• Auto – Financiamento e Leasing

    Procurando por Financiamento e Leasing Auto para sua empresa? Temos as melhores alternativas do mercado, para todos os portes de empresa.

    seta formulário
  • Solicite um contato sem compromisso hoje mesmo!

Muitas empresas possuem frotas de veículos, leves ou pesados, e respeitando certa rotina, fazem a renovação destas. As modalidades de financiamento e leasing auto são duas formas de se realizar tal operação sem, contudo, ter uma grande desembolso no caixa da empresa.

Uma das principais diferenças entre o leasing e o financiamento (CDC) é que ao optar pelo leasing, a empresa cliente faz uma espécie de aluguel daquele veículo, que fica no nome do banco durante o pagamento das parcelas.

No site do Banco Central, o leasing é definido como um “arrendamento mercantil”. Por ser uma operação com características legais próprias, não se constitui operação de financiamento. Por outro lado, nas operações de financiamento, o bem é de propriedade do mutuário, ainda que alienado, já no ato da compra. 

Desa forma, como durante o pagamento das parcelas o bem fica no nome do banco e não do cliente, as garantias são maiores e, consequentemente, os juros tendem a ser menores. O leasing permite ao banco a retomada do bem muito mais facilmente, enquanto com o financiamento esse procedimento legal é mais difícil.

Vantagens e desvantagens do Leasing e Financiamento

Além das taxas de juros menores, outra vantagem do leasing é que, nessas operações, não há incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o que também diminui o valor da prestação.

Apesar dos juros menores, o leasing traz algumas desvantagens para o bolso da empresa. Se sua empresa tem um caixa equilibrado e saudável, por exemplo, e quiser antecipar algumas parcelas, não vai encontrar nenhum benefício. A empresa até consegue antecipar algumas as prestações, mas não haverá desconto alguns dos juros.

Já com o financiamento auto, é possível que a empresa antecipe quantas parcelas quiser e, assim, pagar juros menores com a antecipação.

Outro ponto desfavorável do leasing são os prazos. O prazo mínimo de arrendamento é de dois anos, para bens com vida útil de até cinco anos, e de três anos, para os demais (como no caso de auto). O financiamento, por sua vez, não impõe nenhum tipo de restrição com relação ao número mínimo de parcelas.

Conheça também a opção de Consórcio Auto e Frota e analise a melhor opção para sua empresa.

Quer saber mais sobre leasing e financiamento auto para renovar a frota da sua empresa? Fale conosco!

Close Bitnami banner
Bitnami