Criptomoedas

Ethereum x Bitcoin qualidades e defeitos

Ethereum x Bitcoin qualidades e defeito

Muitas pessoas que entram no mundo das criptomoedas se questionam: Ethereum x Bitcoin, qual escolher? A resposta não é simples e nem é uma questão de melhor ou pior.

Cada um pode servir para diferentes intenções, possuem seus pontos fracos e fortes. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar as principais diferenças e tirar as suas dúvidas.

Continua após a publicidade

Mas, antes, vamos aprender ou revisar alguns tópicos sobre criptomoedas. 

  • Como investir? 
  • Como funcionam? 
  • O que é o Blockchain? 

Depois, podemos partir para a discussão das diferenças entre as criptomoedas mais famosas do mercado. 

Como investir com criptomoedas?

Investir em criptomoedas pode ser uma atividade para qualquer um, seja você um dono de oficina automotiva ou um pequeno empreendedor. 

É preciso muito cuidado para começar esse processo, pois é um investimento de alto risco e com bastante volatilidade.

Há duas maneiras para começar a investir em criptomoedas. A primeira é por meio das ETFs (Exchange Traded Funds). 

A sigla diz respeito aos fundos de investimento, localizados na bolsa de valores, que funcionam como uma ação, tal como um investimento tradicional.

Assim como existem índices que avaliam a cotação de moedas como o dólar ou real, há também algumas casas de moedas virtuais. As principais são:

  • Nasdaq Crypto Index (NCI);
  • Índice de bitcoin da Chicago Mercantile Exchange (CME);
  • Índice S&P Bitcoin Index;
  • S&P Crypto Mega Cap Index;
  • S&P Ethereum Index.

A outra alternativa é por uma corretora especializada. No Brasil são chamadas Exchanges. É necessário abrir uma conta, com dados pessoais, a fim de comprovar a identidade e começar os trabalhos.

No país, a Comissão de Valores Mobiliários estabelece algumas regras para a movimentação de criptomoedas. Entre elas a de que 20% da exposição máxima seja sobre moedas virtuais.

Por isso, desde 2018, o CVM permite que investidores brasileiros de criptomoedas façam investimentos no exterior. As possibilidades vão desde a comprar algum derivativo ou cota de outros fundos.

As vantagens desse investimento

Depois de entender como investir, é importante saber também quais as principais vantagens que envolve o investimento em criptomoedas. Por isso, seja qual for a escolhida entre Ethereum x Bitcoin.

Autonomia

A criptomoeda é um tipo de transação livre de controle governamental ou de instituição financeira. É você com o controle total do seu dinheiro. Assim, para gastar na contratação de controle tecnológico de concreto ou um novo produto eletrônico via internet.

Muitas pessoas também têm receio de mexer com as criptomoedas por conta do roubo de dados. Porém, apenas o endereço, hash da transação e o número do bloco é compartilhado com a comunidade, o resto é sigiloso.

Inovação na transferência

Diga adeus para a burocracia equivalente ao processo de alugar sala comercial e para os diversos impostos que envolvem a transação monetária comum do real ou dólar. Dessa forma, com as moedas virtuais é só clicar em alguns botões que a transação é facilmente realizada.

Graças aos milhares de mineradores da blockchain o pagamento é feito em tempo real, uma prática possível muito tempo antes do PIX ser uma realidade.

Alta valorização

Investidores que buscam valores altos em pouco tempo podem contar com o bitcoin. Para se ter uma ideia, em 2010 o Bitcoin possuía o valor de 0,007 centavos o dólar. Em 2022, já chegou na faixa de 21 mil dólares. 

Nesse sentido, trata-se de uma moeda bastante volátil e com alta valorização, oferecendo uma margem de lucro considerável para investidores que buscam se aventurar nesse nicho.

Continua após a publicidade

O que são criptomoedas ?

