do beneficiário e do pagador além dos dados bancários do beneficiário;
  • Valores;
  • Data limite de pagamento e seu número de identificação;
  • Ficha de compensação;
  • Código de barras ou QR code;
  • Representação do código de barras numérica com linha digitável.

Ciclo de vida da cobrança bancária ou boleto

  1. Emissão;
  2. Vencimento;
  3. Prazo para protesto;
  4. Cadastro no cartório;
  5. Sustação do protesto;
  6. Apontamento;
  7. Intimação;
  8. Prazo para pagamento da intimação;
  9. Protesto;
  10. Anuência;
  11. Cancelamento do protesto.

Qual empresa escolher para soluções de cobrança bancária?

Para você poder emitir um boleto bancário, você precisa ter um banco que faça isso por você. A boa notícia é que atualmente existem diversos bancos e instituições financeiras que podem ajudar você com soluções de cobrança bancária.

Assim, como o número de fintechs cresceu muito nos últimos anos, e com propostas incríveis para seus clientes, escolher um banco ou financeira nunca foi tão fácil.

A partir de 2017 o Banco Central do Brasil determinou que todos os boletos bancários deveriam ter um registro. Por isso, todas as cobranças são registradas no Sistema de Pagamentos Brasileiro e no sistema do banco que o emitiu.

Contudo, o banco hoje pode cobrar uma tarifa sobre os boletos, mas ao mesmo tempo há uma segurança maior na operação.

O que você deve levar em consideração antes de escolher um banco?

A escolha do seu banco de emissão de boletos deve estar ligado à:

  • Valores tarifários cobrados;
  • Facilidade para gerir finanças;
  • Atendimento prestado na hora de solução de problemas e dúvidas.

Quando é emitido um número grande de boletos é necessário observar a plataforma oferecida pelo banco. Assim , seus custos de utilização e se há ou não integração com o sistema de ERP da sua empresa.

Existem plataformas de soluções de cobrança bancária que você pode prorrogar vencimentos, cancelar boletos emitidos com valores errados, consultar os que já foram pagos, realizar protestos de títulos em atrasos e outras ações.

Se essas funcionalidades são importantes para sua empresa, então você está na matéria certa, continue lendo para entender melhor.

Como o seu cliente irá receber a cobrança bancária (boleto)

Esse tópico também influencia diretamente na escolha da instituição que atenda às suas necessidades de soluções de cobranças bancárias. 

Mesmo com as tecnologias atuais de cobrança online, existem alguns bancos que dão aos clientes a opção de enviar os boletos. Claro, que com um custo maior de operação já que o envio por email é bem mais prático e barato.

Além disso, os boletos também podem ser encaminhados via DDA – débito direto autorizado — o famoso boleto eletrônico. Esse, pode ser pago de maneira digital, via internet banking, caixa eletrônico e telefone.

Tarifas de serviços de cobrança bancária: registro e quitação

Agora que você já sabe como funciona o processo de cobrança bancária é importante avaliar como é realizada a cobrança de tarifas da instituição financeira, seja no registro ou na quitação.

O empresário pode ter uma conta em um determinado banco e pela facilidade, habilitar a cobrança por lá mesmo. O que pode ajudar, pois o relacionamento com a instituição conta nessas horas.

Contudo, as tarifas podem variar de acordo com o pacote realizado no contrato com e com a quantidade de número de cobrança bancária ou boletos emitidos.

Assim, com o Conexão Financeira você pode comparar qual é o banco que oferece o melhor serviço e quais são as tarifas são mais atrativas para você fechar a parceria que será sucesso para você!

Quanto tempo demora para ser registrado um boleto bancário?

Depende de como o boleto foi encaminhado para o banco ou empresa de cobrança. Pela própria plataforma bancária você pode realizar o acompanhamento do procedimento. Porém, se houver um sistema de gestão, a variação de tempo ocorre quando:

  • Troca de informações e registros por arquivos;
  • Recepção de dados por API.

CNAB 400 e CNAB 240

Esse sistema permite que os clientes dos bancos e financeiras que efetuam as cobranças bancárias tenham acesso a uma interface de informações por meio de arquivos em formato digital.

