Empresas que realizam consultas de CPF de clientes tornam as suas relações com os consumidores mais seguras. Com essa prática, que é regularizada no mercado, a instituição consegue analisar o perfil financeiro de cada indivíduo e entender se vale a pena ou não fechar não um negócio.
Inclusive, milhares de brasileiros têm curiosidade em saber como essa consulta é feita. Resumidamente, a consulta é feita para analisar se o consumidor tem alguma dívida que não foi paga registrada em seu CPF.
Confira agora mesmo quais empresas consultaram o seu CPF e os motivos que levaram a essa consulta.
Por que a consulta do CPF é feita?
A consulta do CPF costuma ser feita após a solicitação de algum produto ou serviço financeiro, como cartões de crédito e financiamentos, a instituições e empresas do setor. Durante o processo, será feita uma análise para que o credor entenda se você é ou não um bom pagador.
Esse é um passo essencial na concessão de qualquer serviço financeiro, pois gera entendimento se você irá conseguir arcar com os pagamentos mensais, até mesmo os do cartão de crédito.
Resumindo, as consultas servem para avaliar o risco da disponibilização do crédito e evitar fraudes, pois com essa análise também é possível detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos furtados, por exemplo.
Como saber quem consultou o seu CPF?
Existem algumas maneiras de visualizar quem consultou o seu CPF e garantir mais segurança às suas finanças, uma delas é com o CPF Protegido da Foregon.
Pela plataforma você consegue acessar um painel completo de monitoramento do seu CPF. A partir do momento em que você ativa o serviço, o sistema te notifica via SMS e e-mail quando e quais empresas consultaram o documento e também se houve inclusão ou exclusão de dívida em seu nome.
Confira o passo a passo e saiba como acessar o CPF Protegido:
- Acesse o Portal da Foregon;
- Crie sua conta com e-mail e senha;
- Em seguida, abra uma nova aba e insira o seu e-mail cadastrado;
- Clique em “Proteger CPF Grátis” e insira a sua senha;
- Por fim, selecione a opção “Acessar Monitoramento” e pronto. As empresas que consultarem o seu CPF aparecerão na tela para você.
Importante: a Foregon é responsável apenas por fornecer as informações solicitadas sobre a consulta do CPF por empresas e instituições.
Benefícios em saber quem consultou o seu CPF
No decorrer do artigo, listamos diversas vantagens em obter conhecimento sobre quais empresas e instituições consultaram o seu documento.
Como conclusão, podemos dizer que um dos benefícios que ganham destaque é a segurança. Por exemplo: se você não solicitou nenhum produto financeiro ou crédito no mercado e mesmo assim recebeu alertas de consulta de instituições financeiras, provavelmente o seu CPF está sendo utilizado por golpistas.
A notificação funciona como um alerta, na qual você consegue prever a situação e entrar em contato com o banco ou empresa informando o ocorrido. Como consequência, você consegue evitar a fraude e futuros prejuízos financeiros.
Sobre a Foregon
A Foregon é uma fintech com sede em Presidente Prudente, interior de São Paulo, que tem como propósito auxiliar seus usuários a encontrarem o produto financeiro mais adequado ao seu perfil.
Ao solicitar um cartão de crédito ou uma conta digital no marketplace da Foregon, o cliente é redirecionado para a página do banco responsável pelo produto, para preencher a sua proposta, que será analisada única e exclusivamente por ele.
São mais de 600 opções de produtos financeiros, com suas características, para você comparar e escolher o que melhor atende às suas necessidades.
Com a Foregon, você também descobre qual é o seu score de crédito e as suas chances de aprovação em um produto financeiro.