Falamos bastante desse termo, mas ainda não explicamos. Agora, com as vantagens do investimento em mente, entender o que é uma criptomoeda fica bem melhor. As mais conhecidas atualmente são ethereum e bitcoin, ambas são importantes já que possuem qualidades e defeitos peculiares.

Estamos lidando com uma moeda digital. Ela existe desde 2008, criada por Satoshi Nakamoto, que permanece como um anônimo até hoje. Ele é responsável pela primeira moeda digital existente, o Bitcoin.

O processo de uso do Bitcoin ou de qualquer outra criptomoeda funciona de forma semelhante ao dinheiro físico. Em uma transação, a troca é realizada, mas sem o auxílio de nenhum banco ou governo por trás.

O assunto é investimento, mas ela também pode ser usada em transações comuns, a exemplo do pagamento para transporte de medicamentos e muitos outros serviços possíveis.

O que é blockchain?

O termo blockchain faz parte do entendimento completo sobre as criptomoedas. Isso porque a base para essas moedas é a criptografia, o sistema de proteção dos códigos instalados em cada bitcoin.

A blockchain, portanto, é o local onde fica o registro de todas as transações, uma espécie de banco de dados público onde pessoas específicas e responsáveis possuem acesso, os chamados mineradores, que registram todas as transações feitas pela rede.

Eles são registrados a partir de problemas matemáticos complexos, que vão aumentando a dificuldade conforme mais computadores de mineradores são acoplados na blockchain.

Além disso, dentro dela fica registrada apenas o histórico da transação, que muda conforme um novo bitcoin é instalado, tornando mais difícil a ocorrência de um roubo ou algo do tipo.

Ethereum – pontos fortes e fracos

A Ethereum é uma das criptomoedas mais negociadas no mundo e serve principalmente contratos inteligentes, que funcionam a partir do cumprimento de diretrizes mais estabelecidas.

Continua após a publicidade

Outra característica forte dela está na transação financeira descentralizada. Ela é também uma moeda que está sempre se atualizando, aparecendo em transações da Web 3.0 e possibilitando operações mais complexas que o Bitcoin.

Entre alguns pontos fracos está o fato de que ela não está localizada em um sistema impossível de fraudar, assim como qualquer outra. É operada por humanos que também podem errar. 

Uma diferença de destaque com o Bitcoin também pode gerar quedas no valor da Ethereum: o criador é uma pessoa conhecida, o russo-canadense Vitalik Buterin. Dessa forma, qualquer comentário do seu criador pode influenciar na oscilação da moeda.

Por fim, a Ethereum também funciona a partir da mineração, mas, diferente do Bitcoin, é cobrada uma taxa para minerar ela. O fato de existir a empresa Ether por trás justifica essa ação

Bitcoin – pontos fortes e fracos

Tanto a Ethereum quanto a Bitcoin podem ser usadas para transações financeiras, seja para comprar em lojas de instalações elétricas prediais ou livros digitais.

O Bitcoin possui uma política fixa, sem muitas surpresas, garantindo segurança e previsibilidade para quem investe e compra. Além disso, há a Lightning Network presente como segunda camada de verificação.

Enquanto a Ethereum possui infinitas possibilidades de extração, o Bitcoin só permite até 21 milhões. Mas a camada livre e autônoma da criptomoeda “cai por terra” ao levar em conta a Ethereum, que possui uma empresa e pré-investidores por trás.

Qual moeda usar: Ethereum x Bitcoin?

Como vimos acima, cada uma possui suas qualidades e defeitos, vantagens e desvantagens e, entre Ethereum x Bitcoin, cabe a você decidir qual será a melhor moeda para o seu uso. 

A Ethereum possui uma transação mais rápida, mas envolve pagamento de taxas. E, o Bitcoin já é moeda nacional oficial de El Salvador, logo após o dólar, o que significa que não pode demorar muito para ele crescer ainda mais e outros países adotarem essa política.

Continua após a publicidade

Não importa a profissão, seja você um especialista em manutenção hidráulica predial ou um comunicador, quando se sentir pronto para investir em criptomoedas é só começar!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!