Os bancos utilizam esses formatos para trocar digitalmente as informações com segurança de seus clientes. Com arquivos de formato fixo de texto, com colunas definidas pela FEBRABAN.

  • CNAB 400: Solução de cobrança bancária simples e garantida. Não permite o serviço de banco correspondente. Porém, permite a postagem de títulos em serviços de protesto nos correios.
  • CNAB 240: Mais moderno, permite uma quantidade maior de informações. Permitindo a custódia de protesto de cheques, agendamento para o pagamento de títulos e contas.

Registro via API

Esse sistema ocorre quando o sistema de gestão se comunica diretamente com sistema do banco via Application Programming Interface. Por isso, o registro é feito imediatamente.

Dessa forma, o boleto é enviado e o banco responde imediatamente se o mesmo foi ou não registrado. Se tiver algum erro com a informação preenchida, a resposta negativa é apresentada instantaneamente e o boleto não é registrado.

Depósito por boleto bancário

Uma transação deve ser emitida em nome do titular, podendo ser paga em benefício dele. Assim sendo uma ótima forma de realizar um pagamento sem ter que pagar a taxa de transferência cobrada por transações. 

Neste caso, o dinheiro é creditado na conta do beneficiário em até dois dias úteis.

Soluções de cobrança bancária – Como conseguir

Para conseguir sua solução de cobrança bancária no Conexão Financeira é simples, basta você escolher o parceiro que mais atenda a sua necessidade e fazer a solicitação. Em nosso portal você pode escolher o melhor serviço para MEI , ME  e LTDA. Confira! 

4 vantagens de soluções de cobrança

Gestão de acompanhamento

Com tudo centralizado o beneficiário poderá acompanhar em tempo real os status de seus títulos, consultando-os e fazendo o seu gerenciamento.

Antecipação de recebíveis

Precisou de recurso para capital de giro? Com a antecipação de recebíveis você pode ter um dinheiro extra rapidamente.

Envio eletrônico

Faça tudo por e-mail e facilite o processo. Basta anexar o boleto no email e pronto!

Protesto

Com os parceiros do Conexão Financeira você pode enviar suas cobranças para cartórios digitalmente e com agilidade.

Soluções de cobrança bancária – Conclusão

Negociamos com os principais bancos e empresas do mercado as melhores soluções em Serviços de Cobrança Bancária para atender à necessidade de sua empresa.

A gestão de qualquer empresa demanda muita dedicação e esforço e, muitas vezes, os empresários ou empreendedores não têm tempo para assuntos operacionais. 

Por isso, escolher os serviços de cobrança oferecidos pelas instituições financeiras para que as empresas não tenham que se preocupar com essa parte “burocrática” do dia a dia, é uma excelente escolha.

A cobrança funciona, normalmente, por meio da emissão de boletos bancários, fazendo com que a empresa tenha uma preocupação a menos no dia a dia e possa focar nos resultados.

Existem, entretanto, outras aplicações nos serviços de cobrança que acontecem quando há inadimplência de um ou de vários clientes. 

Tendo como finalidade ajudar o cliente inadimplente a sanar suas dívidas e regularizar a sua situação. Por outro lado oferece à empresa a chance de receber um valor não pago e no futuro conquistar novas vendas.

Perguntas mais frequentes sobre soluções de cobrança bancária (FAQ)

Por que devo ter uma solução de cobrança bancária?

Ter uma empresa que agilize o procedimento de cobrança de modo a aumentar o controle automatizando o processo, melhora o setor de cobrança do seu negócio.

Como é feita a cobrança pelo sistema do parceiro?

A cobrança é realizada por meio de boleto bancário emitido pelo beneficiário em nome do banco escolhido por ele.

Como ter a melhor empresa de soluções de cobrança para meu negócio?

É só entrar na página do Conexão Financeira e escolher a melhor empresa que atenda às suas necessidades.

Quanto tempo demora para ser registrado um boleto bancário?

Depende da maneira que foi realizado o contrato entre o seu negócio e a empresa contratada. Alguns podem ser registrados imediatamente, outros em até duas horas.

Quais são as vantagens de ter um serviço de cobrança bancária?

Gestão de acompanhamento, antecipação de recebíveis, utilização do envio por e-mail e protesto facilitado.

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