Um empréstimo pode ser a opção ideal para a sua vida financeira, É muito comum ele ser usado para quitar dívidas, por exemplo. Também é possível usar o valor para dar entrada em um imóvel ou carro, fazer a viagem dos sonhos, investir nos estudos… são muitas possibilidades.Entretanto, com tantas opções de crédito disponíveis atualmente, pode ser difícil entender qual o melhor banco para empréstimo pessoal ou até mesmo como funciona esse tipo de transação. Entenda se o empréstimo pessoal é o mais indicado para você, as taxas de juros, como solicitar e os bancos mais indicados para conseguir crédito. Continue a leitura!
Como funciona o empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é o mais comum entre os existentes. Consiste, basicamente, em uma quantia de dinheiro que o banco te empresta em condições especiais.Essas condições envolvem o pagamento de taxas de juros e tarifas acrescidas do valor inicial solicitado. O pagamento costuma ser dividido em parcelas que podem levar de poucos meses até mesmo anos para quitação completa, a depender do valor solicitado. Muitas pessoas pensam que apenas os bancos fazem empréstimo pessoal, mas a realidade é que existem outras financeiras que oferecem esse serviço.O mais interessante é que, normalmente, essas financeiras conseguem juros mais baixos que os bancos tradicionais, além de oferecerem opções de pagamento mais flexíveis.
Do que preciso para fazer empréstimo pessoal?
Não é necessário reunir muitos documentos para solicitar um empréstimo pessoal, é um processo sem muita burocracia. Veja quais são os documentos para um empréstimo pessoal comum.
- Documento oficial com foto: RG, passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação ou carteira do órgão profissional (OAB, CRM, etc.). Apenas um desses documentos.
- Comprovante de renda: holerite, contracheque, extrato bancário, carteira de trabalho ou declaração do imposto de renda.
- Comprovante de residência: contas de consumo (água, luz, etc), fatura do cartão de crédito, etc.
Em empréstimos com garantia são solicitados mais documentos que comprovem a posse do item em questão.
Tipos de empréstimo pessoal
Existe mais de um tipo de empréstimo pessoal, a escolha irá depender do que você precisa e do que tem para oferecer como garantia de pagamento.O empréstimo comum é aquele que não precisa de garantia alguma. Basta solicitar e entregar os seus documentos pessoais para conseguir a liberação. Podem usar dados do Serasa, por exemplo, para definir se você é um bom pagador.Já o empréstimo com garantia consiste em oferecer algo que você possui como garantia de que irá pagar. Os mais comuns são os de veículos, imóveis e aparelhos de celular. Nesses casos, você continua usando o bem normalmente, e só o perderá caso não cumpra com a obrigação de pagar o empréstimo. Por último, o empréstimo para empreendedores funciona como o comum, porém, ele é oferecido para pessoas que possuem um CNPJ. Ou seja: MEIs, microempreendedores, etc.
Como saber as taxas de um empréstimo pessoal?
O pagamento de um empréstimo vem acrescido de taxas. O valor específico depende da instituição, cada uma tem suas regras considerando a taxa de retorno esperado.Outros pontos que podem influenciar são as movimentações econômicas do país e o cenário geral das finanças da nação.A taxa Selic, por exemplo, é uma variável importante e muito usada para calcular taxas em diversos segmentos, incluindo o de empréstimos. Isso porque a Selic é uma taxa que controla a economia e equilibra a inflação. Quando ela abaixa, as taxas de crédito se tornam mais baratas.Porém, ela não é a única — outras tarifas também afetam o valor do empréstimo. Então, observe todos os encargos antes de solicitar o seu. Lembrando que todo banco é obrigado pela resolução n° 3.517 do Banco Central a divulgar o Custo Efetivo Total de um empréstimo. Sempre solicite o seu para não ser surpreendido por tarifas escondidas.
Qual o melhor banco para empréstimo pessoal?
A resposta simples é: o que te oferecer as melhores condições no valor que você precisa de empréstimo.Como cada banco tem suas regras, vale observar atentamente e pesquisar bem antes de fechar negócio. Para te ajudar, reunimos as opções mais indicadas, assim você pode escolher o melhor banco para empréstimo pessoal.
Conexão Financeira
Oferecemos crédito com garantia de veículo ou imóvel, condições de juros especiais e para diversos perfis (autônomo, assalariado, empresário, aposentado, etc).E o melhor: você não precisa abrir mão do seu bem enquanto paga as parcelas. Clique aqui para solicitar uma proposta exclusiva.
Bom Pra Crédito
O Bom Pra Crédito te dá acesso a mais de 30 financeiras, análises e indicações conforme a sua necessidade e seu perfil. O processo é bem rápido, em 5 minutos você recebe uma oferta. Indicado para crédito entre 2 e 10 mil reais com pagamento em até 36x.
Seja Best
Uma boa opção para quem precisa de um valor mais alto, o Seja Best oferece crédito de 50 a 200 mil reais. São até 240 parcelas e você pode utilizar o seu imóvel como garantia para conseguir condições de pagamento mais favoráveis.
Supersim
O Supersim oferece empréstimo pessoal ou com opção de garantia de celular, para quem precisa de uma ajuda rápida. Empréstimos de 250 a 2.500 reais em até 12 parcelas. Aceitam aparelhos Android como garantia e você não precisa parar de usar o smartphone, basta pagar as parcelas em dia.
Baduk
Feito especialmente para pequenos empreendedores (MEI), a Baduk oferece capital de giro com liberação rápida. O crédito é de até 2 mil reais e você pode pagar em 12 parcelas. Atualmente disponível apenas em São Paulo e Minas Gerais.
Vale a pena fazer empréstimo pessoal?
Sim, vale a pena. As taxas de juros podem, inclusive, se mostrarem mais vantajosas do que as do cartão de crédito. Portanto, o empréstimo pessoal pode ser a melhor opção para você ou o seu negócio, basta escolher entre as opções mais vantajosas. Entre tantas opções de mercado, você pode sempre consultar o comparador de empréstimos Conexão Financeira, com as melhores taxas e condições para empréstimo pessoal, pessoa jurídica (MEI) e pequenas e médias empresas (PME).